domingo, 18 de dezembro de 2022

10 COIUSAS QUE VOCÊ PRESISA SABER SOBRE DEUS (PARTE VI)

TEXTO BASÍCO JO 1:14-17


14.E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

15.João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

16.E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

17.Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.


A graça de Deus!

Graça significa o favor imerecido de Deus. Isto é, não fizemos nada para merecer o amor de Deus. 

A palavra "graça" - chen no hebraico e charis no grego, aparece como: favor, bondade, amor, generosidade extrema e gratuita. Outros termos aparecem relacionados a ideia de graça, como por exemplo: "achar graça aos olhos", amor constante e incondicional (ágape), misericórdia, compaixão e bondade.

A palavra graça expressa a generosidade de Deus que age prontamente para salvar os pecadores. 

Deus é o Deus de TODA GRAÇA (Êxodo 34:6, 1 Pedro 5:10). Ele ama aqueles que não merecem ser amados, de forma gratuita e espontânea, dependendo unicamente da sua própria vontade para fazer isso.

Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus- Efésios 2:8

Através de Jesus, a graça de Deus tomou corpo e forma, tornou-se uma pessoa (João 1:14-17). 

Jesus Cristo é o supremo presente do amor bondoso de Deus que se entregou por nós para cumprir a justiça em nosso lugar. 

Ele veio por pessoas indignas, sem status ou valor comparável. Somente por essa graça podemos ser salvos.


9. Deus é Santo

A santidade de Deus é um atributo incomparável, segundo o qual entendemos que Ele é totalmente separado do pecado e do mal, dedicando-se à sua própria Glória e Honra. Neste sentido, a santidade de Deus tem um aspecto relacional (separação do mal) e um aspecto moral (dedicação à sua própria Honra).

Deus é Santíssimo e isso é expresso em inúmeras passagens bíblicas, revelando que Ele está apartado da maldade em todos os sentidos. Daí o convite para que seu povo seja mais parecido com Ele (Levítico 20:7). 

Deus é incomparável em santidade, retidão, justiça, poder e excelência:

Ó Senhor , quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?- Êxodo 15:11

Essa santidade é poderosa e magnífica, mas pode causar danos a pessoas impuras que se aproximem demasiadamente, sem a devida atenção. Podemos comparar a santidade de Deus ao sol. 

Entenda, este astro criado, ilumina-nos, aquece-nos, dá energia e promove outros inúmeros benefícios aos seres vivos. 

E, embora seja benigno e radiante, trazendo condições favoráveis de vida à terra, quem se aproximar muito dele é fulminado em instantes.

Da mesma maneira, entender a grandeza da santidade de Deus. 

Uma aproximação irrefletida pode ser fatal. Sem a sua permissão, não poderíamos nos aproximar sequer, porque 
Ele é excelentemente santo e glorioso. 

Nenhuma pessoa suportaria tamanha perfeição e santidade na Sua presença.

É por isso que vemos no Antigo Testamento inúmeras leis e orientações ao povo para que se consagrassem, se afastando de coisas ou pessoas impuras (Levítico 20:7). 

A aproximação de Deus, pressupõe a reverência e o cuidado com tudo que Ele exige.


Santidade ao Senhor

A palavra "santo" é usada também no AT para descrever lugares específicos no Tabernáculo. 

Neste lugar preparado para que o povo se dedicasse ao Senhor, havia dois espaços interiores totalmente consagrados, separados do restante do Templo. 

O Santo lugar era separado através de um véu do Santíssimo lugar ou Santo dos Santos, onde ficava a Arca da Aliança. Este era o espaço que representava a presença do Senhor. 

Era o lugar mais separado do mal e do pecado no meio do Arraial do povo de Deus.

Para entrar ali havia regras de consagração e purificação, de pessoas separadas (representantes do povo)- os sacerdotes - para terem acesso à presença de Deus.

O profeta Isaías descreve em Isaías 6, uma experiência impactante da visão que teve de Deus assentado num alto e sublime trono no Templo. Por cima Dele, ele viu serafins que voavam adorando:

E clamavam uns para os outros, dizendo: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória."- Isaías 6:3

Esta visão deixou o profeta totalmente alarmado porque reconhecia-se como um pecador, tal como o povo a quem representava. Mas um dos serafins foi ao seu encontro, não para castigá-lo mas para purificá-lo, para estar apto para permanecer na presença do Senhor (Isaías 6:6-7).

Esta cena nos mostra algo interessante: é na comunhão com Deus, que se pode reconhecer os próprios pecados, tendo condição para confessá-los e deixá-los. 

Foi assim também com Davi (Salmos 51:5), Jó (Jó 42:5-6), Pedro (Lucas 5:8) e outros. Somente à luz do Senhor é que conseguimos enxergar a escuridão que há nos nossos corações. 

Quem está longe de Deus não consegue reconhecer falhas em si mesmo.


Comunhão através de Jesus Cristo

Jesus é o caminho e a porta que nos dá acesso direto a Deus. 

Agora já não há necessidade de outros representantes ou mediadores. 

Ele é Aquele que tira o pecado do mundo e nos santifica através do Espírito Santo.

Na Antiga Aliança, quem quer que tocasse em algo impuro se tornaria também impuro. 

O acesso a Deus era restrito, mediante ao cumprimento exclusivo das leis e prescrições. Mesmo assim, o povo andava distante pois o seu pecado os impedia de se aproximar efetivamente do Senhor. 

Era preciso que viesse o Messias e os conduzisse até a presença de Deus.

Na Nova Aliança, Jesus surge como a resolução definitiva do problema de acesso ao Deus Santo. Cristo é a luz mais radiante que o sol, que veio ao nosso encontro. 

Não para nos destruir, mas para nos transformar em seres santificados que glorificam ao Senhor.

Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus".- João 6:69

Pedro reconhecendo a divindade e santidade do Senhor, pediu que Ele se afastasse dele:

Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: — Senhor, afaste-se de mim, porque sou pecador.- Lucas 5:8

Mas o seu poder e amor transformador mudou as nossas vidas e histórias. 

Jesus decidiu se aproximar, perdoar e apagar os nossos pecados. 

Não somente de Pedro e dos discípulos mas de todos que O confessam e creem que é Ele o Senhor de toda Glória. 
Todo pecador que crê e se arrepende da sua vida imoral e independente de Deus, pode receber o Seu perdão e ter o seu pecado apagado.


Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.