domingo, 7 de janeiro de 2024

O FIM NÃO É O CAOS,MAS A GLÓRIA..!!!!*

TEXTO BASÍCO I TES 4:13-17

INTRODUÇÃO

13.Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

15.Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16.Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

17.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

"E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida".

* A fé cristã não subscreve a visão pessimista da história. 

Não somos fatalistas como pensavam os Estóicos nem hipotecamos apoio à visão cíclica da história como ensinavam os gregos, como se ela estivesse dando voltas, sem rumar para um propósito final.

* A história é teolológica, ou seja, ela caminha para um fim e esse fim não é o caos, mas a glória.

* A história não é como um caminhão sem freio, desgovernado, ladeira abaixo. As rédeas da história estão nas mãos de Deus.

* Ele está assentado na sala de comando do universo e conduzirá a história à sua consumação, onde a verdade triunfará sobre a mentira, o amor sobre o ódio, o bem sobre o mal.

* Quando Deus fechar as cortinas da história, aqueles que zombaram dele serão banidos da sua presença eternamente e aqueles que se deleitaram nele, hão de fruir inefável comunhão com ele pelos séculos sem fim.

Levantamos, aqui, três pontos importantes, para a nossa reflexão:

I - Quando esse fim acontecerá?

A consumação de todas as coisas dar-se-á na segunda vinda de Cristo. Até lá as forças do mal estarão em ação.

O diabo e suas hostes se esbravejarão com indômita fúria, roubando, matando e destruindo vidas. 

Nessa caminhada da história, Deus abriu os portões da graça e está chamando a si um povo, que ele escolheu na eternidade e a quem tem chamado com vocação eficaz pelo santo evangelho.

Quando o número dos eleitos se completar e, todos aqueles por quem Cristo morreu forem eficazmente chamados para a salvação, então, a trombeta de Deus soará, e Cristo virá com grande poder e glória, para consumar todas as coisas, arrebatando sua igreja e redimindo a própria criação do cativeiro da corrupção.

II - Como esse fim acontecerá?

A consumação da história não é uma ação humana, mas uma intervenção divina. Não é uma iniciativa da terra, mas uma operação do céu.

O homem não tem poder de dar sentido à história.

As filosofias humanas não podem conduzir a história ao seu propósito último.

Os sistemas de governo são, também, absolutamente impotentes para cumprir esse desiderato.

O livro da história está nas mãos daquele que está assentado no Trono e somente o Cordeiro de Deus tem poder para abri-lo e desatar-lhe os selos.

Somente Deus é poderoso para conduzir os destinos da história e só ele pode levá-la à consumação final.

Descartamos como uma posição indigna aquela que enfatiza a presença de duas forças iguais e antagônicas no mundo, como se o bem e o mal, a luz e as trevas, Deus e o diabo estivessem no mesmo pé de igualdade, porém, de lados opostos.

Deus sempre governou, soberano, o universo.

Ele jamais perdeu o controle das coisas. Seu trono nunca foi ameaçado.

Ele jamais poderá ser desafiado.

Ele mesmo levará a história à consumação, com a derrota esmagadora de todo o mal e com o triunfo de seu povo.

III - Por que esse fim acontecerá?

Deus levará a história à consumação para a glória do seu nome e para o bem do seu povo.

Tanto Cristo como sua noiva serão honrados ao máximo.

Aquele que morreu, ressuscitou e já está assentado à destra do Todo-poderoso Deus, virá em glória, para buscar sua noiva, a quem ataviou. 

Nesse glorioso dia, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois os vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares.

Entraremos para as bodas do Cordeiro. Habitaremos na Cidade Santa, a Nova Jerusalém. 

Deus mesmo estará conosco e enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Já não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já terão passado.

A eternidade infindável e imperturbável estender-se-á diante de nós, povo amado, escolhido e remido pelo sangue de Cristo, e desfrutaremos, então, para sempre e sempre das venturas benditas que Deus preparou para nós, e que, ainda, nenhum olho viu nem jamais ouvido nenhum ouviu.

Oh! Glória bendita! Oh! Verdade consoladora! Oh! Esperança inaudita!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.