quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

TRÉS TIPOS DE FÉ..!!!!!*

TEXTO BASÍCO JO 20: 24-31

INTRODUÇÃO




24.Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.

25.Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

26.E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

27.Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

28.E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

29.Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

30.Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.

31.Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Na teologia cristã, existem três tipos principais de fé:

Fé comum ou natural: é a fé que todos os seres humanos possuem, mesmo aqueles que não creem em Deus. É a capacidade de acreditar em coisas que não se podem ver ou tocar. Por exemplo, todos nós temos fé de que o sol nascerá amanhã, mesmo que não possamos vê-lo acontecer.

Fé salvífica ou salvadora: é a fé que nos leva à salvação. É a fé em Jesus Cristo como nosso Salvador. 

A Bíblia diz que "todo aquele que nele crê não será confundido" (Romanos 10:11).

Fé operante: é a fé que nos leva a agir. É a fé que nos motiva a obedecer a Deus e a fazer a sua vontade. 

A Bíblia diz que "a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26).

Fé comum ou natural

A fé comum ou natural é a capacidade de acreditar em coisas que não se podem ver ou tocar. 

Esta fé é essencial para a vida humana, pois nos permite funcionar no mundo. 

Por exemplo, todos nós temos fé de que o sol nascerá amanhã, mesmo que não possamos vê-lo acontecer. 

Também temos fé de que a gravidade nos manterá no chão, mesmo que não possamos vê-la.

A fé comum ou natural também é importante para a nossa vida espiritual. Ela nos permite acreditar em Deus, mesmo que não possamos vê-lo ou tocá-lo. 

A Bíblia diz que "os justos viverão pela fé" (Habacuque 2:4).

Fé salvífica ou salvadora

A fé salvífica ou salvadora é a fé em Jesus Cristo como nosso Salvador. É a fé que nos leva à salvação da alma. A Bíblia diz que "todo aquele que nele crê não será confundido" (Romanos 10:11).

Para sermos salvos, precisamos crer em Jesus Cristo como nosso Salvador. 

Isso significa acreditar que ele morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos. 

Também significa aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador, e nos comprometer a segui-lo.

Fé operante

A fé operante é a fé que nos leva a agir. É a fé que nos motiva a obedecer a Deus e a fazer a sua vontade. 

A Bíblia diz que "a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26).

A fé operante é um dom de Deus. É o Espírito Santo que nos capacita a viver uma vida de fé. 

Quando temos fé operante, somos motivados a fazer o bem, a ajudar os outros e a seguir os mandamentos de Deus.

A IMPORTÂNCIA DA FÉ

Propósito específico: Ensinar ao crente a importância de crer sem esperar recompensas materiais é imprescindível para os seguidores de Cristo Jesus.

A finalidade do livro de João é fazer com que o leitor tenha fé em Jesus. Enfatiza a divindade de Cristo. É o testemunho da pessoa e obra de Jesus. 

O verbo “crer” aparece 96 vezes no livro. Crer não é aceitar doutrinas, mas crer em Jesus Cristo.

TRANSIÇÃO: O texto nos ensina três tipos de fé.

I - FÉ TIPO TOMÉ - VER PARA CRER - (Jo 20:24-29)

O “ver para crer” é muito usado por quem não quer crer. o contexto que levou Tomé a pronunciar tais palavras dá uma visão diferente do que ele falou: Os acontecimentos das últimas semanas dos discípulos; o clima desolador; a morte do Mestre; o temperamento sombrio e pessimista de Tomé abalado pela tragédia do Calvário. Mesmo assim não abandonou sua lealdade e o convívio com os apóstolos. 

Isolou-se. Estava em crise. Tomé não se recusou a crer, mas não estava disposto a uma fé cega. Jesus considerou Tomé sincero e apareceu para tirar a dúvida do seu discípulo. Jesus convidou-o a tocá-lo (v. 26-27). 

A fé foi despertada e Tomé confessou: “Senhor meu e Deus meu”. Da dúvida para a fé, experiência inesquecível. 

Jesus não o repreendeu. Tomé teve coragem de dizer o que sentia. Muitas pessoas condicionam o crer a demonstrações de poder. Só crêem se houver curas, prosperidade, prodígios, experiências que comprovem a sua fé. Pedir sinais a Deus é falta de fé. É ver para crer.

II - FÉ TIPO BEM AVENTURANÇA - NÃO VÊ E ESPERA - (Jo 20:29; Hb 11:1)

Não é a fé baseada em fatos, mas em esperança nas promessas de Deus. Viver como se as promessas de Deus já tivessem se cumprindo. É assim que a fé funciona, não vê e espera. Tomé e os outros discípulos creram porque viram o Senhor (v. 19). 

Alguns não precisaram ver pessoalmente (Jo 20:8). 

Os que não viram e creram são os que aceitaram Jesus depois de sua partida. Crêem pela pregação da Palavra (Rm 10:17). Crer pela fé e não pelo que vê (II Co 5:7). 

A fé não é válvula de escape quando não sabemos explicar algo (I Pe 3:15). É saber o que se crê. É conhecer bem para saber explicar. Crer é também compreender.

III - FÉ QUE LEVA A VIDA ETERNA - (Jo 20: 30-31)

Crer nos sinais que Cristo fez e crer Nele mesmo. 

Os sinais são milagres que provam a divindade de Jesus. Foram os meios escolhidos por Deus para despertar a fé. 

O objetivo de João é fazer com que seus leitores confessem Jesus como o único caminho para a Salvação e único Senhor e Deus. 

A fé genuína só pode conduzir a essa confissão (v. 28). É a fé que conduz à vida eterna (v. 31; Jo 3:36). 

O homem precisa um passo em direção a Jesus para ter vida eterna. Esse passo chama-se FÉ que deve ser acompanhado do ARREPENDIMENTO (At 3:19).

CONCLUSÃO:

Há três tipos de fé:

A fé tipo Tomé: ver para crer.

A fé tipo bem aventurança: não vê e espera.

A fé que leva a vida eterna.

Exemplos de fé:

A Bíblia nos fornece muitos exemplos de fé. Alguns dos mais famosos são:

Abraão, que creu em Deus mesmo quando não entendia o que Deus estava lhe pedindo.

Moisés, que liderou o povo de Israel para fora do Egito, mesmo quando enfrentava grandes adversidades.

Daniel, que permaneceu fiel a Deus mesmo quando foi lançado na cova dos leões.

Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos nossos pecados, mesmo quando não merecia.

Esses exemplos nos mostram que a fé é uma força poderosa que pode nos ajudar a superar qualquer desafio.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.