sábado, 6 de maio de 2023

MÃE de João e Marcos*

TEXTO BASÍCO AT 12:12

INTRODUÇÃO     

E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. Atos 12:12

HISTÓRIA

As pessoas que se encontravam em casa de Maria eram cristãos, seguidores de Jesus Cristo. Já há algum tempo se vinham reunindo naquela casa. Tinham abandonado a sala de reuniões do templo o seu velho lugar de encontro,  porque se tornara muito perigoso. 

Agora era a casa de Maria que, por necessidade, funcionava como igreja.

Estes cristãos formavam uma minoria. Tinha rebentado uma perseguição tão violenta contra os crentes, que muitos haviam fugido de Jerusalém (Atos 8:3). 

Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Aqueles que ficaram estavam constantemente em perigo. 

A ameaça de prisão pendia sobre as suas cabeças.

SITUAÇÃO

Maria não parecia preocupada a respeito da sua própria vida. Como amava a Deus, aceitava com naturalidade o fato de que a vinda e ida de muitas pessoas significaria trabalho, despesa e certos inconvenientes.

Desse modo, Maria de Jerusalém revelou-se como uma mulher corajosa e abnegada. 

Em certos aspectos, parecia-se com Marta e Maria que, durante o tempo em que os líderes dos judeus tentavam matar Jesus (João 11:54-57. 12:1-11), não recearam recebê-lo. 

Ela constituía um elo indispensável na cadeia da vida da igreja primitiva. 

O motivo por que os cristãos estavam reunidos nesta noite e não haviam ido embora à hora do costume, provinha de uma emergência. 

Eles encontravam-se em grande tribulação. 

Pedro havia sido preso pelo rei Herodes Agripa.

Os líderes judeus, ciosos por causa dos sinais e milagres que os apóstolos estavam realizando, já haviam posto anteriormente os crentes na prisão (Atos 5:17-20). 

E embora o próprio Deus, por meio de um anjo, tivesse livrado os Seus servos da prisão, a oposição continuara . 

O sangue de Estêvão tinha sido derramado (Atos 7:57-60), e as pessoas queriam mais, ela se destacou por sua coragem num tempo onde a perseguição de Herodes Agripa aos cristãos estava muito grande, Tiago e Pedro estava preso, pronto para ser morto também.

SOFRIMENTO

“Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam” (Atos 12:12).  

Pedro ao ser liberto da prisão por um anjo, dirigiu-se a casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos se encontravam reunidos para orar. 

Porque eu considero um sofrimento, os discípulos de Jesus estavam sendo perseguidos e muitos mortos, como qualquer mãe ela temia pelo seu filho João Marcos. Mas não podia deixar de seguir Jesus.

ALEGRIA

Como mãe, Maria experimentou a alegria de saber que o filho estava a servir o Senhor. 

A vida dela não influenciou apenas os de fora; afetou também o seu próprio filho, e ela também, João Marcos recebeu o excepcional privilégio de se tornar um auxiliar de Paulo, que antes os perseguia e agora era um servo do Jesus junto também com Barnabé (Atos 12:25). Mais tarde, foi companheiro de viagem de Pedro, que carinhosamente lhe chamava "Meu filho". (1 Pe. 5:13).

LIÇÃO

A Bíblia menciona o nome de Maria apenas uma vez, e a ênfase não é a ela, mas ao seu lar, ela continuará a ser um estímulo para toda a mulher, seja viúva ou não. Maria mostrou a tremenda influência que pode exercer uma mulher piedosa, quando põe o seu lar à disposição de Deus.

Maria de Jerusalém, cujo lar funcionou como casa de Deus (Atos 12:1-17)

Ela foi em sua época exemplo de hospitalidade e coragem, não é de se admirar que seu filho veio a ser o líder da Igreja e autor do evangelho de Marcos.

ORAÇÃO

Pai em Nome de Jesus, que minha vida e da minha família esteja em sua amorosa e misericordiosa mão, que meu lar seja uma casa de oração, que eu possa enfrentar qualquer situação na certeza que estas comigo, que nos meus momentos de aflição o Senhor seja meu refrigério, na minha tristeza que seja minha alegria, pois sei que onde eu for o Senhor está comigo, me toma pela minha mão direita e me leva pelos caminhos que eu devo andar, em Nome de Jesus amém!!.

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.