domingo, 18 de dezembro de 2022

10 COIUSAS QUE VOCÊ PRESISA SABER SOBRE DEUS(PARTE IV)

TEXTO BASÍCO Êxodo 6:2,6-8

2.Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.

6.Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.

7.E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;

8.E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.


Compreensão limitada da Trindade!

Apesar de todas as evidências bíblicas e as afirmações anteriores, precisamos chegar ao ponto de reconhecer humildemente a complexidade do Ser de Deus. 

Ele é diferente de qualquer outra coisa no universo e não temos mais nenhuma outra realidade semelhante. 

Em si mesmo Deus contém tanto unidade como diversidade.

Somos incapazes de compreender completamente a existência tripessoal de Deus. 

Ultrapassados os pontos que a Bíblia revela, temos de nos reservar às nossas limitações humanas e CRER no que as Escrituras afirmam. Muitos detalhes e curiosidades ainda não estão ao nosso alcance.

Infelizmente, por não compreenderem a grandeza do Deus Trino, que a Bíblia apresenta, muitas heresias surgiram na história na tentativa de deturpar essa verdade bíblica (modalismo, arianismo, subordinacionismo, p.ex). 

Ainda hoje, há falsos cristãos, hereges, mulçumanos e judeus que refutam a divindade de uma ou mais Pessoas da trindade.

Contudo, a Bíblia (nossa regra de fé e prática) afirma isso com clareza. 

Ainda que a nossa capacidade de compreensão seja limitada, precisamos aceitar, crendo somente no que a Palavra de Deus diz.

Deus é único e seu verdadeiro ser existe nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

O teólogo Wayne Grudem fez a seguinte colocação:

Deus existe eternamente como três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo; cada pessoa é plenamente Deus e há um só Deus.- Manual de Doutrinas Cristãs, p. 109

Todas essas afirmações são ensinadas na Bíblia. Cada membro da Trindade é plenamente Deus e cada pessoa compartilha todos os atributos de Deus com funções diferentes desde a eternidade.


6. Deus, o SENHOR

Na Bíblia, a palavra SENHOR é aplicada ao Deus Pai, a Jesus Cristo, Filho e ao Espírito Santo. 

O senhorio de Deus implica em ser Ele o chefe máximo do universo e governador absoluto de seu povo.


O Senhor Deus

É o Criador, o Deus de Israel, o governador, juíz, salvador e protetor. 

No Antigo Testamento, a palavra "Adonai" (originada do termo hebraico "Adon" - significa senhor, governador, ou dono de escravos) era usada como um título, se referindo ao Deus de Israel.

O nome "Yahweh" - Jeová, surgiu quando Deus apareceu a Moisés no episódio da sarça ardente. 

Ali, Moisés lhe perguntou o Seu nome e Deus se apresentou como o grande "EU SOU" (ou Eu SOU o que Sou), comissionando Moisés para libertar os israelitas do Egito. Como o passar do tempo, o tetragrama "Yahweh", passou a ser substituído pela palavra Adonai, por reverência ao nome revelado por Deus.

O AT grego traduziu a palavra Adonai - SENHOR no hebraico, por "Kurios" - Senhor em grego. Para diferenciar de outros senhores, ou deuses pagãos, as expressões (Adonai e Kurios) sempre apareciam com maiúscula, para se referir ao Deus de Israel.


Deus falou a Moisés e lhe disse: — Eu sou o Senhor.

Portanto, diga aos filhos de Israel: "Eu sou o Senhor. Vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito, vou livrá-los da escravidão, vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo.

Eu os tomarei por meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito.

Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o Senhor."- Êxodo 6:2, 6-8


O Senhor Jesus Cristo

No Novo Testamento, o Deus encarnado, o Filho de Deus e Messias, o Senhor Jesus Cristo é apresentado como o Senhor. 

Este título implica que Ele é mais que um líder, professor, rabino ou mestre, mas é o Deus vivo, Salvador do mundo que haveria de vir. 

Jesus se identificou com Deus (Jeová - "Eu Sou") em diferentes episódios. E por isso, foi tão perseguido e odiado pelos líderes judeus que não compreenderam que Ele era o SENHOR.

Jesus cumpriu as profecias do AT relativas ao Senhor (Jeová). 

Por exemplo, Joel 2:32 citado em Atos dos apóstolos 2:21 e Romanos 10:13 - "E aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" é tomado como cumprimento da promessa para aqueles que invocam o nome de Jesus: Atos dos apóstolos 2:38 e Romanos 10:9-13.

para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.- Filipenses 2:10-11

Ele viveu, morreu e ressuscitou para ser Senhor de todos (Romanos 14:9), ontem, hoje e sempre.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.