domingo, 18 de dezembro de 2022

10 COIUSAS QUE VOCÊ PRESISA SABER SOBRE DEUS(PARTE V)

TEXTO BASÍCO SL 51:11

"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo".

O Senhor, Espírito Santo!

No Antigo Testamento, por vezes, o Espírito Santo aparece como figura indistinguível de Deus Pai (Salmos 51:11). Já no Novo Testamento essa distinção fica mais clara, uma vez que o Espírito Santo (Pneuma no grego) aparece identificado com a pessoa do Pai e do Filho, mas com atribuições diferentes.

O título pessoal usado por Jesus em João 15:26, "Parakletos" - consolador, conselheiro, advogado, ajudador , traduz exatamente a característica fundamental do Outro agente pessoal da trindade. 

O Espírito Santo é o Deus Consolador, presente e ajudando o Seu povo, em total unidade divina com Jesus Cristo e com o Pai, eternamente.

Em muitas passagens do NT, as funções exercidas pelo Espírito do Senhor aparecem ajustadas às outras pessoas da trindade. Isto revela a divindade do Espírito Santo e portanto, a co-igualdade no senhorio com Cristo e com o Pai.

Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.- 2 Coríntios 3:17-18


7. Deus é Espírito

Já alguma vez se perguntou: de que matéria Deus será feito? Seria algum corpo, fluído ou energia volátil? 
Maciço e robusto? Ou algo parecido com o nosso corpo? Não. 

A Bíblia nos afirma que Deus é Espírito (João 4:24). 

Seja o que for que isso signifique, parece querer dizer que:

Ele não está limitado a nenhum lugar no universo.

Deus não é comparável a nenhuma outra existência criada (não é um vapor, fumaça, energia, nem uma força, etc).

Deus sequer se compara ao nosso espírito, que também foi criado e está limitado no tempo e espaço.

A existência do Senhor é algo infinitamente superior a qualquer outra coisa criada (astros, anjos, demônios, etc).

Deus é a essência do Ser. É excelente, é incomparável e indescritível.


A aparência de Deus

As Escrituras também não fazem nenhuma descrição expressa sobre a aparência "física" de Deus. Como Espírito Divino, não podemos associar a Deus uma fisionomia ou características físicas humanas, ou de qualquer outra criatura no universo. Somos expressamente proibidos de assemelhar Deus a qualquer outra criatura ou coisa da criação (Êxodo 20:4-6).


Apesar disso, a Bíblia nos diz que:

A humanidade foi feita a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26)

Jesus Cristo é o resplendor de Sua Glória e a expressão exata da pessoa de Deus (Hebreus 1:1-3)

Além dessa identificação direta conosco e, principalmente, com o Filho, as Escrituras também dão muitos outros indícios das características do ser de Deus. Por meio desses atributos, podemos ver com clareza muitas referências acerca da natureza de Deus (2 Pedro 1:4), Seu caráter e de Seus valores.


8. Deus é O Salvador

Pode-se dizer que o tema da Salvação é central em toda a Bíblia. 

Do início ao fim, as Escrituras registram a mensagem do Deus Criador que, graciosamente, oferece salvação. Mas salvar do quê? Pensar em salvar alguém faz-nos lembrar de transtornos e perigos como de um terrível naufrágio, tsunami, uma doença incurável, um sequestro ou qualquer outro risco de morrer.

A salvação de Deus pressupõe que todos estamos condenados à morte. 

Desde a queda no princípio, todos afundamos num terrível lamaçal, estamos em linha de colisão com uma avalanche que virá nos destruir a qualquer momento. Isto mesmo! Sem Deus, você e eu estamos irremediavelmente condenados. 
Destinados à morte e destruição para sempre. Realmente, toda a humanidade está sujeita a uma condição de juízo e condenação por causa dos seus pecados.

O ensino bíblico sobre o pecado revela uma realidade que nem todos gostam de enfrentar, mas é absolutamente necessário para que haja salvação. "Todos pecaram e precisam da graça de Deus" (Romanos 3:23). Por isso, todas as pessoas precisam de entender:

a natureza da maldade e da sujeira que corrompem o seu corações;

e reconhecer a incapacidade de salvarem a si mesmas;

e confiar totalmente na graça infinita de Deus;

a necessidade de arrependimento e conversão (mudança de vida) para Jesus Cristo;

Todos estão cativos, i.é, são escravos dessa inclinação para a maldade (João 8:34), que condiciona a vida e o destino final da humanidade. 

Nossos valores, emoções, intelecto e vontade foram danificados pela ação maligna das ofensas que cometemos contra vontade soberana de Deus. Consequentemente todos estão destinados à punição e morte.

O pecado corrompeu a natureza espiritual e física das pessoas, tornando-nos todos destinados à ira e Juízo de Deus, Por isso todos, pessoalmente, merecem ser castigados pelos seus vícios e transgressões. Mas o Deus Salvador nos aponta uma porta de escape. 

Ele mesmo propõe-nos um futuro diferente daquele ao qual estávamos destinados. 

Essa é a salvação (redenção, libertação, vida eterna) que encontramos pela graça de Jesus Cristo.

... segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação,

não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus.

Ele não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.- 2 Timóteo 1:9-10

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.