domingo, 21 de janeiro de 2024

CHAKRAS, O QUE A BÍBLIIA DIZ?..!!!*

UMA ANÀLISE SOBRE OS CHAKRAS A PARTIR DA PERSPECTIVA BÍBLICA..!!!*

TEXTO BASÍCO ATOS 17:11

INTRODUÇÃO

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."

O que a Bíblia diz sobre os chakras?

Os chakras estão se tornando um conceito cada vez mais popular, especialmente nos espirituais . Mas o que a Bíblia tem a dizer sobre os chakras? Como cristãos, é importante avaliarmos ideias espirituais como os chakras à luz da Palavra de Deus.

*Os chakras têm origem em textos hindus e estão ligados a práticas . 

Referem-se a sete centros de energia localizados ao longo da coluna, desde a base da coluna até o topo da cabeça.

Índice

O que a Bíblia diz sobre os chakras?

Principais vantagens:

A visão de Deus e da criação do sistema de chakras

A visão do sistema de chakras sobre a humanidade e o pecado

A Visão do Sistema de Chakras sobre o Reino Espiritual

A visão do corpo e da energia do sistema de chakras

As práticas prescritas do sistema Chakra

Conclusão:

Cada chakra supostamente se correlaciona com emoções , estados espirituais, cores, elementos, mantras, partes do corpo e muito mais. 

O objetivo do sistema de chakras é equilibrar e alinhar os chakras por meio de várias práticas para que a energia possa fluir livremente para a saúde e a iluminação.

QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTO BÍBLICO

Quanto você é um amante da Bíblia? Faça o teste dos crentes virais para descobrir!

Embora as ideias sobre energia e a conexão entre mente, corpo e espírito possam ter alguma validade, o sistema de chakras como um todo é incompatível com o Cristianismo.

Ao examinarmos as Escrituras, não encontramos nenhuma menção direta aos chakras. E após um exame mais detalhado, a visão de mundo e as práticas por trás dos chakras contradizem as verdades bíblicas relacionadas a Deus, à criação , à salvação , ao reino espiritual, ao corpo humano e às práticas que Deus prescreveu para Seu povo.

Principais vantagens:

Os chakras se originam do hinduísmo e são fundamentais para as práticas de ioga e meditação oriental

Não há menção direta aos chakras na Bíblia

A visão de mundo e as práticas do sistema de chakras contradizem as verdades bíblicas

Devemos discernir sobre as ideias espirituais e testá-las em comparação com as Escrituras

Como cristãos, precisamos abordar ideias como os chakras com discernimento. Devemos procurar compreender a Palavra de Deus para que possamos testar os conceitos espirituais contra ela (Atos 17:11).

A Bíblia nos adverte para não sermos levados cativos por filosofias vazias e enganosas (Colossenses 2:8). 

Então, o que a Bíblia revela sobre os conceitos centrais dos chakras e por que eles não se alinham com a verdade bíblica? Vamos explorar mais.

A visão de Deus e da criação do sistema de chakras

O sistema de chakras vem de textos e práticas hindus. 

Ao contrário do Cristianismo, o Hinduísmo vê Deus como totalmente integrado e identificado com a criação, em vez de separado dela. 

Não há distinção clara entre o Criador e a criatura.

O sistema de chakras vê a divindade ou a realidade última dentro de cada pessoa. 

A energia flui através dos chakras para unir o indivíduo com a energia cósmica divina da criação.

Mas a Bíblia faz distinções claras entre Deus e os seres humanos. 

Gênesis 1:1 afirma: “No princípio, Deus criou os céus e a terra”. Deus existia antes de criar o mundo e o universo. Ele transcende Sua criação.

Deus criou os seres humanos à Sua imagem, mas Ele permanece distinto de nós como nosso santo Criador e Senhor (Isaías 55:8-9). Somos Suas criaturas, não extensões de Sua energia divina.

O sistema de chakras também ensina que tudo é essencialmente energia divina. Mas a Bíblia ensina que embora Deus sustente a Sua criação e a Sua presença preencha o céu e a terra, só Ele é Deus – o único Ser Espiritual eterno, todo-poderoso, onisciente, auto-existente e supremo (Salmo 90:2; Isaías 40: 28).

Todos os outros seres espirituais, incluindo anjos e demônios , fazem parte da criação sob Sua autoridade. E certamente os seres humanos, embora feitos à imagem de Deus, não são divinos.

A visão do sistema de chakras sobre a humanidade e o pecado

O sistema de chakras vê os seres humanos como essencialmente bons, divinos e unificados com toda a realidade. 

O problema não é o pecado como rebelião contra Deus que exige salvação, mas a ignorância da nossa suposta divindade. Práticas como a meditação nos chakras revelam nosso “verdadeiro eu” como parte da energia divina.

Mas a Bíblia revela que os seres humanos foram originalmente criados bons e para a comunhão com Deus. 

Quando Adão e Eva se rebelaram, o pecado entrou no mundo, corrompendo a natureza humana (Gênesis 3; Romanos 5:12). 

Desde então, todas as pessoas, exceto Cristo , nasceram com uma natureza pecaminosa inclinada a se rebelar contra Deus.

Não podemos encontrar a iluminação através da divindade interior porque não existe tal centelha divina. Somente através de Cristo podemos ser salvos do pecado, reconciliados com Deus e transformados para refletir Seu caráter (Efésios 2:1-10).

A solução para o pecado não é a meditação ou o alinhamento dos chakras, mas o arrependimento e a crença em Cristo (Marcos 1:15; João 3:16).

A Visão do Sistema de Chakras sobre o Reino Espiritual

Cada chakra está associado a forças espirituais e divindades conhecidas como “energias” ou “espíritos” que supostamente guiam a meditação. Mas a Bíblia proíbe a tentativa de contatar ou adorar quaisquer seres espirituais que não sejam o Senhor (Deuteronômio 18:9-13).

As Escrituras também deixam claro que nem todas as forças espirituais são guias benignos. Também existem forças espirituais malignas, alinhadas com Satanás para enganar as pessoas e afastá-las de Deus (2 Coríntios 11:14-15; Efésios 6:11-12). Praticar meditação em direção a qualquer coisa que não seja Deus é perigoso, tanto física quanto espiritualmente.

Através de Cristo, os crentes têm o Espírito Santo habitando neles. Outras forças espirituais não têm lugar nem autoridade na vida de um cristão. 

A Bíblia encoraja-nos a concentrar as nossas mentes em Deus e na Sua verdade, e não a esvaziar as nossas mentes em busca de forças místicas e ocultas (Romanos 12:1-2; Filipenses 4:8).

A visão do corpo e da energia do sistema de chakras

O sistema de chakras ensina que o alinhamento adequado e o fluxo de energia através dos chakras ao longo da coluna trazem saúde, enquanto os chakras bloqueados levam a distúrbios físicos e psicológicos. Mas a Bíblia não apresenta um sistema energético específico no corpo como os chakras.

Embora reconheça a natureza integrada dos seres humanos, as Escrituras concentram-se nas causas morais e espirituais, e não nos desequilíbrios energéticos, como a raiz dos problemas humanos. Atitudes e ações pecaminosas relacionamentos com Deus e com os outros, levando ao quebrantamento (Marcos 7:20-23).

Mesmo a doença pode não estar ligada ao pessoal , mas ao estado decaído do mundo (João 9:1-3).

A Bíblia adverte contra a obsessão pela saúde física e pelas dietas proibidas, ensinando, em vez disso, que a piedade com contentamento nos beneficia grandemente (1 Timóteo 4:7-8; 6:6). 

Buscar a totalidade é uma coisa boa, mas a resposta é encontrada na aproximação de Deus, não em um sistema de energia mística (Isaías 26:3-4).

Os crentes podem orar por cura e procurar ajuda médica para doenças, é claro. Mas também sabemos que o sofrimento faz parte da vida num mundo caído e Deus pode usá-lo para o crescimento do carácter (Romanos 5:3-5; Tiago 1:2-4).

As práticas prescritas do sistema Chakra

O sistema de chakras prescreve várias práticas contemplativas, como meditação, canto de mantras, posturas iogues e visualização dos chakras. 

Os objetivos incluem entrar em sintonia com a energia mística, encontrar guias espirituais e fundir-se na unidade cósmica.

Mas, segundo a Bíblia, estas práticas e objectivos são incompatíveis, e até mesmo perigosos, para os cristãos. 
As Escrituras nos ordenam a meditar na Palavra de Deus e em Suas obras, e não esvaziar nossas mentes ou entrar em sintonia com a energia cósmica (Salmos 1:2; 77:12).

Devemos cantar louvores e dar graças ao Senhor, e não cantar mantras impessoais (Salmo 100:4; Efésios 5:19). 
Deveríamos apresentar nossos corpos a Deus como sacrifícios vivos, mas evitar qualquer prática que vise um estado alterado de consciência (Romanos 12:1-2).

E a Bíblia proíbe tentar entrar em contato com o reino espiritual ou envolver-se em práticas de visualização oculta (Deuteronômio 18:10-12).

Em vez disso, somos chamados a desenvolver o fruto do Espírito – amor , alegria , paz , paciência , bondade , bondade , fidelidade, mansidão e autocontrole ( Gálatas 5:22-23).

Isto acontece não esvaziando ou aliviando a mente, mas renovando-a concentrando-se em Deus e na Sua verdade (Romanos 12:1-2). 

O Espírito Santo nos enche e nos transforma por dentro à medida que nos entregamos totalmente a Deus.

Conclusão:

Embora partes do sistema de chakras, como a conexão entre mente, corpo e espírito, pareçam intrigantes, no geral é incompatível com a verdade bíblica. Como cristãos, precisamos abordar as ideias espirituais com discernimento.

A Bíblia nos adverte para não sermos levados cativos por filosofias vazias que contradizem Cristo (Colossenses 2:8).

Em vez de esvaziar as nossas mentes ou procurar forças espirituais, somos chamados a renovar as nossas mentes meditando na Palavra de Deus e apresentando-nos plenamente a Ele (Romanos 12:1-2). 

O Espírito Santo nos enche e transforma, produzindo frutos e dons que glorificam a Cristo.

A teoria e as práticas dos chakras afastam-se da verdade de Deus revelada na Bíblia. 

Vamos nos apegar a Cristo e construir nossas vidas não sobre idéias místicas, mas sobre o fundamento seguro da verdade bíblica.

Concentrar-se em Cristo, o único que pode nos salvar do pecado e nos transformar para a justiça , é o caminho para a totalidade. Que possamos construir nossas vidas Nele e na verdade da Palavra de Deus.

Autor: Pastor Duque Taber

Tags:Revelação,Luz,Vida,Salvação,Jardim,Éden,Arca,Aliança,Monte,Sinai,Mar,estudos,leitura,Vermelho,Tabernáculo,Fé,Esperança,Amor,Justiça,Santidade,Bíblia,Foco,Bibliateca,Deus,Jesus,Espirito,Santo,Perdão.!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.