domingo, 4 de fevereiro de 2024

MITOLOGIA GREGA: UMA JORNADA ATRAVÉS DO HADES (PARTE II)*

COMO OS GREGOS ACREDITAVAM NO DESTINO FINAL DE TODAS AS ALMAS PÓS A MORTE.

Na mitologia grega, o inferno não era um lugar de punição eterna, mas sim o reino dos mortos, conhecido como Hades. 

Imaginado como um submundo sombrio e nebuloso, o Hades era governado pelo deus Hades, também conhecido como Plutão.

A Jornada da Alma:

Após a morte, a alma do falecido era levada pelo deus Hermes para o Hades. Para chegar ao submundo, a alma precisava cruzar o rio Aqueronte, pago ao barqueiro Caronte com uma moeda.

Divisões do Hades:

Érebo: A região mais escura e profunda do Hades, onde os titãs estavam aprisionados.

Elísios: Um paraíso para os heróis e pessoas justas, onde desfrutavam de uma vida eterna de felicidade.

Campos Asfódelos: Uma planície monótona onde vagavam as almas comuns.

Tártaro: Uma região de tormento para os pecadores e titãs rebeldes, onde sofriam punições eternas.

Criaturas do Hades:

Cérbero: Um cão de três cabeças que guardava os portões do Hades.

Erinyes: Três deusas vingadoras que punham os crimes de sangue.

Moiras: Três deusas que controlavam o destino dos humanos.

Julgamento dos Mortos:

Os três juízes do submundo, Minos, Éaco e Radamanto, determinavam o destino da alma após a morte, com base em suas ações em vida.

Outras crenças:

Perséfone: A esposa de Hades, que passava parte do ano no mundo superior, simbolizando a primavera.

Orfeu: Um músico que tentou trazer sua amada Eurídice de volta do Hades.

Sísifo: Um homem condenado a empurrar uma pedra gigante ladeira acima por toda a eternidade.

Sugestões para aprofundar o tema:

Ler obras clássicas: A Ilíada e a Odisséia de Homero, a Teogonia de Hesíodo, e as Metamorfoses de Ovídio.

Visitar museus: O Museu Arqueológico Nacional de Atenas e o Museu Britânico possuem coleções de artefatos relacionados à mitologia grega.

Assistir filmes e séries: "Fúria de Titãs", "Percy Jackson e os Olimpianos", e "300".

Ler livros: "Mitologia Grega" de Edith Hamilton, "Os Deuses Gregos" de Carl Kerenyi, e "Dicionário de Mitologia Grega e Romana" de Pierre Grimal.

UMA PESPECTIVA BÍBLIA:O INFERNO (SHEOL / HADES / TÁRTARO / GEENA) E O LAGO DE FOGO EXISTE MESMO?

Este post está sendo escrito unicamente para provar que existe sim um castigo pós morte segundo a Bíblia e provar que o inferno é um lugar geográfico, ou seja, existe.

A palavra inferno vem do latim que quer dizer profundeza ou mundo inferior, mas as palavras usadas na Bíblia onde são traduzidas por INFERNO são SHEOL(SEOL), GEENA(GEHENNA), HADES, TÁRTARO.

Porque o espirito é imortal?

Quando Deus criou os anjos e o homem, não os criou para que fossem destruídos, mas para que vivessem eternamente! Deus não criou nada pensando em destruir! Ou pensou? Se fez para ser destruído  então sua obra não é perfeita!

Lógico que as obras de Deus são perfeitas, mas os anjos e os homens tendo o livre arbítrio perverteram a criação que Deus fez perfeita.

Versos que provam

2 Pedro 2:4 – Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no TÁRTARO(INFERNO), os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; 

Mateus 25:41 – Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno(aqui é o lago de fogo), preparado para o diabo e seus anjos; 

Lucas 8:31 – E rogavam-lhe que os não mandasse para o ABISMO(INFERNO).

Quando o diabo e seus anjos foram expulsos do céu (mundo espiritual) Ele foram jogados no ABISMO o SHEOL / GEENA / HADES / TÁRTARO / INFERNO, 

Pois o mundo físico ainda não existia; Depois vemos no Gênesis 1.1 “No princípio criou Deus os céus e a terra.”, 

Aqui está a descrição da criação do universo físico e do planeta Terra(A Bíblia não relata a criação do mundo espiritual em detalhes).

E vemos também quando um demônio é expulso ele vai para o ABISMO / SHEOL / GEENA/HADES / TÁRTARO / INFERNO, assim provando que é realmente um lugar!

Versos que onde Jesus distingue a ALMA do CORPO

Lucas 12:5 – Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.

Mateus 10:28 – E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. 

SHEOL

É o lugar para onde vão os mortos segundo o judaísmo, os judeus já acreditavam antes de terem contato com a cultura Babilônica e Grega, que o Sheol é um lugar de consciência das pessoas que já morreram, e onde os impios recebem castigos e os justos recompensas.

A palavra Sheol as vesses vem traduzida como abismo, sepultura, inferno e etc.

Analisando passagens do Antigo Testamento

Os versos Gênesis 25:8; Gênesis 25:17; Gênesis 35:29; Gênesis 49:33 são os únicos em toda a Bíblia que diz que o “patriarca” foi MORTO e CONGREGADO ao seu povo! 

Como alguém morto pode ser congregado? 

O texto é claro ao dizer “foi congregado ao seu povo”, isso quer dizer foi fazer parte de um povo, ser membro de algo, fazer parte de um povo, os santos!

Gênesis 37.35 – Jacó queria morrer para se encontrar com José, pois sabia que o Sheol era um lugar de consciência.

Números 16.30,33 – Moisés diz que o Sheol é abaixo da Terra.

Jó 26.6 – Diz que o Sheol é aberto e conhecido para Deus e Ele sabe tudo que está lá.

Salmos 16.10 – Comprova que o Sheol era uma região pois Jesus sendo Deus esteve lá em sua morte. 

Caso o Sheol não fosse um lugar geográfico para Jesus estar, então Jesus foi destruído em sua morte e refeito por Deus em sua ressurreição. 

Jonas esteve no ventre do grande peixe e o chamou de Sheol, ou seja um lugar de consciência! e Jesus comparou sua morte com a morte de Jonas! Leia também Mateus 12:39; Mateus 16:4; Lucas 11:29.

Salmos 139.8 – O salmista compara o Sheol com o céu, dizendo que são lugares, regiões geográficas onde Deus também está.

Provérbios 15.11 – Diz que o Sheol é mais misterioso que o coração do homem, e mesmo assim é aberto para Deus.

Eclsiates 9.10 – Fala que as coisas da Terra não valem no Sheol, por isso devemos fazer tudo que puder.

Isaías 14:9-11 –  Diz que o Sheol era um lugar de habitação.

Ezequiel 31.16-17; 32.21 – Diz que o Sheol era um lugar de habitação.

Jonas 2.2 – Jonas esteve no ventre do grande peixe e o chamou de Sheol e tinha consciência; se fosse msmo uma sepultura já estaria morto e não poderia orar!

Amós 9.2 – Deus diz que o Sheol é abaixo da Terra e quem está lá está consciente.

Muitos que defendem que o Sheol não é um lugar geográfico, querem provar que ele era uma simples sepultura, porque todos que morrem, vão para a sepultura e consequentemente também para o Sheol; mas os textos acima vimos que não é isso, os patriarcas, Moisés, profetas e o próprio Deus disseram que o Sheol era uma localidade onde estavam os mortos.

Neste verso Deus usa o Sheol com tom de ameça:

Isaías 14:15 – E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

Se Deus ameaça enviar para o Sheol, porque não ameaçou matar ou enviar para akber(קבר) que é SEPULTURA em HEBRAICO???

Subir do Sheol

1 Samuel 28.11,15 – Vemos que os povos e os hebreus criam que os mortos ficavam em algum lugar abaixo da Terra, mas os adivinhadores invocavam os espíritos(malignos) que se passavam pela pessoa morta, assim enganando a todos, pois sabemos que ninguém pode voltar do Sheol se Deus não o fizer.

Pergunta

O diabo e seus anjos foram expulsos do céu(mundo espiritual) antes da criação do mundo físico(Terra e universo)! Então para onde eles foram se o Sheol não é um lugar geográfico?

HADES

O conceito da palavra HADES não é só no idioma grego e também na cultural grega, quer dizer mundo inferior ou terra dos mortos.

Nas Escrituras do Novo Testamento, os evangelistas e João de Patmos NÃO usaram a palavra τάφος(túmulo, sepultura), mas usaram a palavra Αδης(Hades, Morada dos mortos); Propositalmente para descrever que era para algum lugar que iam os morto!

Textos que tem a palavra HADES

Mateus 11:23 – E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.

Mateus 16:18 – Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Lucas 10:15 – E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. 

Lucas 16:23 – E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

Atos 2:27 – Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;

Atos 2:31 – Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.

Apocalipse 1:18 – E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Apocalipse 6:8 – E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

Apocalipse 20:13 – E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Apocalipse 20:14 – E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

Analisando

MATEUS 11 e LUCAS 10  – Jesus ameaça a cidade de Cafarnaum, mas em todo o Novo Testamento não vemos nenhuma destruição parcial ou total da cidade; Se o HADES é simplesmente uma sepultura como dizem, como a profecia de Jesus não se cumpriu? Sabemos sim que todos já morreram, mas todos um dia iram morrer esse é o curso normal da natureza, mas na verdade o que Jesus está falando é que eles, os habitantes daquela cidade que não acreditaram neles, estão condenados ao HADES!

MATEUS 16 – Se o HADES / INFERNO não é um lugar real, onde estão os mortos e onde os demônios foram precipitados? 

Porque Jesus disse que o HADES não iria prevalecer contra a Igreja? 

Se é uma sepultura será que Jesus disse que os crentes não iriam morrer? 

Mas todos morreram, foram torturados  degolados, jogados aos leões e queimados. 

Afinal quer dizer o que?  

O diabo e seus anjos não venceriam o poder da Igreja ou quer dizer que os crentes não iriam para sepultura(morrer)? Pense!

LUCAS 16 – Jesus conta uma PARÁBOLA, sobre um rico que morreu e um homem muito pobre chamado Lazaro, Ele começa a descrever como é o HADES, o sofrimento do impio e a recompensa do justo! 

Isso é uma declaração que definitivamente categoriza como verdade que o HADES/INFERNO é um lugar, ou seja, existe. 

Mas mesmo assim alguns indoutos(leigos) torcem a realidade do texto bíblico para dizer que uma parábola não é algo real, dizem que é uma fábula. Ok! 

Ai eu pergunto quais parábolas que Jesus contou eram uma história que não era verdadeira? 

A resposta é nenhuma, todas eram histórias reais que descreviam um ensinamento espiritual! 

Então porque a parábola do “Rico e Larzaro” é fábula? Se Jesus nunca falou uma fábula, ele nunca precisou inventar nada e sempre usava exemplos reais dos Antigo Testamento e da vida cotidiana; Quando falava com pescadores falava de peixe e pesca; Quando falava com pessoas do campo falava de sementes e colheita. 

Ele não precisa inventar nada Ele tinha e tem todo o conhecimento necessário para pregar e ensinar como quer, dizer que Jesus usou uma fábula é uma blasfêmia! 

E se tivesse usado uma fábula neste caso, qual é o entendimento ou interpretação disso? É o mesmo, após a morte o impio sofre e o justo recebe suas recompensas.

Segundo o dicio uma parábola é: “Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento. 

Trata-se de uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana. 

Esses acontecimentos ilustram uma verdade moral ou espiritual contida na história.”

ATOS 2 – Pedro separa categoricamente onde estava o corpo de Jesus, na Terra em uma SEPULTURA e a alma(espírito, consciência) estava no HADES; Disso ninguém pode discordar!

Agora se o corpo está na SEPULTURA que não é o HADES, então logicamente vemos que o HADES não é uma sepultura, e sim um lugar onde estava a consciência de Jesus, pois Ele sendo Deus não deixou de existir! Ou deixou? E Ele disse quando morreu “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”(Lucas 23:46)”, e Estevão também disse o mesmo “Senhor Jesus, recebe o meu espírito(Atos 7.59)“, 

Jesus também disse para o ladrão da cruz “hoje estarás comigo no Paraíso(Lucas 23.43)“, agora pergunto como as pessoas dizem que o homem(corpo,alma.espirito) ficam na sepultura, porque o espírito de Jesus foi para Deus? 

Porque o espírito de Estevão foi para Jesus? E porque a alma do ladrão da cruz no mesmo dia que morreu foi para o paraíso?

APOCALIPSE 1 – Jesus diz que tem a chave da MORTE e do HADES, se o HADES fosse uma SEPULTURA mesmo porque ele teria uma FECHADURA? Na verdade Jesus está dizendo que tem o poder sobre a MORTE(pois um dia irá elimina-la) e sobre o HADES que um dia será lançado no lago.

APOCALIPSE 6 – Vemos que a MORTE e o HADES andam juntos, porque quando alguém morre é jogado no HADES. 

Agora se o traduzimos no verso 8, HADES/INFERNO por sepultura; Pergunto será toda a quarta parte da Terra MORTA terá um enterro digno em uma SEPULTURA? Será que serão mortos e imediatamente serão lançados em uma SEPULTURA?

APOCALIPSE 20 – Diz que o HADES será lançado no LAGO DE FOGO. Se o HADES é uma simples sepultura será que Deus vai pegar todos os túmulos da Terra e jogar dentro do LAGO DE FOGO? Se sim  então não deveria se dizer “O HADES” e sim “OS HADES”, pois são muitas sepulturas!

Lendo os texto e analises, vemos claramente que o HADES não é uma sepultura e sim um lugar onde vão os mortos e tem consciência, vemos que a parábola do Rico e Lazaro, na verdade é algo real trazendo uma explicação espiritual de como é a vida pós morte.

Jesus disse que Abraão, Isaque e Jacó estão vivos no Sheol

Mateus 22:32 – Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. 

TÁRTARO

O conceito da palavra TÁRTARO é parecido com o do HADES, não é só no idioma grego e também na cultural grega seu significado, quer dizer o mais profundo do mundo inferior ou seria onde os deuses estariam aprisionados enquanto os humanos ficavam no HADES. 

O TÁRTARO é o fundo do HADES, ou seja, o TÁRTARO é uma sessão do HADES, os dois estão relacionados!

Essa palavra aparece uma única vez na Bíblia

2 Pedro 2:4 – Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no TÁRTARO(INFERNO), os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; 

Pedro ao se retratar ao local onde o diabo e seus anjo foram lançados usa o termo grego TÁRTARO que coincide totalmente com o significado e o conceito da palavra na cultura grega; O TÁRTARO na cultura grega é onde estão aprisionados alguns deuses inferiores e os humanos quando morrem vão para o HADES que fica um pouco acima do TÁRTARO!

Com esse verso Pedro confirma claramente que o dibo e seus anjos foram lançado em um lugar e também confirma que o HADES existe, pois ele poderia ter usado outras palavras do grego para definir, mas não, ele quis evidenciar deixar claro que o conceito das palavras HADES e TÁTARO estão CORRETOS.

GEENA – GEHENNA – VALE DE HINOM

Deixei esse por ultimo de proposito, pois esse é o mais polemico para quererem dizer que não existe um lugar para onde vão os mortos, mas vou provar o contrário.

Esse nome tem origem hebraica, que é uma forma simplificada da expressão “Vale de Hinom”.

Alguns versos

Marcos 9:44 – Onde o seu bicho(verme) não morre, e o fogo nunca se apaga. 

Marcos 9:46 – Onde o seu bicho(verme) não morre, e o fogo nunca se apaga. 

Marcos 9:48 – Onde o seu bicho(verme) não morre, e o fogo nunca se apaga. 

Marcos 9:43 – E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, 

Marcos 9:45 – E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, 

Marcos 9:47 – E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, 

Será que quando um corpo é jogado para apodrecer ao ar livre só cria um verme? Porque um verme? e ainda não morre? Porque não morre?

Como era o GEENA no tempo de Jesus

O GEENA na época de Jesus era usado como deposito de lixo de Jerusalém, nele era lançado todo lixo e sujeira da cidade, incluindo corpos de animais e criminosos executados. 

Para que tudo isso fosse consumido, o fogo queimava constantemente sem parar; Havia vermes que eram reproduzidos com a sujeira; Quando o vento soprava do GEENA para Jerusalém era bem evidente o horror daquele lugar; A noite os cães selvagens uivavam disputando o lixo daquele lugar.

Argumento que o inferno não existe

Muitos dizem que o GEENA(inferno) nas falas de Jesus era simplesmente uma ameaça aos que não fossem salvos que seus corpos seriam queimados e apodreceriam a vista de todos; Seria exposto ao ar livre sem um enterro descente e isso era algo horrorizante para um judeu; Ainda dizem que não tem nada a ver com vida pós morte pois Jesus falava do corpo humilhado e não da alma(pessoa) sofrendo toda a eternidade.

Alguns chegam ao ponto de dizer que as pessoas que morrerem serrão ressuscitadas somente para morrerem  novamente e seus corpos serem humilhados; Outras já dizem que só serão jogadas no lago de fogo e o conceito de inferno pós morte é errado.

O uso da palavra GEENA no Novo Testamento

No antigo testamento só se falava Sheol, e Jesus que começou a compara-lo com o GEENA. Porque será? Tiago também usou uma única vez GEENA. 

Porque será que ele disse que o GEENA inflama a linguá(Tiago 3.6)? Leiam também (Marcos 8:33;Mateus 16:23), onde o diabo usou a língua de Pedro.

*GEENA, humilhação do corpo ou sofrimento eterno

*Geograficamente ficava fora de Jerusalém há oeste-sul da cidade.

*O GEENA era lugar onde se jogava lixo, corpos de animais e corpos de MALFEITORES.

*O Golgota ou Calvário ficava também fora de Jerusalém.

Jesus disse para o ladrão da cruz “HOJE estarás comigo no paraíso”(Lucas 23:43), o corpo de Jesus, José Arimateia tirou, mas aonde será que foi jogado o corpo do MALFEITOR?

Todos os apóstolos foram mortos, e seus corpos foram humilhados será que nenhum foi jogado no GEENA? Ou sempre alguém ia buscar para enterrar?

Se Jesus estava falando do GEENA físico mesmo que era a humilhação do corpo então será que a cabeça de João Batista foi devolvida? Ou ele ficou mesmo com seu corpo humilhado?

Será que todos os profetas tiveram um enterro digno?

Será que todos que morrem na África, China, países muçulmanos por Jesus têm sempre um enterro digno? Ou seus corpos são humilhados?

Então será que todos os cristão do primeiro e segundo século que foram jogados aos leões, torturados, queimados e suas cabeças arrancadas estavam em pecado por causa da humilhação que passaram e a humilhação de seus corpos? Jesus não os livrou do perecer do corpo?

Policarpo discípulo de João, pai da Igreja morreu queimado diante de muitos. Será que isso não seria igual ao GEENA físico? Então a promessa de Jesus falhou com ele?

Perguntas

Se o GEENA será o castigo dos impios porque atualmente ele não existe mais? Isso prova que Jesus estava se referindo a outra coisa usando a figura do GEENA.

Se o corpo do ladrão da cruz foi para o GEENA, então Jesus falhou com ele?

Observação

Jesus quando falava do GEENA estava descrevendo como era o “inferno”, ou lugar de castigo no SHEOL / HADES / TÁRTARO. 

Ele usou aquele terrível senário para dizer como é o castigo após a morte dos impios.

Segundo o Dicionário Ilustrado da Bíblia o inferno é o lixão espiritual, tudo que não for digno de estar no céu será lançado lá.

LAGO DE FOGO e SOFRIMENTO ETERNO

Alguns versos

Apocalipse 20:14 – E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 

Apocalipse 20:15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. 

Apocalipse 20:10 – E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 

Apocalipse 21:8 – Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. 

Apocalipse 19:20 – E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 

Comentário

Vemos que a MORTE, o INFERNO, o DIABO e PESSOAS são jogadas no LAGO de FOGO, vemos que são atormentados de dia e de noite para sempre, o INFERNO existe desde que o diabo pecou(pelo menos MAIS de 5700 anos atras), ou seja antes da criação de todo mundo físico, então ele será lançado no LAGO de FOGO, será mesmo que o LAGO de FOGO durará pouco tempo?

Castigo eterno

Porque Jesus, Judas e João falaram sobre castigo eterno? Mateus 18:8; Mateus 25:41; Mateus 25:46; Marcos 3:29; Judas 1:7; Apocalipse 20:10

Porque em Daniel diz sobre a ressurreição para o desprezo eterno? Daniel 12.2

A palavra AION

Alguns dizem que a palavra aion que dizer “eterno enquanto durar”, ai querem dizer que o sofrimento não é eterno e sim momentâneo, e o pior dizem que a pessoa morre, Deus a ressuscita, e ai sofre para ser destruída e acabou! Se dizem que Deus não quer o sofrimento de ninguém então porque Ele os ressuscita?

Essa palavra também é aplicada a Deus identificando sua eternidade! Será então que Deus não é eterno?

O menor tempo na Bíblia é aplicado a Davi que seu trono iria durar para sempre e ele só reinou 40 anos, mas isso na verdade é uma profecia que o messias iria ser de sua linhagem e reinaria para sempre… Então a promessa será cumprida e dura sim para sempre….

Conceito

A alma do iníquo é lançado no inferno em um corpo como de um verme, e esse verme será seu corpo que nunca vai morrer e o seu fogo que o queima nunca irá apagar!

Jesus diz claramente se a pessoa não for salva vai ser jogada no GEENA!!!!!!!!!!

É salvação ou  é fogo e bicho! Será que cabe todos os corpos de impios desde o principio da humanidade no GEENA?

Se não houvesse castigo seria fácil de mais, eu vivo como quero na Terra e depois simplesmente não vou existir mais. Se fosse assim Jesus não teria ameaçado tanto, com um tom para que as pessoas não irem para lá!

Lembrem -se 

Em virtude de todos os fatos mencionados, podemos ver que tantos os santos do Antigo e Novo Testamento criam que o “INFERNO” era real e que era um lugar de consciência da alma! 

Jesus separou categoricamente a alma do corpo e ainda disse para não temer a morte do corpo, mas temer que o corpo e  a alma sejam jogados no “INFERNO”. 

Amados portanto fica a critério de cada um a orar e pregar como Jesus que a vida após morte não é algo bom para o ímpio!

Considerações

Gostaria eu que o inferno não existisse mesmo, ou o castigo fosse mesmo temporário, ai saberia que pessoas queridas não estão sofrendo e nem que amigos meus e parentes podem sofrer quando morrer, ou eu mesmo posso sofrer a eternidade caso não seja salvo, mas a verdade seja dita! Deus criou o inferno!

Referências

http://intellectus-site.com/site1/artigos/para-onde-vao-os-mortos-os-condenados.html

http://www.dicio.com.br/parabola/

http://www.bibliaonline.com.br/

Dicionário Bíblico Ilustrado

Bíblia Apologética João Ferreira de Almeida

Publicado por Leandro Cotrim em janeiro 14, 2013 em Polêmica, Teologia

Tags: abismo, aion, alma, bicho, demônio, desespero, escuridão, espirito, eterno, fogo, geena, gehenna, grego, hades, hebraico, inferno, julgamento, latim, morte, pecado, profundo, ranger de dentes, sem Deus, sheol, sheol, sofrimento, Taranto, tartaro, trevas, verme
 
Conclusão:

AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA

1. Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!

2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!

3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!

2. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado!

VEM DEPRESSA AMADO MEU  CANTARES 8:14

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.