quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A DEPENCIA DO HOMEM..!!!!!*

TEXTO BASÍCO JO 5: 2-9

INTRODUÇÃO

2.Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3.Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.

4.Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

5.E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

6.E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

7.O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8.Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

9.Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.João 5:2-9

Propósito geral: Evangelístico

Propósito especifico: Fazer com que o ouvinte reconheça que a humanidade está enferma por causa do pecado que separa o homem de Deus.

O mundo é uma grande enfermaria. A situação das pessoas nas ruas. Doentes físicos e espirituais.

O pecado no mundo (Rm 5:19) e a humanidade depende de algo que possa solucionar seus problemas.

TRANSIÇÃO: A dependência do homem apresenta três aspectos.

I - DEPENDÊNCIA DA ESPERA – (v. 3)

Em Betesta havia um tanque milagroso.

Um paralítico esperava uma oportunidade de curar-se há trinta e oito anos. O obstáculo: o próprio tanque. 

A esperança reacendia toda vez que a água era agitada. Não conseguia o seu intento por si próprio. 

Não alcançava a água. Dependia que alguém o ajudasse.

II - DEPENDÊNCIA DA INTERCESSÃO – (v. 7)

O enfermo procurava de intercessores. Era incapaz de fazer por si mesmo. 

Havia necessidade de remover o obstáculo. Dependia de alguém para ajudar. 

Recorrer a terceiros, também incapazes (religiões, bruxarias, quiromancia) não soluciona seu problema. 

Religião não pode interceder pelo homem. Somente o Senhor Jesus Cristo (I Tm 2:5).

III - DEPENDÊNCIA DA PALAVRA – (v. 8)

O homem almeja felicidade e repudia a dor. Apesar dos meios a disposição para a busca da felicidade e da cura espiritual, depende de uma palavra de ordem (v. 6)

Esta é a melhor boa nova que o homem podia ouvir. Sem conseguir atender as exigências da religião para ser curado, chega Jesus e pergunta “Queres ser curado?”

Jesus veio para ser Salvação, vida, justiça, santidade, redenção, glória e todas as coisas para o povo de Deus. 
Jesus disse: “Levanta-te e anda” (v. 8). O paralítico ouviu a Palavra, creu, recebeu vida e foi curado. 

A vida que recebeu foi tão forte que o capacitou a carregar o seu próprio leito (v. 9).

CONCLUSÃO:

A humanidade não está só enferma, está morta. Morta em delitos e pecados (Ef 2:2-3). Tudo que um morto precisa é de vida (v. 25). Éramos inválidos, cegos, estávamos  mortos. 

Jesus veio nos visitar, ouvimos a Palavra viva do Evangelho e passamos da morte para a vida (Jo 5:24).

O segredo de uma vida feliz e cheia de paz está ao nosso alcance. Não há necessidade de buscar felicidade em coisas ocultas. Jesus Cristo está ao nosso alcance, basta ouvir a sua voz (Ap 3:20). 

Devemos e temos que afastar os Betesdas de nossas vidas (Fl 4:5-6).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.