domingo, 4 de fevereiro de 2024

MITOLOGIA GREGA: UMA JORNADA PELAS PROFUNDEZAS (PARTE III )*

COMO OS GREGOS ACREDITAVAM NO DESTINO FINAL DE TODAS AS ALMAS PÓS A MORTE.

Na mitologia grega, o submundo, também conhecido como Hades, era um reino sombrio e misterioso, situado nas profundezas da terra. Longe de ser um mero lugar de punição, era um universo complexo com diversos aspectos intrigantes.

I - Hades: Deus e Reino Entrelaçados:

Hades, o Deus: O nome "Hades" se refere tanto ao deus do submundo quanto ao próprio reino. Essa dualidade reflete a profunda conexão entre o governante e seu domínio.

Localização: Imaginado abaixo da terra, o submundo era envolto em névoa e trevas, separado do mundo dos vivos pelo rio Aqueronte.

Acesso: A entrada para o submundo era guardada por Cerberus, um cão de três cabeças. Mortais só chegavam lá após a morte, guiados por Hermes, o mensageiro dos deuses.

II - Diversidade de Moradas:

Elísio: Para os heróis e justos, um paraíso com campos verdejantes e eterna felicidade.

Campos Asfódelos: A morada da maioria dos mortos, uma planície neutra onde as almas vagavam sem sofrimento.

Tártaro: Uma região profunda e tenebrosa, destinada aos que cometeram grandes crimes, onde sofriam punições eternas.

III - Personagens e Criaturas:

Caronte: O barqueiro que transportava as almas pelo rio Aqueronte.

Juízes do Submundo: Minos, Éaco e Radamanto avaliavam as ações dos mortos para determinar seus destinos.

Fúrias: Divindades vingadoras que punham os malfeitores.

Entidades Mitológicas: Hécate, deusa da magia; Perséfone, rainha do submundo e esposa de Hades; e diversos monstros habitavam o submundo.

IV - Rituais e Crenças:

Sacrifícios: Oferendas eram feitas aos deuses do submundo para apaziguá-los e garantir um destino favorável após a morte.

Necromancia: A prática de comunicação com os mortos era realizada por necromantes, buscando conhecimento ou conselhos.

V - Influência na Cultura:

Literatura: A jornada ao submundo é um tema recorrente em obras clássicas como a Ilíada e a O disséia, inspirando autores ao longo da história.

Arte: Imagens do submundo e seus personagens podem ser encontradas em vasos, esculturas e pinturas, revelando a importância dessa crença na cultura grega.

Sugestões para Explorar Mais:

Mergulhe em Obras Clássicas: Leia a Ilíada e a Odisséia de Homero, a Teogonia de Hesíodo e outras obras que narram histórias e lendas do submundo.

Visite Museus: Explore museus com artefatos gregos, como o Museu Britânico e o Museu Arqueológico Nacional de Atenas, para observar representações do submundo em vasos, esculturas e pinturas.

Assista a Filmes e Séries: Explore filmes como "Hércules" da Disney e séries como "300" que se inspiram na mitologia grega e retratam o submundo.

Participe de Eventos e Festivais: Participe de eventos e festivais que celebram a cultura grega, como o Festival de Atenas, para conhecer mais sobre as crenças e rituais relacionados ao submundo.

Lembre-se:

A visão do submundo na mitologia grega era complexa e multifacetada, com diferentes níveis de punição e recompensa.

O submundo não era apenas um lugar de punição, mas também um reino com suas próprias regras, divindades e histórias.

Explorar a mitologia grega nos permite entender melhor a cultura e as crenças dos antigos gregos, além de encontrar inspiração em seus mitos e lendas.

Espero que esta jornada pelas profundezas do submundo grego tenha sido fascinante!

O INFERNO EXISTE? SE EXISTE, QUEM ESTA LA? UMA PERSPECTIVA BÍBLICA -TEXTO BASE SL 49:15;PV 9: 18;CN 44:29

Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)Salmos 49:15

Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno.Provérbios 9:18

Se agora também tirardes a este da minha face, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cãs com aflição à sepultura.Gênesis 44:29

I - ONDE ESTÃO OS MORTOS? ESCATOLOGIA BÍBLICA

0 ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS

9.Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

10.E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;2 Timóteo 1:9,10

A o longo da história da humanidade, tem sido consenso entre todas as religiões do mundo praticamente a preocupação acerca de onde se encontram os mortos. 

Para diferentes religiões, culturas, épocas, crenças ou povos, a questão sobre os mortos sempre rendeu grande especulação. 

Os gregos antigos, por exemplo, diziam que os mortos ficavam em um local intermediário no aguardo de um julgamento que seria realizado por representantes do mundo subterrâneo. 

Se as obras praticadas durante a vida fossem julgadas positivas, seguir-se-ia para uma espécie de 
paraíso.
Os romanos, por sua vez, entendiam a eternidade como um espelho desta vida. 

Já para os muçulmanos, a morte traz recompensas ou punições. 

Para os hindus e budistas, as almas voltam diversas vezes a este mundo até que alcancem a bem-aventurança eterna.

Quem, afinal, está certo? A resposta é simples: a verdade está revelada na Palavra de Deus, a Bíblia. 

Esta constatação da verdade não deixa margem para a especulação por quem quer que seja, independentemente da motivação, neste mundo de tantas religiões e confusão em matéria de fé. 

De acordo com 2 Timóteo 1.9,10, as Sagradas Escrituras afirmam de maneira final como podemos 
ter vida eterna e feliz não somente nesta Terra, mas também no além.

A imortalidade da alma é um fato. 

Depois Da Morte?

Neste momento você está vivo; você respira, anda, trabalha... Você pode ter uma vida de conforto – ou de miséria. 

O sol nasce, o sol se põe, em algum lugar uma criança está nascendo; em outro alguém está morrendo, num ciclo interminável.

Tudo na vida é passageiro,

MAS,Para onde você irá Depois da morte?

A.Sheol (hebraico): aparece 65 vezes no AT traduzida como sepultura, inferno ou morte; idéia de ‘garganta insaciável’ (Gn 44.29; Sl 9.17; 86.13; 88.3; 89.48; Pv 9.18).

É o local temporário para onde vão todos os mortos (Sl 49.15)

B.Hades (grego): equivalente o mesmo que Sheol, deixa de ser o local de todos os mortos e passa a significar o lugar de suplício, de sombras, lúgubre e frio; aparece 11 vezes no Novo Testamento [Mt 11.23; 16.18; Lc 10.15, 16.23; At 2.27,31; 1Co 15.55; Ap 1.18; 20.13-14] e é traduzida por ‘inferno’ ou ‘morte’.

C.Tártaro (grega): aparece apenas em 2 Pe 2.4 como verbo tartaróo ou ‘lançar no inferno’, referindo-se ao mais profundo abismo onde anjos caídos aguardam o julgamento final (Lc 16:23-26; Ap 20:11).

D.Geena (grego): aparece 12 vezes no Novo Testamento - Jesus 11 vezes Mt 5.22, 29, 30; 10.28; 18.9; 23.15, 33; Mc 9.43, 45, 47; Lc 12.5, e Tiago 1 vez, 3.6;

I - Origem: derivado de ‘vale de Hinom’, uma depressão profunda ao sul de Jerusalém, onde se queimava o lixo, carcaças de animais e corpos de criminosos executados. 

O fogo e a fumaça permanente do lixão queimando criou a imagem que os hebreus nos transmitiram de inferno (Mc 9.48, Ap 20); 

II - Significado: lugar de tormentos e miséria, separado da presença de Deus, há trevas, fogo, não há luz, é quente, desconfortável; foi preparado para o diabo e seus anjos, mas será também o destino dos ímpios por toda a eternidade. 

III - Compartimentos: na parábola do Lázaro e do rico, Jesus diz que ambos vão para o hades, mas separados em locais distintos e opostos: o seio de Abraão ou paraíso e o lugar de tormento, separados por um grande abismo. 

No lugar de tormento não há gozo, há memória do passado, remorso, sede insaciável e condenação definitiva.

II - QUESTÕES IMPORTANTES, PARA ONDE VÃO OS MORTOS?

a.Para onde vão os mortos em Cristo? Os santos do AT iam para o Paraíso. 

Somente após a expiação dos pecados e a ressurreição de Jesus é que os salvos foram levados imediatamente para a presença do Senhor.  

b.Os ímpios vão para a condenação agora? Não, ele vai para o Hades. 

Embora, ao morrer o ímpio já esteja irremediavelmente condenado, a punição eterna só virá depois do julgamento diante do grande trono branco (Ap 20). 

c.Satanás está no inferno? Não, atualmente, ele e suas hostes habitam nas regiões celestiais. 

Após o julgamento final, ele e seus anjos cumprirão uma pena eterna no lago de fogo, sob o senhorio pleno de Jesus Cristo.

d.O castigo é igual para todos? Não, haverá níveis e diferença na intensidade do suplício. 

Os condenados cumprirão uma ordem criada pelo próprio Senhor Jesus [Mt 18.6-7; Mc 12.40; Lc 12.47-48; 17.1-2; 22.22-23; Ap 20.12].

e.A quem se destina o lago de fogo? Foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41), mas todos aqueles que não estão no livro da vida. 

f.O castigo é eterno? (1) Não, o inferno como local dos mortos não é eterno. (2) Sim, o lago de fogo e enxofre é eterno. 

Em ambos os casos, a punição é definitiva (Rm 2.3-9; 2Ts 1.6-9; Hb 6.1-2;10.27-29; 2Pe 2.17; 3.9; Ap 14.9; 21.8);

g.Os ímpios serão aniquilados? Não: “E não temais os que matam [apokteinõ] o corpo e não podem matar [apokteinõ] a alma; temei antes aquele [Deus] que pode fazer perecer [apollumi] no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28; v. Lc 12.5).

Referências

http://intellectus-site.com/site1/artigos/para-onde-vao-os-mortos-os-condenados.html

http://www.dicio.com.br/parabola/

http://www.bibliaonline.com.br/

Dicionário Bíblico Ilustrado

Bíblia Apologética João Ferreira de Almeida

Tags: abismo, aion, alma, bicho, demoio, desespero, escuridão, espirito, eterno, fogo, geena, gehenna, grego, hades, hebraico, inferno, julgamenteo, latim, morte, pecado, profundo, ranger de dentes, sem Deus, seol, sheol, sofrimento, tarnato, tartaro, trevas, verme

Conclusão:

Depois da morte, não haverá mais oportunidade de arrependimento ou salvação. 

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). 

“Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 25:30).

Na Bíblia Sagrada, Deus adverte do juízo final que espera todos os habitantes da terra. 

Lembremos que o Juiz eterno é justo e o fato de você ser rico ou pobre, famoso ou desconhecido não terá nenhuma influência em seu julgamento!

Nem a sua cor, raça, posição social ou crença. 

Haverá um dia em que todos nós ficaremos perante o grande Criador e Senhor para sermos julgados segundo os nossos feitos (leia Mateus 25:32-33).

Na eternidade que nos espera não haverá relógios nem calendários; ninguém falará em anos ou séculos. 

A fumaça do tormento dos pecadores e daqueles que não amavam a Deus ascenderá para todo o sempre – e enquanto isso os salvos estarão no céu, um lugar de paz e alegria, ouvindo músicas celestiais. 

AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA

1. Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!

2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!

3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!

2. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado!

VEM DEPRESSA AMADO MEU  CANTARES 8:14

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.