domingo, 21 de janeiro de 2024

SINAIS DE FALSSA RELIGIÃO..!!!!

UMA ANÀLISE DOS  SINAIS DA FALSSA RELIGIÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA BÍBLICA..!!!*

TEXTO BASÍCO II PE 2:1

INTRODUÇÃO

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição."

Como cristãos, é importante que sejamos capazes de discernir a verdadeira fé dos de crenças que podem parecer atraentes, mas que afastam as pessoas de Deus. 

Nesta postagem abrangente do blog, explorarei 12 sinais principais que ajudam a identificar falsas religiões e falsas doutrinas . 

Ser capaz de reconhecer esses sinais pode ajudar a proteger a nós mesmos e aos outros contra o engano.

*Como cristãos evangélicos e carismáticos , acreditamos que a fé em Jesus Cristo revelada na Bíblia é o único caminho para a salvação e a vida eterna. 

No entanto, nem todos os sistemas e crenças religiosas se alinham com a verdade das Escrituras . 

Sempre houve fés falsas que se assemelham ao Cristianismo superficialmente, mas que se desviam da doutrina bíblica de maneiras perigosas.

Sinais de religião falsa

Principais vantagens:

1. A religião falsa distorce a natureza e o caráter de Deus

2. A religião falsa nega a divindade de Jesus Cristo

3. A falsa religião acrescenta ou retira algo das Escrituras

4. A falsa religião minimiza a realidade do pecado

5. A Religião Falsa Promove a Salvação pelas Obras

6. A falsa religião concentra-se em experiências místicas e conhecimentos ocultos

7. A falsa religião carece de poder para transformar vidas

8. A religião falsa é muitas vezes autoritária e controladora

9. A religião falsa nega a Trindade

10. A falsa religião nega a personalidade do Espírito Santo

11. A religião falsa promove profecias e revelações modernas adicionais

12. A falsa religião está enraizada nas vãs filosofias e tradições do homem

Conclusão: 

Apoie-se totalmente em Jesus e nas Escrituras

As falsas religiões e cultos acabam por afastar as pessoas do verdadeiro conhecimento de Deus. 

A Bíblia nos adverte: “Cuide para que ninguém os leve cativos através de uma filosofia vazia e enganosa, que depende da tradição humana e das espirituais deste mundo, e não de Cristo.” (Colossenses 2:8)

QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTO BÍBLICO

Quanto você é um amante da Bíblia? Faça o teste dos crentes virais para descobrir!

Algumas religiões falsas comuns incluem o Mormonismo, as Testemunhas de Jeová, a Ciência Cristã, a Cientologia, a Igreja , o Universalismo Unitário e o Movimento da Nova Era. Muitas religiões orientais e sistemas de crenças pagãos também poderiam cair nesta categoria.

Como cristãos, devemos estar vigilantes contra falsos ensinamentos que se infiltram nas nossas igrejas. 

A Bíblia diz: “…haverá falsos mestres entre vós. Eles introduzirão secretamente heresias destrutivas, até mesmo negando o Senhor soberano que os comprou – trazendo rápida destruição sobre si mesmos.” (2 Pedro 2:1)

Examinar alguns sinais-chave pode ajudar a revelar a falsa doutrina versus a verdadeira fé bíblica:

Principais vantagens:

A religião falsa distorce a natureza, o caráter e a identidade de Deus

A religião falsa nega a divindade de Jesus Cristo e Sua morte e ressurreição

A religião falsa aumenta ou diminui a Palavra de Deus

A religião falsa minimiza a realidade e a natureza do pecado

A religião falsa promove a salvação pelo esforço humano e pelas boas obras

A religião falsa concentra-se em experiências místicas e conhecimentos ocultos

A religião falsa carece de poder espiritual para transformar vidas

A religião falsa é muitas vezes autoritária e focada no controle

A religião falsa nega a Trindade e a personalidade do Espírito Santo

A religião falsa promove textos reveladores e profecias adicionais

A religião falsa está enraizada nas vãs filosofias e tradições do homem

A religião falsa não consegue fazer discípulos devotados a Jesus e às Escrituras

Agora vamos explorar cada um desses sinais com mais detalhes…

I - A religião falsa distorce a natureza e o caráter de Deus

Um dos principais sinais de falsa religião e falsa doutrina é uma visão distorcida de quem é Deus. 

Os cultos e as falsas religiões muitas vezes apresentam uma perspectiva errada da natureza, caráter e atributos de Deus revelados nas Escrituras.

A Bíblia apresenta Deus como supremo sobre toda a criação , existindo eternamente em três pessoas – Pai , Filho e Espírito Santo. As falsas religiões negam ou distorcem a revelação bíblica de Deus de maneiras significativas.

Por exemplo , as Testemunhas de Jeová retratam Jesus apenas como um ser criado, não como um Deus eterno. 

O Mormonismo ensina que Deus já foi um homem finito que conquistou seu caminho para a divindade. Muitas religiões orientais acreditam que Deus é uma consciência ou força universal impessoal, não um pessoal . 

O pensamento da Nova Era apresenta Deus simplesmente como uma versão de nosso próprio ser humano.

O Deus da Bíblia declara: “Eu sou o Senhor, e não há outro, além de mim não há Deus”. (Isaías 45:5). 

Qualquer religião que rejeite o verdadeiro Deus das Escrituras abraça um falso Deus construído a partir da imaginação e do engano humanos.

Como cristãos, devemos ter o cuidado de apresentar Deus com precisão, de acordo com a revelação divina na Bíblia. Falsas ideias sobre Deus levam as pessoas ao engano e às trevas.

II - A religião falsa nega a divindade de Jesus Cristo

Um segundo grande sinal de falsa doutrina é negar ou distorcer a revelação bíblica de quem é Jesus Cristo. 

A Bíblia ensina claramente que Jesus é Deus encarnado – o eterno Filho de Deus, um com o Pai e o Espírito Santo.

A respeito de Cristo, as Escrituras declaram: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1:1). Também afirma: “Pois em Cristo vive corporalmente toda a plenitude da Divindade”. (Colossenses 2:9).

No entanto, as falsas religiões negam a divindade de Jesus e o que as Escrituras revelam sobre Ele. 

As Testemunhas de Jeová afirmam que Jesus é um deus menor criado. 

O Mormonismo diz que Ele é o irmão espiritual de Lúcifer O pensamento da Nova Era apresenta Jesus apenas como um ser humano iluminado ou um mestre espiritual avançado.

Uma cosmovisão bíblica reconhece Jesus como o divino Filho de Deus e único Salvador do mundo. 

Ele é digno de adoração e obediência . 

Qualquer grupo que negue o Cristo bíblico abraça falsas doutrinas.

O apóstolo João adverte:_ “Todo espírito que não reconhece Jesus não é de Deus. 

Este é o espírito do anticristo.”_ (1 João 4:3). Devemos rejeitar qualquer teologia que diminua a identidade divina de Jesus Cristo.

III - A falsa religião acrescenta ou retira algo das Escrituras

A Bíblia contém a revelação completa de Deus à humanidade. 

Nada deve ser acrescentado ou removido dos ensinamentos das Escrituras. As religiões falsas, porém, muitas vezes elevam os seus próprios escritos ou profecias acima da Bíblia.

Cultos como o Mormonismo e a Igreja da Unificação baseiam-se em outros textos como o Livro de Mórmon, a Pérola de Grande Valor ou o Princípio Divino, que eles afirmam expandir a Bíblia. Mesmo muitas denominações elevam fontes externas, como o Livro de Oração , acima da autoridade bíblica.

Deuteronômio 4:2 oferece este aviso:_ “Não acrescenteis ao que eu te ordeno e não subtraias dele, mas guarda os mandamentos do Senhor teu Deus que eu te dou.”_ Apocalipse 22:18-19 adverte ainda: _ “…se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus acrescentará a essa pessoa as pragas descritas neste livro. E se alguém tirar palavras deste rolo de profecia, Deus tirará dessa pessoa qualquer participação na árvore da vida e na Cidade Santa…”_

O verdadeiro Cristianismo centra-se apenas nas Escrituras como sua autoridade. 

A religião falsa corrompe a doutrina bíblica ao complementar textos e profecias extras como se fossem a Palavra de Deus.

IV - A falsa religião minimiza a realidade do pecado

A verdadeira fé reconhece o problema do pecado da humanidade e a necessidade de redenção. 

Sistemas falsos, porém, tendem a minimizar o pecado e suas consequências diante de Deus. Eles pintam a humanidade como geralmente boa e negam a natureza decaída do homem.

A Bíblia define claramente o pecado, declarando: _ “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Romanos 3:23). “Se afirmamos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós.” (1 João 1:8). _ O pecado nos separou de Deus e resulta na morte eterna sem Sua salvação.

Apesar da verdade bíblica, as falsas religiões insistem que a humanidade não é pecadora por natureza. 

Eles afirmam que não exigimos nenhuma transformação radical de nossos corações para sermos aceitáveis ​​diante de Deus. Isto não reconhece a nossa condição de desamparo e necessidade do Evangelho.

Como cristãos, devemos permanecer fundamentados na descrição bíblica do pecado como rebelião e transgressão contra Deus que separa o julgamento de Cristo. 

A falsa doutrina nega a gravidade do pecado e distorce a verdadeira condição da humanidade.

V - A Religião Falsa Promove a Salvação pelas Obras

Um falso ensinamento em muitas religiões e cultos mundiais é a ideia de que a vida eterna pode ser conquistada através do esforço humano e de boas obras. 

No entanto, a Bíblia declara que a salvação é um dom gratuito de Deus recebido somente pela fé em Cristo:

“Pois vocês são salvos pela graça , por meio da fé – e isto não vem de vocês, é dom de Deus – não pelas obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9).

Os sistemas baseados em obras que alimentam o orgulho incluem:

Rituais do templo mórmon pensados ​​para garantir a salvação.

O ministério público das Testemunhas de Jeová visa ganhar a vida eterna.

Técnicas espirituais da Nova Era projetadas para alcançar a iluminação.

Meditação oriental, ioga ou disciplinas monásticas buscadas como caminhos para Deus.

Insistência católica romana de que a fé mais os sacramentos administrados pelos padres são essenciais para a salvação.

As igrejas liberais ensinam vagamente que viver uma vida boa e fazer a vontade de Deus nos dá o céu .

A Bíblia rejeita qualquer tentativa de fabricar santidade ou abrir caminho para o céu fora da obra consumada de Cristo. 

Jesus declarou:_ “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”_ (João 14:6). 

Deve-se tomar muito cuidado para evitar qualquer doutrina de salvação pelo esforço humano.

VI - A falsa religião concentra-se em experiências místicas e conhecimentos ocultos

Buscar encontros místicos e explorar conhecimentos espirituais secretos são temas comuns na religião falsa. 
Muitos cultos e religiões orientais prometem chaves metafísicas para desbloquear planos superiores de consciência, insights profundos e verdades ocultas.

Contudo, a Bíblia não exalta experiências místicas ou gnose secreta. 

O foco das Escrituras é conhecer a revelação objetiva de Deus através de Cristo conforme revelada no texto. práticas ocultistas condenadas nas Escrituras.

O apóstolo Paulo , por exemplo, renunciou às suas antigas atividades místicas como “lixo” em comparação com a excelência do conhecimento de Cristo (Filipenses 3:8). Sua oração foi para que todos pudéssemos “compreender quão largo, longo, alto e profundo é o amor de Cristo” através da palavra de Deus, não de práticas místicas (Efésios 3:18-19).

Como cristãos, não temos necessidade de procurar chaves místicas, técnicas espirituais manipuladoras ou fórmulas mágicas. Recebemos a plena revelação da verdade necessária para a salvação e uma vida piedosa na palavra de Deus.

VII - A falsa religião carece de poder para transformar vidas

Um sinal vital da verdadeira fé bíblica é o seu poder de transformar radicalmente vidas. 

O Espírito Santo aplica o Evangelho para converter pecadores e capacitar os crentes a crescerem no caráter piedoso e nas boas obras.

Em contraste, as falsas religiões, em última análise, carecem de poder para trazer mudanças . Sem o Espírito, a conformidade exterior com regras e rituais permanece vazia. 

Desejos ímpios, vícios e comportamentos carnais não são controlados.

A Bíblia promete:_ “se alguém está em Cristo, a nova criação já veio: o velho já passou, o novo está aqui!”_ (2 Coríntios 5:17). 

A religião falsa não pode replicar esta sobrenatural de vidas pecaminosas para novas criações em Cristo.

Formas vazias de piedade sem corações transformados são religiões sem valor: _ “tendo uma forma de piedade, mas negando o seu poder. Não se envolva com essas pessoas.” _ (2 Timóteo 3:5). 

Devemos confiar plenamente no poder do Espírito, e não em religiões falsas desprovidas de poder.

VIII - A religião falsa é muitas vezes autoritária e controladora

Os cultos e as falsas religiões geralmente usam o medo , a manipulação e as ameaças para exigir obediência a líderes . 

Os seguidores tornam-se dependentes do grupo, incapazes de questionar ou sair sem medo de condenação.

Por outro lado, a verdadeira fé dá espaço para o Espírito Santo guiar a consciência dos crentes. 

Embora alguma estrutura e liderança sejam benéficas, a submissão forçada a figuras de autoridade controladoras é perigosa. Os líderes na fé bíblica são servos, não tiranos.

Cuidado com os grupos que categorizam as pessoas em um sistema hierárquico baseado no comprometimento e na conformidade. Cuidado com qualquer igreja que exija total lealdade e proíba dissidência ou comunhão externa. 

Os falsos mestres muitas vezes atraem os discípulos a si mesmos, e não a Jesus Cristo. 

Devemos rejeitar o abuso espiritual e o controlo legalista disfarçados de submissão piedosa.

IX - A religião falsa nega a Trindade

A doutrina da Trindade identifica Deus como um ser que existe eternamente em três pessoas divinas coiguais – Pai, Filho e Espírito Santo. 

Isso sustenta o monoteísmo ao mesmo tempo em que explica a distinção de Deus entre o eu e a interação, à medida que o Pai se dirige ao Filho e envia o Espírito.

As falsas religiões, contudo, negam a natureza trina de Deus, muitas vezes alegando que Deus é apenas uma pessoa. Por exemplo:

As Testemunhas de Jeová reconhecem apenas o Pai, a quem chamam de Jeová.

Os pentecostais unicistas afirmam que Deus apenas se manifesta às vezes como Pai, outras vezes como Filho ou Espírito - mas Ele não é três pessoas distintas.

Os Mórmons acreditam que o Pai, o Filho e o Espírito são três deuses separados.

As visões da Nova Era geralmente negam que Deus seja pessoal ou trino.

Rejeitar a Trindade mina diretamente a revelação bíblica sobre a natureza de Deus. 

Deixa uma imagem incompleta de Deus, faltando a riqueza da diversidade e do relacionamento dentro da Divindade. 
Defender a Trindade é essencial para a sã doutrina.

X - A falsa religião nega a personalidade do Espírito Santo

Além de atacarem a Trindade, grupos de culto como as Testemunhas de Jeová negam a personalidade do Espírito Santo. 

Eles consideram o Espírito simplesmente como uma força ativa impessoal, eletricidade ou poder de Deus.

Mas as Escrituras revelam que o Espírito é uma pessoa divina, coigual ao Pai e ao Filho. 

Jesus falou do Espírito como “Ele” e não “isso” – um ser pessoal consciente, não alguma energia cósmica mística.

O Espírito Santo age, pensa, fala, entristece e instrui. Ele ora em nosso favor, testifica da verdade, tem comunhão conosco e concede dons espirituais . Isso reflete a personalidade.

Rejeitar a personalidade do Espírito leva a visões místicas e da Nova Era do Espírito como um poder místico irracional ao qual se pode recorrer. 

Na verdade, Ele é a terceira pessoa da Trindade enviada por Deus para habitar nos crentes.

XI - A religião falsa promove profecias e revelações modernas adicionais

As religiões falsas muitas vezes buscam autoridade reivindicando novas profecias, revelações e escritos inspirados além da Bíblia. Mas a Escritura adverte: “Não vá além do que está escrito”. (1 Coríntios 4:6).

Os grupos que reivindicam profecias modernas especiais incluem:

Mórmons creditando os escritos de Joseph Smith como iguais às Escrituras.

Seitas que invocam profecias de seus líderes contemporâneos.

Extremistas carismáticos que confiam em supostas novas palavras de Deus.

Místicos promovendo novas revelações espirituais da Luz Interior ou de entidades espirituais canalizadas.

No entanto, a Bíblia é uma revelação divina completa, nosso único guia infalível. 

Nada deveria ser imposto à consciência dos crentes além das Escrituras. O cânon está fechado e contém tudo o que precisamos para a salvação e a piedade.

XII - A falsa religião está enraizada nas vãs filosofias e tradições do homem

A religião falsa origina-se da imaginação humana, não da revelação divina. 

As doutrinas baseiam-se em experiências místicas, filosofia abstrata e tradições criadas pelo homem, e não na Bíblia.

O Senhor repreendeu aqueles que abandonaram Seus mandamentos de guardar as tradições dos homens:_ “Vocês abandonaram os mandamentos de Deus e estão se apegando às tradições humanas.”_ (Marcos 7:8). 

Filosofias vãs também minam a fé sã: _ “Cuide para que ninguém os leve cativos por meio de filosofias vazias e enganosas.” _ (Colossenses 2:8).

Crenças falsas devem ser testadas segundo os padrões das Escrituras. 

Devemos rejeitar qualquer filosofia ou tradição que contradiga a Palavra de Deus. 

Nossa fé e prática devem derivar de Sua revelação imutável, e não de ideias mutáveis ​​da cultura humana.

Conclusão: 

Apoie-se totalmente em Jesus e nas Escrituras

Concluindo, confiando nos sinais descritos nas Escrituras, podemos discernir melhor a verdadeira fé bíblica da religião falsa. 

Examinar os ensinamentos de um grupo sobre Deus, Cristo, salvação, experiências espirituais e revelação moderna ajuda a expor o engano. Comparar as crenças com as Escrituras nos protege do erro.

Acima de tudo, o verdadeiro Cristianismo centra-se inteiramente em Jesus Cristo como Senhor e na Bíblia como autoridade única. 

Qualquer doutrina que minimize a divindade de Cristo, negue a Trindade, enfraqueça a verdade bíblica ou funda a fé com outras religiões afasta-se da pureza do Evangelho.

Sejamos vigilantes contra a religião falsa! 

A Bíblia adverte que os professores introduzirão secretamente heresias destrutivas. 

Devemos desenvolver o discernimento e permanecer firmes na fé histórica e apostólica transmitida nas Escrituras.

O caminho mais seguro a seguir é confiar completamente em Jesus Cristo e na vivificante como nosso único guia e autoridade em todas as questões de fé e vida piedosa. 

Nosso Salvador e Sua Palavra inspirada nunca enganarão aqueles que confiam totalmente Nele.

Autor: Pastor Duque Taber

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.