sábado, 4 de fevereiro de 2023

DESAFIOS DA IGREJA CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE-PARTE IV*

"DESAFIOS DA UNIDADE CRISTÃ".

TEXTO BASÍCO JO 17:23

INTRODUÇÃO

“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (João 17:23).

Diante da problemática da frequente desmembramento entre muitas igrejas cristãs é pertinente refletir sobre a temática cada vez mais frequente. 

Uma vez que o próprio Cristo no ápice de seu sofrimento no Getsémani faz uma oração intercessora por seus discípulos. Porque tinha clara convicção que o inimigo iria tentar despeça-los um dos outros, tentando dar cabo da unidade. 

“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (João 17:23).

Assim, é pertinente à reflexão levantada por Paulo em (1 Coríntios 3:3,4) “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?”

Consta-se que as preferências pessoais restritas a um determinado ministro, colocava em risco a unidade daquela igreja local. 

Assim também evidenciava o desalinhamento do pensamento da mesma. 

Entretanto, houve uma orientação acertada de canalizar o foco em Cristo, e colocou igualmente aquela igreja nos trilhos da vontade do Senhor. É patente a preocupação de Paulo com relação àquela problemática apontada, pois se nada fosse feito, poderia se estabelecer um novo fundamento.

Entretanto, o fundamento já estava estabelecido a saber, Cristo, a pedra angular e alicerce da Igreja. 

Efésios, 2:20,21-“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; 

No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.” Paulo centralidade tudo em Cristo, e tira o foco do homem. Conforme o fechamento do texto contido nos 21 e 23 transcritos a baixo:

“Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, E vós de Cristo, e Cristo de Deus.” Entende-se pelo conteúdo exposto que manter unidade da igreja cristã é um desafio constante. 

Entretanto, o próprio Cristo aponta que um reino dividido, jamais poder subsistir.

Autor: Humberto Chaves da Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.