sábado, 6 de maio de 2023

MÃE de Tiago e João*

TEXTO BASÍCO MT 27:56

INTRODUÇÃO

HISTÓRIA

Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. Mateus 27:56

Salomé, a mãe de João e Tiago (Mt 27.56; Mc. 15:40), avançou resolutamente alguns passos. Os filhos seguiram-na. 

Ela não se importou de interromper Jesus. Não esperou até que Ele acabasse de falar. Salomé tinha algo no cotação para pedir ao Mestre, algo que não podia esperar. "Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-O, e fazendo-Lhe um pedido. Senhor, por favor, "dize que estes meus dois filhos se assentem, um à Tua direita e outro à Tua esquerda, no Teu reino" (Mateus 20:20,21)

A esposa de Zebedeu e mãe de Tiago e João era Salomé que também concordava com a chamada de seus dois filhos para serem discípulos de Jesus de Nazaré, porquanto ela é sempre designada, no Novo Testamento, como “...e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mat. 27:56), 

A família inteira de Zebedeu deve ter apoiado generosamente ao Senhor Jesus, porquanto lemos que Salomé acompanhou ao Senhor, durante o seu ministério pela Galiléia. “...e Salomé; as quais, quando Jesus estava na Galiléia, o acompanhavam e serviam...” (Mar. 15:40,41). 

Além disso, por ocasião da crucificação de Jesus, Salomé fez-se presente (Mat. 27:55), e também encontrava-se entre as mulheres que foram até o túmulo, ungir o corpo do Senhor Jesus (Mar. 16:1).

SITUAÇÃO

A mãe de Tiago e de João não foi uma mãe diferente das mães de hoje. Para ela seus filhos eram os melhores do mundo, eram os mais fiéis e os mais amorosos com Jesus, enfim os melhores discípulos!

E com todas estas boas características não foi difícil fazer o pedido que guardava em seu coração para Jesus.

A oração daquela mãe apresentar várias virtudes, ainda assim foi uma oração completamente equivocada, “Vocês não sabem o que estão pedindo”. 

Jesus falou. Mas Jesus os conhecia a ponto de dar a eles o nome de filhos de trovão.

SOFRIMENTO

Esta mãe não deve ter compreendido essas palavras em toda a sua profundidade. Mas, anos depois, ela talvez tenha se lembrado delas quando um dos filhos foi martirizado por sua fé. Tiago foi decapitado. O corte da cabeça de Tiago não deve ter sido maior do que o rasgo no coração desta mãe.

O outro filho não ficou muito tempo na vida pública. João escreveu cinco livros da Bíblia, o último deles na prisão em Patmos, onde deve ter terminado seus dias, preso por sua fé. 

Enquanto Jesus falava de sofrimento e rejeição, Salomé estava preocupada com posição e poder. 

Ela ainda não havia entendido que o maior no reino de Deus,é o menor na terra, o próprio Cristo, não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos (Mt 20.26-28). Mais à frente, ela compreenderia melhor isso, quando seu Senhor fosse pendurado numa cruz (Mc 15.40-41).

ALEGRIA

No meu ver a alegria de uma mãe é ver seu marido e seus filhos seguindo e andando nos caminhos de Jesus, um marido com princípios assumindo seu sacerdócio no lar, provedor, seus filhos não andando com conformidade com este mundo mas sim nos princípios de Deus. 

Uma família temente a Deus é próspera em todos os sentidos. 

E mesmo que Jesus não estivesse mais com eles, eles continuaram no caminho.

LIÇÃO

Mães têm de aprender a não serem precipitadas nas suas orações a favor dos filhos. Têm de orar sem egoísmo e com reflexão.

Mas há também um grande estímulo ligado à história de Salomé. Deus sabe o que é realmente melhor para os filhos e quer providenciá-lo, mesmo quando a mãe pede uma coisa errada. 

Talvez nada disso fosse compreensível para a mãe de Tiago e João quando Jesus lhe deu aquela resposta sincera. Mas, ao longo de sua própria caminhada de fé, ela aprendeu muitas coisas. 

Aprendeu a amar mais ao Senhor Jesus do que a seus próprios filhos. 

Ela estava ao pé da cruz quando Ele derramou seu sangue. 

Ela estava na comunidade de fé quando Ele apareceu ressurreto. 

Ela sabia que valia a pena seguir este Senhor, mesmo que a vida na terra tivesse um final tão sinistro como o de seus filhos Tiago e João.

ORAÇÃO

"Senhor Jesus coloco diante de Ti a vida do(s) meu(s) filho(s) peço que os livre das más influências deste mundo, que os guie e os ensine a cumprir o propósito para o qual o Senhor os criou. Tenham um coração cheio de entendimento para poderem discernir entre o bem e o mal. E que tudo que fizerem seja para Sua Glória e Honra e não com interesse pessoal. No Nome de Jesus amém!!

Mulheres belas aos olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.