sábado, 4 de fevereiro de 2023

DESAFIOS DA IGREJA CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE-PARTE III*

"DESAFIOS DA IGREJA CRISTÃ PARA VENCER O SINCRETISMO RELIGIOSO".

TEXTO BASÍCO GN 6:1-4

INTRODUÇÃO

1.Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,

2.viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3.Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.

4.Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. 

Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.

Entender a visão e a missão da igreja é, portanto fundamental para não perder o foco e a estratégia da expansão do evangelismo integral! 

A partir desta conjuntura, é relevante considerar que os desafios apontados em tela, como desafios da igreja cristã são problemas atípicos da igreja bíblica primitiva?

Em alguns aspectos sim, pois, se dar num contexto sócio histórico totalmente diferente em termos de sociedade. 

Apesar de que algumas problemáticas permanecem disfarçadas por aspectos de piedade mais no fundo negam-se a fé. 
“A igreja hoje ainda enfrenta o mesmo problema. 

Filosofias não-cristãs, como o marxismo ou o existencialismo buscam o poder do cristianismo enquanto renunciam àquilo que é unicamente cristão. 

O sincretismo continua sendo poderosa ferramenta para separar Deus de seu povo2.

Sabe-se que a prática do sincretismo religioso é tão antiga quanto à origem do homem (Genesis 6:1-4), entretanto, Moisés adverte sobre o sincretismo!

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 

Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.( Deuteronômio 18: 10-12).

Ainda, conforme (Juízes 2:13) e conforme o traslado textual de (1º Reis 11:33): “Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.”

Notadamente houve consequências amargas ao povo da promessa em razão dessa escolha terrível de abandonar ao Senhor, mais tarde deixaram toda mistura e se voltaram para Deus (Neemias 13:3). 

Também há uma inclinação perversa para a aceitação de sincretismos filosóficos (sofismas) do qual o Senhor já havia advertido por intermédio de seus apóstolos (Mateus 7:13-17) ! 

Observar os mandamentos do Senhor são necessários, não se pode fazer vista grossa com relação essa temática, tampouco abrir as portas de nossas igrejas a esse ecletismo religioso que ora se ver inserida no meio das igrejas.

O Cristianismo no Novo Testamento não é uma religião ritualística; a essência do Cristianismo é o contato direto do homem com Deus por meio do Espirito. 

Portanto, não há ordem de adoração dogmática e inflexível, antes permitindo à igreja, em todos os tempos e países, a liberdade de adotar o método que seja mais adequado, para a expressão de sua vida. não obstante, há duas cerimônias que são essenciais, por serem divinamente ordenadas, a saber, o batismo nas águas e a Ceia do Senhor.” (PEARLMAN. 1996. Pág., 221).

Sabe-se que a igreja cristã tem como ancora de sua base doutrinaria a fé salvifica em Cristo mediante sua morte substitutiva na cruz do calvário, porquanto isso exclui qualquer esforço humanístico, quaisquer apetrechos e elementos fora dos termos da bíblia. 

Ele exclui toda possibilidade da utilização de figuras intermediarias para se chegar a Ele (1 Timóteo 2:5). 

Ele também condena a ausência de reverência e santidade no culto (Levítico 10:1-2). 

E deu poder aos seus discípulos para repreender e vencer os opositores do Reino de Deus (Atos 13:6).

Em síntese, é necessários reverberar as verdades espirituais para esta geração, é tão urgente, pois, “o machado já está posta a raiz das árvores”. (Mateus 3:10) e os campos já estão brancos e prontos para a colheita”(João 4:35)! “Sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14)

Autor: Humberto Chaves da Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.