segunda-feira, 15 de abril de 2024

Os tipos de Vasos que Deus Escolhe ( Parte 2*

Um objeto de ouro representa riqueza.

Texto basíco 2 Timóteo 2: 20-21

Introdução

20. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

21. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

No plano divino, a metáfora dos vasos é frequentemente utilizada para ilustrar a diversidade de indivíduos e dons que Deus usa para cumprir Seus propósitos. Neste artigo, exploraremos os diferentes tipos de vasos que Deus escolhe para realizar Sua obra, desde os mais óbvios até os mais surpreendentes.

Breve explicação sobre como Deus escolhe e usa diferentes tipos de pessoas como vasos para cumprir Seus propósitos.

I - VASO DE OURO - Um objeto de ouro representa riqueza; ouro é caro, é precioso. Representa poder e beleza. 

Poucos podem tê-lo. Em que se parece conosco? Quando usamos o cargo que Deus colocou em nossas mãos apenas para demonstrar poder e autoridade. Queremos mostrar que somos poderosos, queremos que todos os refletores da mídia estejam sobre nós, queremos “aparecer” -Versículo: 1 Pe 5.5

II - VASO DE PRATA - Um vaso de prata é também usado para embelezar ambientes; é também valioso, poucos podem tê-lo. Em que se parece conosco? Quando somos apenas parte da decoração da igreja, porque poucos podem contar conosco, guardamos bem trancados os nossos dons - Versículo: Hb 13.16

III - VASO DE BARRO (marrom) - É o vaso que se deixa moldar pela mão do Oleiro. Sua aparência não demonstra poder ou riqueza, mas tem a beleza do brilho que vem do seu Criador. Em que se parece conosco? Quando todos podem contar conosco e gostam de estar perto de nós, pois exalamos o bom perfume de Cristo. 

Às vezes pode acontecer do vaso cair e quebrar-se, mas o Oleiro pega os cacos e faz outro vaso, colocando tudo no lugar certo - Versículo: Is 64.8

IV - VASO DE BRONZE (amarelado) - Nada precioso, porém, se bem polido, pode parecer-se com o ouro e pode enganar alguém desavisado. Em que se parece conosco? 

Quando parecemos tão crentes, tão polidos na linguagem, tão prontos a ajudar, mas estamos usando nossos dons para adquirir vantagens. 

Quando falamos, podemos enganar a muitos, que dizem nos achar sábios e sensatos, porém com a convivência do dia-a-dia descobre-se que não somos o que pregamos ou dizemos ser - Versículo: Pv 6.16-19

V - VASO DE ALUMÍNIO - É feito de metal sem valor, não representa poder ou riqueza, amassa com facilidade, dura pouco, serve apenas para guardar algumas coisas que não nos servem. Em que se parece conosco? 

Quando agimos, apenas entrando e saindo da igreja, dia após dia, culto após culto, mas nada muda em nossa vida; também quando somos solicitados e são tantas as desculpas que damos! Estamos sempre de igreja em igreja, procurando uma que nos agrade mais; o nosso brilho dura pouco, e logo somos amassadas pelos ventos de doutrina. 
No nosso interior, o que guardamos são coisas como inveja, maledicência, rancor, ciúmes, intrigas... coisas que para nada servem - Versículo: Tg 4.11

VI - TIPOS DE VASO

1 - Em 2 Tm.2.20, Paulo chegou a dizer que numa grande casa há uma grande diversidade 

de vasos. Vasos de ouro, de prata, de madeira, e também de barro.

2 - Em At.9.15, o próprio Paulo foi chamado por Deus de “vaso escolhido”.

3 - No SL.31.12, o próprio Davi se sentia como um “vaso quebrado”.

4 - De acordo com Pv.25.4, é preciso tirar a escória, para que o vaso se torne útil para o ourives.

5 - Em Is.66.20, o profeta fala de “Vasos puros” na Casa do Senhor.

6 - Em Jr.18.1-6, o povo do Senhor é comparado ao vaso na mão do Oleiro.

7  - Em Rm.9.21, Paulo fala de “vasos de honra” e “vasos de desonra”.

8 - Em Rm.9.22-23, Paulo fala de “vasos da ira” e “Vasos de misericórdia”.

VII - O CONTEÚDO DO VASO QUE DEUS USA

1 - O conteúdo do vaso que Deus usa é muito precioso. 

Em 2 Co.4.7, está escrito que “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.

2 - Na antiguidade, os tesouros eram guardados em vasos de barro. 

Paulo usa este exemplo, para ilustrar as glórias e as riquezas que Deus confiou a nós, que fomos feitos do barro (Gn.2.7).

3 - Deus quer usar o nosso vaso em santificação ( 1 Tes.4.4).

4 - Em 2 Tm.2.21, está escrito que “se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será vaso para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”.

CONCLUSÃO: 

Precisamos santificar a Cristo em nossos corações, para que possamos estar preparados para responder a todo aquele que nos pedir a razão da esperança que há em nós (1 Pd.3.15).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.