terça-feira, 16 de abril de 2024

Israel: Uma Nação Indestrutível*

Porque o mundo odeia os Judeus?

Texto jeremias 31:34-35

Introdução

35. Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

36. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.

I - As Promessas de Deus a Israel

Abraão e a Promessa da Terra Prometida (Gênesis 12:1-3): Deus prometeu a Abraão que faria dele uma grande nação e abençoaria todos os povos da terra através dele.

Pacto com Moisés (Êxodo 19:5-6)**: Deus fez um pacto com Moisés e o povo de Israel, prometendo que seriam um reino de sacerdotes e uma nação santa.

II - A Proteção Divina sobre Israel

A Travessia do Mar Vermelho (Êxodo 14:21-31): Deus protegeu os filhos de Israel da destruição ao dividir o Mar Vermelho e permitir que atravessassem em segurança.

A Conquista de Canaã (Josué 1:9): Deus prometeu a Josué que estaria com ele e o povo de Israel enquanto conquistavam a terra de Canaã.

III - As Admoestações e Promessas Proféticas

Promessa de Restauração (Jeremias 31:35-37): O profeta Jeremias profetizou sobre a restauração de Israel e afirmou que Deus não abandonaria Seu povo.

Promessa de uma Nova Aliança (Jeremias 31:31-34): Deus prometeu fazer uma nova aliança com Israel, escrevendo Sua lei em seus corações.

POR QUE O MUNDO ODEIA OS JUDEUS?

Por que o mundo odeia os judeus? Por que antissemitismo é tão desenfreado em tantas nações diferentes? O que há de errado com os judeus? A história tem mostrado que, em diversos períodos ao longo dos últimos 1.700 anos, os judeus foram expulsos de mais de 80 países diferentes. 

Os historiadores e especialistas concluíram que há pelo menos seis diferentes razões:

1.Teoria Racial - os judeus são odiados porque são uma raça inferior.

2.Teoria Econômica - os judeus são odiados porque possuem muita riqueza e poder.

3.Teoria dos Estrangeiros- os judeus são odiados porque são diferentes de todos os outros.

4.Teoria do Bode Expiatório - os judeus são odiados porque são a causa de todos os problemas do mundo.

5.Teoria do Deicídio - os judeus são odiados porque mataram Jesus Cristo.

6.Teoria do Povo Escolhido- os judeus são odiados porque arrogantemente declaram que são os “escolhidos de Deus”.

Existe alguma verdade nessas teorias?

1.Em relação à teoria racial, a verdade é que os judeus não são uma raça. Qualquer pessoa no mundo de qualquer credo, cor ou raça pode se tornar um judeu.

2.A teoria econômica que cita que os judeus são ricos não é confiável. A história tem mostrado que, durante os séculos 17- 20, especialmente na Polônia e na Rússia, os judeus eram desesperadamente pobres e tinham pouca, se alguma, influência em sistemas empresariais ou políticos.

3.Quanto à teoria dos estrangeiros, durante o século 18, os judeus tentaram desesperadamente se assimilar com o resto da Europa. Eles esperavam que a assimilação causaria o desaparecimento do antissemitismo. No entanto, foram odiados ainda mais por aqueles que afirmavam que os judeus contaminariam a sua raça com genes inferiores. Isso foi verdade especialmente na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial.

4.Quanto à teoria do bode expiatório, o fato é que os judeus têm sempre sido odiados, o que os torna um alvo muito conveniente.

5.Quanto à ideia de deicídio, a Bíblia deixa claro que os romanos foram os que realmente mataram Jesus, embora os judeus tenham sido cúmplices. Não foi até algumas centenas de anos depois que os judeus foram citados como os assassinos de Jesus. É de se perguntar por que os romanos não são os odiados. O próprio Jesus perdoou os judeus (Lucas 23:34). Até o Vaticano absolveu os judeus da morte de Jesus em 1963. No entanto, nenhuma declaração tem diminuído o antissemitismo.

6.Quanto à sua pretensão de serem o "povo escolhido de Deus", os judeus na Alemanha rejeitaram a sua posição de "escolhidos" durante a última parte do século 19 para melhor assimilarem a cultura alemã. No entanto, sofreram o Holocausto. Hoje, alguns cristãos e muçulmanos afirmam ser o "povo escolhido" de Deus, no entanto, em grande parte, o mundo os tolera e ainda odeia os judeus.

Isso nos leva à verdadeira razão pela qual o mundo odeia os judeus. O apóstolo Paulo nos diz: "Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém" (Romanos 9:3-5). 

A verdade é que o mundo odeia os judeus porque o mundo odeia a Deus. Os judeus eram o primogênito de Deus, o Seu povo escolhido (Deuteronômio 14:2). Através dos patriarcas judeus, dos profetas e do templo, Deus usou os judeus para trazer a Sua Palavra, a lei e a moral para um mundo de pecado. Ele enviou o Seu filho, Jesus, o Cristo, em um corpo judeu para redimir o mundo do pecado. Satanás, o príncipe da terra (João 14:30, Efésios 2:2), envenenou as mentes dos homens com o seu ódio pelos judeus. Veja Apocalipse 12 para uma representação alegórica do ódio de Satanás (o dragão) pela nação judaica (a mulher).

Satanás tem tentado exterminar os judeus através dos babilônios, persas, assírios, egípcios, hititas e os nazistas. Entretanto, ele tem falhado toda vez. Deus ainda tem um plano para Israel. Romanos 11:26 nos diz que um dia todo o Israel será salvo, e isso não pode acontecer se Israel não existir mais. Portanto, Deus vai preservar os judeus para o futuro, assim como Ele tem preservado a sua remanescente ao longo da história, até que Seu plano final venha a acontecer. Nada pode frustrar o plano de Deus para Israel e para o povo judeu.

IV - O Cumprimento das Promessas em Jesus Cristo

Jesus, o Messias Prometido (Mateus 1:1-17): Jesus nasceu da linhagem de Davi, cumprindo as promessas messiânicas feitas a Israel.

A Igreja como o Novo Israel (Gálatas 3:28-29): O apóstolo Paulo ensinou que os crentes em Jesus Cristo são herdeiros das promessas feitas a Abraão, sendo agora parte do Israel espiritual.

V - O Futuro Glorioso de Israel

Restauração de Israel (Atos 1:6-8): Jesus prometeu aos discípulos que o Reino de Deus seria restaurado a Israel, indicando um futuro glorioso para a nação.

Israel no Milênio (Apocalipse 20:4-6): O livro do Apocalipse descreve um período futuro em que Cristo reinará sobre a terra e Israel desempenhará um papel importante em Seu reino.

Este esboço bíblico detalhado destaca as promessas de Deus a Israel, Sua proteção divina sobre a nação, as admoestações e promessas proféticas, o cumprimento das promessas em Jesus Cristo e o futuro glorioso reservado para Israel. Ele demonstra como a história de Israel está intrinsecamente ligada ao plano redentor de Deus para a humanidade e como a nação continua a desempenhar um papel vital na realização desse plano.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.