sábado, 4 de fevereiro de 2023

DESAFIOS DA IGREJA CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE-PARTE V

"ASPECTOS DE LIDERANÇA CRISTÃ"

TEXTO BASÍCO EF 6:12 

INTRODUÇÃO

"pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes".

A temática do discurso do perfil de liderança cristã não é uma temática simples de discutir, pois requer muita cautela para não cair no impulso de ficar no senso comum. 

Ou apenas apontar a crítica pela crítica, o que consequentemente não se acrescenta em nada, é, portanto, necessário apontar os limites e as possibilidades e reverberar o verdadeiro objetivo social, e espiritual da obra de liderança, que extremamente urgente, e também necessária na seara do Senhor.

ESTILOS DE LIDERANÇA JETRONIANO

Diante da indagação poderíamos dizer que liderar do ponto de vista da fé cristã é conduzir, motivar e influenciar pessoas a viver sob os princípios da Palavra de Deus. Como descreve o apostolo Paulo “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (efésios 6:12).

Não se pode subestimar a influência de um líder, pois o mesmo procura conduzir pessoas, motivando, influenciando as pessoas para voluntariamente contribuam para atingir os objetivos propostos do grupo. 

O estilo de liderança cristã reflete os princípios bíblicos de lidar e considerar as pessoas, bem como os motivos, ou as razões que norteiam a liderança devem ser fundamentadas nas qualidades bíblicas. 

Dessa forma ao refletir sobre o perfil e os princípios de liderança apresentado por Jetro, conforme (Êxodo 18:13 -27) percebe-se sua ampla utilização hodiernamente.

Ademais que ao tratar sobre liderança na era pós-moderna constitui-se um desafio, mais se apresenta como chave-mestra ancorada numa base conceitual da apologética bíblica para alcançar o êxito desejado do cumprimento da grande comissão proposta pelo Senhor no nascedouro da Igreja bíblica primitiva. Conforme (atos 2:27), portanto, apoiar-se-á o tema com o devido rigor metodológico meta-cientificista, cunhada numa visão dogmática da filosofia cristã.

Cabe ressaltar que é necessário ressignificar as práticas e o papel de liderança na igreja cristã na pós-modernidade tomando como base o arquétipo apresentado pela igreja bíblica primitiva. 

Uma vez que a universalização do evangelho e a franca expansão do evangelismo na sociedade trazem uma responsabilidade dupla do líder; Conforme 

II Timóteo 2:2-“E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confia a homens fieis que sejam também capazes de ensinar a outros.” Tomando por princípios e não apenas modelos, pois estes mudam, entretanto, os princípios é um marco que se tornam axiomas.

Constata-se a partir da verificação na literatura bíblica apresentada, que a primeiro cuidado de Moisés seria conduzir o povo ao pleno conhecimento de Deus, a saber: conhecer os Estatutos, e as Leis e toda boa obra que deveria ser desenvolvida como estilo de vida baseada nas orientações contidas na Palavra de Deus. Como consequências da exposição das verdades espirituais, a verdadeira fé seria produzida nos corações e as obras revelariam homens sinceros e de coração devotados a Deus.

Sendo assim, o tempo de resposta às solicitações do povo seria em tese, resolvido mais rapidamente e a descentralização do poder de decisão e orientação tornaria o ofício pastoral eficiente e satisfatório. 

Logo, “A natureza espiritual da igreja necessita de uma liderança que esteja além dos limites do que é puramente humano que esteja disposto a pagar o preço.” Dotados, portanto de adjetivos Espirituais tais como:

1º-Homens Capacitados: (2 Timóteo 1:2) “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.” Subordinado a compreensão do traslado textual cabe entender o estado de subserviência ao proposito da chamada integral do evangelho. Mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito;

São homens que refretem o exemplo da liderança, homens que motivam pelo exemplo, e jamais se mostram com ditadores, pelo contrário mostram o caminho pelo caminho que trilham (espelho)! 

Líderes estimulam o crescimento das pessoas desafiando-as a assumir novas responsabilidades, encorajando-as quando fracassam.”

2º-Homens Tementes a Deus! (Provérbios 9:10) e (Salmos 111:10) respectivamente!

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. 

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” 

Diante das citações supramencionadas respectivamente percebe-se uma forte característica de um líder fiel, está atrelada ao nível de respeito que este confere ao Senhor.

Diante desse entendimento, vale ressaltar que o atributo de temer ao Senhor faz alusão ao respeito, e a consideração como parte indissociável do caráter não apenas da pessoa do líder, mas a todos os homens.

O mesmo escritor ainda descreve em provérbios 16:6 que: Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.

A partir dessa afirmação se constrói uma visão da extrema relevância ao temor do Senhor enquanto antidoto contra o pecado, já que este é o agente causador da separação do homem de seu Deus.

3º-Homens de Verdade! (salmos 101:6)

Este é um adjetivo de muito valor do caráter do líder, pois nos faz refletir este pensamento “o homem que não tem caráter, tem um preço” ademais, Moisés necessitava confiar nos homens que estariam diligenciando com ele aquele grandiosa obra.

“Até porque, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” Reforça essa tese o Salmista quando diz em salmos 101:6: Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo;

Especialmente, demonstrar-se notoriedade àqueles que exercem algum tipo de liderança na igreja, contudo é necessário graduar com cautela os que verdadeiramente são chamados pelo Senhor, para não incorrer perigosamente a dar o cajado às mãos de homens que parentam piedosos, contudo negam a fé.

Corrobora o sábio conselho de Salomão em (provérbios 14:27) “ O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.” Em síntese, é necessário que o líder seja probo e homem de verdade.

4º-Homens que odeiam a avareza! (João 10:12,)

Neste aspecto Jetro alerta Moisés a ponderar que seus Lideres auxiliares sejam homens que não são movidos pelo amor ao dinheiro, comportamento típico de líder carnal como é o caso do Profeta Balaão.

Ou seja, escolhe homens não ambiciosos, não corruptíveis, não dadas a parcialidade, homens idôneos, que sejam capazes de julgar com justiça a causa dos mais pobres.

6) o lado negativo da ambição é o desejo incontrolável de obter bens materiais, ou posições, mesmo que a pessoa já possua essas e outras coisas.

Nesta linha de raciocínio aponta o texto de (João 10:12,) “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge;

Partir dessa observação que o ponto culminante do exemplo apontado está atrelado à cobiça e a ambição.

A Partir dessa observação que o ponto culminante do exemplo apontado está atrelado a cobiça e a ambição. Corrobora nesse ponto de vista (Bonhoeffer apud, Jordan, 2007. pág. 8,9).

Em nossos membros existe uma inclinação adormecida para o desejo que é tanto repentino quanto cruel. Com um poder irresistível, o desejo agarra o domínio sobre a carne. De repente, um fogo ardente secreto é acendido. 

A carne queima em chamas. Não faz diferença se é um desejo sexual, uma ambição, uma vaidade, um desejo de vingança, um amor por fama e poder, a avareza por dinheiro ou, por fim, o estranho desejo pela beleza do mundo natural. 

A alegria de Deus está prestes a se extinguir dentro de nós e buscamos, a essa altura, toda nossa alegria na criatura. Deus é um tanto quanto irreal para nós. Perdemos a noção da Sua realidade e a penas o desejo pela criatura é real. 

A única realidade é o diabo. Satanás não nos preenche com o ódio por Deus, mas com desconsideração para com Ele. Então, as cobiças envolvem a mente e a vontade do homem em densas trevas. 

Os poderes da clara discriminação e decisão são tirados de nós. É nesse momento que tudo dentro de mim se levanta contra a Palavra de Deus.

Logo, é necessário dá atenção quanto à eleição de novos lideres na congregação para não minorar a confiança que a sociedade ainda tem na Igreja do Senhor!

Segundo o texto de (Lucas 17:1, 2): vejamos: “Jesus disse também a seus discípulos: É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos.”

Sobre esse mote, é necessário está alerta com alguns tipos de Liderança que pode surgir na Igreja, como liderança personalista do tipo “pop star”. Pois este tipo de liderança “estrelismo” só trazem prejuízos e impedem o crescimento sádio da obra do Senhor.

B-ESTILOS DE LIDERANÇA RATIFICADO POR CRISTO!

Notadamente Jesus refuta todos os modelos que possibilitam a centralidade no homem invertendo na sua totalidade a lógica da hierarquização do poder de liderança! 

Porquanto, Constam-se na Sagrada Literatura (Bíblia) ser estes os verdadeiros atributos espirituais de liderança cristã e ao considerar que Jesus inaugurou um novo arquétipo de Liderança. 

Ademais que “Cristo rejeitou todos os conceitos mundanos de liderança” 3: (Mateus 20:25-28)

Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 

Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Observando o entendimento do texto supramencionado percebe-se que Jesus propõe uma espécie de hierarquia invertida, em que o topo seria a base, ou seja, quanto mais alta for à posição, será na mesma proporção a servitude!

1º-O Líder amoroso; Conforme João 10:11: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” 

Paulo acrescenta “sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5.13).

O amor é uma virtude indispensável no exercício pastoral. (Êxodo 33:13) “Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. (Êxodo 33:13)

É notório o comprometimento do líder amoroso com os seus liderados! 

Hunter 2004 afirma que: “Liderança não é estilo, liderança é essência, isto é, caráter. 

Liderança e o amor são questões ligadas ao caráter. 

Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso.”.

Acrescenta o autor: liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Prontamente, o que o referido autor defende são atitudes de liderança arraigadas na essência do ser do líder, tais qualidades o conduzirão a obter sucesso no desenvolvimento da ação de liderar.

2º-O Líder feliz; (Êxodo 33:13-15)

“Tive que encontrar felicidade em mim mesmo, ânimo em mim mesmo, automotivação.” Disse um presidente de uma grande empresa.

Para a atual sociedade essa afirmativa é acertada e pertinente, talvez até mesmo para muitos crentes, porém o foco da nossa felicidade não está em nós mesmos e o que aumenta nossa autoestima não é a autoajuda, mas a ajuda do alto.

Apoiado nesse apontamento percebe-se que o foco da felicidade do líder cristão está atrelado à vida de comunhão com Deus! É o que nos faz entender o texto de (Êxodo 33:13-15) “Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos;

O rei Davi disse ao Senhor em (Salmos 51:11): “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” Portanto, a alegria do líder cristão está vinculada a uma profunda intimidade e convivência diária com Deus.

3º-O Líder Pacificador; (Hebreus 12:14) “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”

Uma característica muito marcante no líder espiritual é a capacidade dotada por Deus de estabelecer paz em suas fronteiras. 

A Bíblia aborda a paz como algo palpável e tangível, porquanto, algo que é semeado, plantado como cita (Tiago 3:18) Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

Destarte, a paz não é apenas um conceito distante e impossível, pelo contrário é um estado de plenitude de Deus morando e habitando em nós pela manifestação do Espírito Santo!

4ºO Líder Generoso; (Provérbios- 11:25): “A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. "e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” Verifica-se pela compreensão do texto supracitado que há uma lei universal da semeadura! “Se você acredita realmente que Deus está conduzindo-o a fim de você uma contribuição significativa, libere todas as restrições, desamarre os nós e desenvolva o hábito de ser generoso.”

Ora, aquele alguém possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? (1Jo 3:17). 

Apreende-se deste versículo chave o chamamento a reflexão quanto ao aspecto da generosidade, pois entende ser nula a fé de quem não consegue se desprender de seus bens em socorro ao necessitado.

Ademais que este ato altruísta eleva os irmãos a um estado de maior espiritualidade e servir de antidoto contra a mesquinhez e arrogância!

5º-O Líder Benevolente;

Há afabilidade do líder cristão é tão importante quanto necessária, pois lidar com pessoas é lidar com sentimento! 

O líder espiritual tem que saber manejar bem as palavras, pois ser rude não combina com o chamado de liderança cristã! 

A Bíblia chama a atenção dos lideres carrancudos quando diz: (Ezequiel 34.4). “A fraca não fortalecestes, adoente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza”.

Uma liderança negativa pode afetar o rebanho, quando o líder negligencia o seu grupo, o mesmo frequentemente se dispersa, o que também traz consequências amargas para o líder “Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas;

É necessário, pois está atento a isso, pois o Senhor é um Deus zeloso e não passará impune aquele que maltratar seus escolhidos!

6º-O Líder Humilde;4 Provérbios 22:4 O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.

Humildade é autonegação de sí mesmo, humidade é projetar-se em Deus confirma: No mundo se busca autopromoção, diante de Deus o líder espiritual busca a autonegação.

Cristo ensina que o serviço cristão baseia-se na humildade e na servitude (Mt 20.25-27).Contudo, a humildade é uma qualidade que vai desenvolvendo-se gradualmente na vida do líder quando mais perto de Cristo o líder chega mais humilde se torna.

Humildade é, portanto uma capacidade dotada por Deus que nos faz vencer a soberba e o orgulho e a vontade latente que pulsa no homem de se tornar independente. 

Ademais, quando o líder se humilha, reconhece suas fragilidades e sua total e plena dependência do Criador!

Uma excelente definição do termo é apresentada pelo comentarista do mestrado: Humildade vem do latim humus que significa “filhos da terra”.

A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

7º–O Líder Prudente; (Mateus 10:16) “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.”

É o que se verifica da leitura abaixo: Os pastores e os líderes devem constantemente ensinar os valores cristãos que torna o crente diferente do mundo. “O guia competente quando sabe o caminho, dá tanta segurança ao grupo que faz com que a estrada certa pareça a mais natural e a melhor.”

Existe uma tendência humana que pende para o mal e a tentação é algo comum a todos os seres humanos, entretanto se nos sujeitarmos à vontade de Deus (Tiago 4:7) e mortificarmos as obras da carne teremos condições plenas de vencê-las!

Por todo o exposto, se mostra a prudência ser uma virtude indispensável para todo cristão e muito principalmente para o líder que certamente será espelho e referência tanto para os do caminho para os que estão de fora!

8º–O líder Fervoroso; (Hebreus 11:1): A fé é um atributo de liderança Espiritual, é um dos frutos do espirito. Fé não é automotivação, mas motivação do auto! 

Fé não é confiança em si mesmo, mas certeza e convicção em Deus. 

Fé não é ver do ponto de vista do positivismo natural, mas no sobrenatural de Deus! Fé é acreditar na palavra, viver na palavra do Senhor!(Hebreus 11:32-34):

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, 

Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Muitas igrejas fracassam porque os seus líderes deixaram de crer e tornaram-se mestres em narrar desgraças ao invés de olharem com os olhos da fé as crises como oportunidades de crescimento.

É, portanto, necessário que a Igreja do Senhor dê a devida atenção e valor na eleição de lideres, pois é trágica a escolha de lideres sem levar em conta critérios espirituais trazem um prejuízo colossal à eleita de Cristo!

9º–O líder Resiliente. (Filipenses 3:13-14

A resiliência é uma capacidade que todo líder cristão precisa desenvolver, pois o enfretamento dos traumas, das decepções e outros percalços da trajetória ministerial haverão de requerer do líder essa postura!

É preciso, pois olhar para Cristo o Autor e Consumador da fé, que no ápice de sua dor pede ao Pai que perdoe seus algozes!

A capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc.

Observa-se o que apresenta Paulo aos (Filipenses 3:13-14) “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Para GARCIA “O ânimo está entre o sucesso e o fracasso.

Autor: Humberto Chaves da Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.