sábado, 6 de maio de 2023

MÃE DE MICA -A Idolatra*

TEXTO BASÍCO JZ 17:1-6

INTRODUÇÃO           

"E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.

O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do Senhor seja meu filho.

Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar.

Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica.

E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.

Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.Juízes 17:1-6"

HISTÓRIA

A idolatria reinante na nação havia contaminado a casa de Mica.

A história de Mica e da mãe dele, a qual fez duas imagens “para o Senhor”, se passou no tempo em que os israelitas eram governados por juízes, um período aproximado de 350 anos (1405-1050 a.C.). 

Aquele foi um tempo em que “não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto”( Jz 17:6).

Após a morte de Josué, Israel ficou sem um líder nacional, pelo espaço de trezentos anos. 

As tribos mostravam-se independentes. Era a época dos juízes, os quais Deus levantava, principalmente, nas emergências, para livrá-los dos invasores e defender a justiça civil. 

“Quando não há sábia direção o povo se corrompe” (Pv 11.14).

Foi uma época em que Deus provou a nação, para ver se guardariam a sua aliança em um ambiente idolátrico e pagão (Jz 3.1-5). 

Eles foram influenciados pelas nações vizinhas, praticando seus costumes e sua idolatria. 

Portanto, na época de Mica, Israel vivia o período dos juízes, transição entre a lei e a monarquia.

Sua casa estava cheia de divindades falsas. Mica ficou como os pagãos que tinham seus deuses, como:

Baal, deus da Fenícia e dos cananeus (Jz 2.13; 8.33);

Baal-Peor, deus dos moabitas (Jz 22.17);

Dagom, deus dos filisteus (Jz 16.23);

Diana, deusa dos efésios (At 19.24);

Moloque, deus dos amonitas (Lv 18.21)

A ordem de Deus era não buscá-los e nem prostrar-se diante deles; e sim queimá-los a fogo, pois eram e são abominação ao Senhor.

Terafins - Eram ídolos domésticos, que iam desde aqueles de pequenas dimensões (Gn 31.34,35), até os de tamanho quase natural (I Sm 19.13,16). 

Esses eram possuídos pelo líder do lar, e destinavam-se à descoberta dos acontecimentos futuros (2 Rs 23.24). Deus condena toda a espécie de adivinhação (Lv 19.26). 

Existem diversas maneiras de se adivinhar: 

astrologia, por meio dos astros (Is 47.13);

belomancia, por meio de flechas (Ez 21.21);

hepatoscopia, por meio de inspeção do fígado do indivíduo (Ez 21.21); 

hidromancia, por meio da água (Gn 44.5);

necromancia, por meio dos mortos (Dt 18.11; Is 8.19);

rabdomancia, por meio de varinha mágica (Os 4.12);

sortilégio, por meio do lançar sortes (Ez 21.21), etc.

O adivinhador é guiado por um espírito maligno que o domina (At 16.16-18).

Que Deus nos guarde de entrarmos por este triste caminho. 

SITUAÇÃO

A idolatria é uma abominação perante Deus, e cega completamente o ser humano com relação às coisas espirituais.

Seguindo o significado do próprio nome, Mica. “aquele que se parece com Jeová”, são movimentos que à primeira vista pode até ser classificado como “Igreja do Senhor”, mas quando observamos o cerne concluímos que não passam de mais um antro herético de abominações,idolatria seperversões, completamente desconectados das verdades  do Evangelho de Jesus. 

A mãe de Mica, além de não repreendê-lo pelo roubo, e ter tomado o nome do Senhor em vão, sua mãe disse que guardava aquele dinheiro para fazer uma imagem, a fim de presentear seu filho querido (Jz 17.1-4). 

A mãe de Mica era uma idólatra, e, ao mandar fazer uma imagem, estava violando a determinação de Deus nesse sentido (Êx 20.4; Lv 26.1). 

Os ídolos são insensíveis, isto é, não veem, nem ouvem, e muito menos comem ou cheiram (Dt 4.28; Sl 115.4); não andam com os seus próprios pés (Is 40.20); 

impotentes, nada podem fazer pelo homem (Is 45.20; Jr 10.5; At 14.15); 

degradantes, torcem a imagem do próprio Deus (Rm 1.22,23); são, portanto, indignos de serem adorados pelos seres humanos (At 17.29). Tanto os que fazem as imagens como os que as adoram tomam-se iguais a elas (Sl 115.8). 

Devemos nos guardar dos ídolos (I Jo 5.21), para não nos contaminarmos com eles (At 15.20). 

todos eles representam a satanás, por isso é abominável para Deus.

ALEGRIA FALSA

Mica estava achando que a benção da mãe, o dinheiro para fazer seu ídolo, mais as bençãos do falso sacerdote, ele teria tudo.

Este “levita” não poderia ser consagrado, pois era muito novo, segundo Números 8.24 para oficiar diante do Senhor deveria ter mais de vinte cinco anos; não havia passado pelo processo de consagração pública, não poderia servir em um sistema sacerdotal separado; não pertencia à família de Arão e o Senhor não chama desocupados para a Sua Obra.

O fim da história de Mica é triste, como a história de muitos que se enveredaram pelo seu caminho. Mica perdeu o Sacerdote, lhe roubaram os ídolos e o manto. 

Na rapidez que começou seu ministério profano o viu terminar.

LIÇÃO

A mãe de Mica lançou várias maldições contra o ladrão. Tais maldições eram levadas a sério naqueles tempos, sendo muito temidas. 

Esse deve ter sido o motivo pelo qual Mica devolveu à mãe o dinheiro roubado. (na raiva muitas mães amaldiçoa o próprio filho, isso tem consequências gravíssimas.) 

Essa mãe não sabia corrigir os filhos, mas criava-os alcovitando os seus erros. 

Quando o filho, amedrontado com as pragas da mãe, confessou que roubara-lhe o dinheiro. 

Era o momento de MICA ser corrigido, com um belo sermão de lição de moral e espiritualidade. 

A Bíblia diz que os filhos devem ser criados “com a disciplina e os ensinamentos cristãos” Efésios 6.4b.

Ser idólatra não significa apenas adorar uma imagem de escultura, como fazem os adeptos de algumas religiões, mas também reverenciar o próprio eu, um objeto, uma pessoa, ou seja, qualquer coisa que tome o lugar de Deus, que seja mais importante que ele.

A Irmã MARIA- mãe de Jesus

HISTORIA

Ao apresentar-se a ela o anjo Gabriel a saudou dizendo: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “. (Lucas 1:27,28)

“Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc 1:30 -33)

Maria morava na cidade de Nazaré, um pequeno povoado com mais ou menos 90 casas, que se situava à cerca de 130 quilômetros a nordeste de Jerusalém. 

Nazaré era uma cidadezinha sem nenhuma importância, aliás, esquecida por todos, isso fica claro nas palavras de Natanael quando lhe disseram que o Messias vinha de Nazaré: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” (João 1.46). Maria a mãe de Jesus se destacou celestialmente. 

Ela chamou a atenção de Deus com seu comportamento e com a sua fidelidade.

Quando foi dito: salve agraciada, significa que Maria achou graça, ou seja, foi beneficiada sem mérito algum, isto em vista do propósito de Deus. O fato de Maria ter sido escolhida não tem um fundo meritório, mas a graça de Deus em levar a efeito o seu propósito eterno.

Na ocasião da visita angelical, Maria era noiva de José. 

A notícia vinda do céu causaria uma mudança extraordinária nos planos do casal. “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” (Lc 1:34). 

A resposta do anjo calou as indagações de Maria:

Maria vivia uma vida pobre e simples, seus pais a prometeram em casamento e seu futuro noivo José, que levava uma vida simples, era carpinteiro.(Lc 1:35; Sl 139:13).

O anjo explicou que o Espírito Santo de Deus viria sobre ela, e o poder do Altíssimo haveria de abriga-la sob o seu mistério, de modo que o ente que haveria de nascer dela seria ‘Santo’, e chamado Filho de Deus.

SITUAÇÃO

Maria foi virgem até conceber Jesus, e após o nascimento de Jesus, ela passou a conviver maritalmente com José, com quem teve mais filhos, sendo assim Jesus teve mais irmãos, em Marcos 3:31 a 35 fala deles, (quando Jesus fala quem são eles,Jesus não desmereceu sua familia ele a usou para falar que Deus é em primeiro lugar em nossa vida.) Maria não permaneceu virgem, e não é justificável o título de Perpetua Virgem.

hoje em dia ainda é difícil uma mulher ser mãe solteira, imagine naquela época, poderia ser apedrejada,mas Maria suportou a humilhação, o desprezo dos familiares, a rejeição das amigas e conhecidos, ser apontada como pecadora.

mas quando Deus nos escolhe para um grande propósito, Ele nos sustenta para passarmos todas as situações difíceis, Ele falou com José, deu sonho a ele, fortaleceu a José para cuidar e suportar também toda a humilhação.

quando Deus escolheu Maria,Deus também olhou para José, Deus escolhe as pessoas certas, para o cumprimento de Sua vontade.

A Bíblia é clara: há só um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, pois não há outro nome pelo qual os homens devam ser salvos (1Tm 2:5; Atos 4:12). 

Maria, mulher e mãe. Ela soube comportar-se como mãe apesar de jovem, cuidou do seu filho cumprindo com todas as responsabilidades de uma mãe Hebreia, levou a criança para ser circuncidada, fazendo-se cumprir a lei de Moisés, apresentou-o no templo, e até viajou de Nazaré a Belém para cumprir um decreto do rei César Augusto, que teriam que registrar os recém nascidos.

E na verdade nunca será redentora e nem mediadora, esta afirmação surgiu no concilio de Éfeso, quando chegaram a conclusão de que Maria era Mãe de Deus, pois Jesus era Deus, e essa afirmação fere a verdade da palavra de Deus, Maria foi a mãe de Jesus encarnado, ela afirmou ser serva de Deus quando disse: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela (Lc 1.38).

Deus é criador do universo e de tudo o que nele existe, jamais uma criatura (Maria) poderia ser mãe de (DEUS) criador. 

Maria não é mediadora. Não podemos negar os privilégios que ela teve em ser escolhida para gerar o salvador, mas isso não a torna mais importante do que tantos outros discípulos de Jesus, não devemos render culto ou adoração. 

”Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mt 4:10) Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,( 1Tm 2:5) esta passagem  deixa mais que claro que não há outro mediador entre Deus e os homens, só Jesus pode ser o mediador e interceder por nós, pois foi ele que morreu na cruz para nos salvar. 

Não podemos esquecer que Ele é o Verbo(Palavra) que se fez homem para resgate da humanidade. Por causa de Adão o pecado entrou no mundo, então todos que nascem é pecador por causa da semente, Jesus veio da semente do Trono de Deus pura e imaculada (Lc 1:35) “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus"

JESUS TRANSFORMA ÁGUA EM VINHO JÕAO 2:3 QUE DIZ 

1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. 

A mãe de Jesus estava ali; 2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. 3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". ela comunicou ele isso não é ser mediadora ( pedir para Maria para Jesus fazer) o catolicismo entende isso. 

4Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou.

5Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele mandar". ela sabia do que ele era capaz de fazer.

Cada um com seu sangue

Feto tem circulação independente

Dentro do útero, o sangue do feto não se mistura com o da mãe. Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento... é na placenta que o sangue é oxigenado. 

O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. 

É por isso que o tipo sanguíneo do bebê não é necessariamente igual ao da mãe. 

Durante a gestação, a mãe zela pelo seu filho fornecendo-lhe proteínas, glicose e micronutrientes como o ferro e o zinco. 

Além disso, ela reforça sua proteção com uma bateria de anticorpos que irão defendê-lo contra infecções. 

E abastece-o de oxigênio, essencial à vida. 

O feto recebe essas substâncias por meio do sangue que corre no cordão umbilical. 

Em troca, ele devolve à placenta seus resíduos – gás carbônico e uréia, produtos de um metabolismo que se acelera com o crescimento.

Leia mais em: https://super.abril.com.br/comportamento/utero-doce-utero/

SOFRIMENTO

Maria está ajoelhada, sentindo uma profunda aflição. O último clamor de seu filho após horas de sofrimento ainda ecoa em seus ouvidos. Ainda é dia, mas o céu está escuro. 

A terra começa a tremer violentamente. (Mateus 27:45, 51) Para Maria, é como se Deus estivesse mostrando ao mundo que sua tristeza pela morte de Jesus Cristo é maior do que a tristeza de qualquer outra pessoa. 

Dizem que a dor de perder um filho é a pior que existe. 

A morte é um inimigo terrível e causa muita dor a todos nós, de um jeito ou de outro. (Romanos 5:12; 1 Coríntios 15:26) 

É possível suportar essa dor? À medida que considerarmos a vida de Maria, desde o início do ministério de Jesus até um pouco depois de sua morte, entenderemos mais sobre a fé que a ajudou a suportar uma grande dor. 

Ainda assim, Maria continuou humilde. Jesus nunca deu a entender que sua mãe deveria receber louvor, muito menos adoração.

E quando alguns numa multidão disseram a Jesus que sua mãe e seus irmãos estavam nas proximidades, ele disse que seus verdadeiros irmãos e mãe eram aqueles que acreditavam nele. 

Em vez de ficar ressentida, Maria entendeu o que Jesus quis dizer, laços espirituais são muito mais importante e eterno que laços familiares.  Marcos 3:32-35.

ALEGRIA

Quando Jesus morreu, Maria sentiu como se uma longa espada a traspassasse, conforme havia sido predito. Mas três dias depois, sua dor se transformou numa alegria inimaginável. Maria soube que havia acontecido o maior de todos os milagres Jesus tinha ressuscitado! E sua alegria aumentou ainda mais quando Jesus fez uma visita especial a seu meio-irmão Tiago. (1 Coríntios 15:7) 

Aquele encontro teve um bom efeito sobre Tiago e os outros meios-irmãos de Jesus. 

Depois disso, eles passaram a acreditar que Jesus era o Cristo. Em pouco tempo, estavam indo às reuniões cristãs com sua mãe e “persistiam em oração”.

Tinha a presença do Senhor. Ao ser visitada pelo anjo, vindo da parte de Deus, o anjo lhe falou: “O Senhor é contigo” esta declaração foi clara, ter a presença de Deus é a coisa mais sublime na vida de qualquer pessoa.

Cada filho é escolhido por Deus para um propósito exclusivo na terra é muito maravilhoso, cada filho é um presente de Deus, Ele confia a nós o cuidado de educar, amar, suprir as necessidades, ensinar a Bíblia. 
Prepara-los para enfrentarem esse mundo em trevas e perigos.

Maria viu muitos milagres, sinais e maravilha que Jesus operava, ela viu o Poder de Deus manifesto, oh Glória a Deus!!

LIÇÃO

Maria não teve medo de se entregar inteiramente a Deus. “... Que aconteça comigo conforme a tua palavra...” V.38.

“Ela entregou seu corpo virgem, sua integridade de mulher, sua reputação na comunidade, seu futuro com José”. 
Simplesmente abriu mão da própria vida em benefício da humanidade. 

Maria não permitiu que o grande chamado para ser mãe do Salvador do mundo afetasse sua humildade. 

“Pois atentou para a humildade da sua serva” V. 47-48.

Apesar de Maria ter sido escolhida como a mãe do filho de Deus, ela continuou a mesma; isso não alterou seus valores, não lhe subiu à cabeça. Maria nos ensina que sua posição como mãe de Jesus, não a fez imaginar que ela não precisasse batalhar em oração (Atos 1.12-14) que teria que ser servida, paparicada, como muitos que tem por aí. 

Ela foi humilde e serva do começo ao fim.

ORAÇÃO

Pai em Nome de Jesus, que eu possa ser contada como fiel, que tudo o que eu venha fazer seja para te glorificar e exaltar, que quando o Senhor tiver que contar comigo para uma tarefa tão difícil eu possa agir como Maria, eis me aqui, me fortaleça com seus braços poderosos para que eu não desvie dos caminhos traçados por Ti. Amém!

Compartilhar com o Pintereste de Mica tinha muitas virtudes: era econômica, boa administradora e, na ausência do marido, cuidou da casa e criou o filho Mica. Com o dinheiro herdado e poupado, ela e sua família tinham o suficiente para viver com dignidade.

Mas, embora tivesse virtudes admiráveis, a mãe de Mica tinha um sério problema espiritual: seu critério para o certo e errado era ela mesma, suas próprias ideias, e não a vontade de Deus.

Ela era uma daquelas pessoas de seus dias que faziam o que lhes parecia mais reto. 

Quando fazemos de nossas ideias o critério para determinar se algo é certo ou errado, geralmente escolhemos e agimos mal, como foi o caso dessa senhora e de seu filho ladrão e idólatra. 

De uma certa forma, ela era boa para perdoar. 

Ela imediatamente perdoa ele com uma bênção, assim que recebe de volta seu tesouro. Mas, isto nos dá um vislumbre da razão do vazio de Mica. 

A rapidez da mudança da mãe sem qualquer processo ou limpeza para remover a infecção, não houve processo de arrependimento, apenas de medo em relação a maldição. 

E também não foi cancelada as maldições que essa mãe lançou.

ORAÇÃO

Pai em Nome de Jesus, quero te pedir perdão pelas vezes que amaldiçoei alguém da minha família, e mesmo fora dela, pois a tua palavra diz, que na mesma medida que amaldiçoar será amaldiçoado, me perdoa porque na hora da raiva lancei palavras erradas, se possível envie seus anjos para que possam recolhe-las, e agora quero liberar palavras de benção, de vitória, de alegria para essas pessoas. Amém!

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.