sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

O PLANO REDENTOR DE DEUS..!!!!!

TEXTO BASÍCO JO 3:16

INTRODUÇÃO

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

O plano redentor de Deus é o plano que Ele estabeleceu para salvar a humanidade do pecado e da morte. 

Esse plano é baseado no amor de Deus por Seus filhos e na Sua vontade de que todos tenham a oportunidade de viver com Ele para sempre.

O plano redentor começou no Jardim do Éden, quando Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança. 
Deus deu ao homem e à mulher a liberdade de escolher entre o bem e o mal. 

No entanto, eles escolheram pecar, o que os separou de Deus.

Como resultado do pecado, o homem e a mulher foram expulsos do Jardim do Éden e condenados à morte física e espiritual. No entanto, Deus não os abandonou. 

Ele prometeu que enviaria um Salvador que os redimiria do pecado e da morte.

Esse Salvador é Jesus Cristo. Jesus é o Filho de Deus, e Ele nasceu de uma virgem, Maria. 

Ele viveu uma vida perfeita e sem pecado, e Ele morreu na cruz para pagar pelos pecados da humanidade.

A morte de Jesus Cristo é o ponto central do plano redentor de Deus. Por meio da Sua morte, Jesus satisfez a justiça de Deus e abriu o caminho para a salvação.

A salvação é um presente gratuito de Deus, que é oferecido a todos que creem em Jesus Cristo. 

Quando uma pessoa crê em Jesus Cristo, ela é perdoada de seus pecados e recebe a vida eterna.

O plano redentor de Deus é um plano de amor e graça. É um plano que nos oferece a oportunidade de ter um relacionamento com Deus e de viver com Ele para sempre.

Aqui estão alguns dos principais elementos do plano redentor de Deus:

A) O amor de Deus: O plano redentor é baseado no amor de Deus por Seus filhos. 

Deus ama a todos, inclusive os pecadores. Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós porque nos ama.

B) A escolha do homem: O homem tem a liberdade de escolher entre o bem e o mal. 

A queda do homem no pecado foi uma escolha livre dele. No entanto, Deus deu ao homem a oportunidade de ser salvo por meio de Jesus Cristo.

A morte de Jesus Cristo: A morte de Jesus Cristo é o ponto central do plano redentor. Por meio da Sua morte, Jesus satisfez a justiça de Deus e abriu o caminho para a salvação.

C) A fé em Jesus Cristo: A salvação é um presente gratuito de Deus, que é oferecido a todos que creem em Jesus Cristo. 

Quando uma pessoa crê em Jesus Cristo, ela é perdoada de seus pecados e recebe a vida eterna.

O plano redentor de Deus é um plano maravilhoso que oferece a esperança de vida eterna para todos que creem em Jesus Cristo!!!!!!!.

Há três palavras em grego que traduzem redenção:

A) Agorazo: Comprar no mercado. Essa palavra nos dá a ideia de um mercado de escravos.

B) Exagorazo: Comprar e tirar do mercado. Ser redimidos equivale a não continuar expostos à venda.

C) Lutroo: Soltar. Pôr em liberdade mediante o pagamento de um preço.

Essas três palavras nos ajudam a entender que fomos escravos do pecado porque Satanás tinha o controle pleno de nossas vidas, mas Cristo Jesus se fez homem para rasgar os decretos existentes contra nós, anulando seus efeitos na Cruz do Calvário. 

O sangue derramado foi o preço que Cristo pagou para nos fazer livres da escravidão. Sua morte na Cruz nos deu plena liberdade. Dessa maneira, fomos redimidos do pecado.

I - Redenção Espiritual

Uma pessoa não pode mudar da noite para o dia, salvo pela obra redentora de Cristo na Cruz. 

Muitos se conformaram levando uma vida de religiosidade sem meditar nos benefícios que o Senhor nos legou por meio de Seu sacrifício.

II - O valor de uma alma

Jesus disse em Marcos 8:36: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?  

Para Deus o valor de cada alma é incalculável, Ele demonstrou isso ao entregar Seu próprio Filho por nós. 

Em I Pedro 1:18 e 19 diz: “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver; transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito“. 

Jesus pagou o preço mais alto que alguém possa pagar por nossa redenção.

III - A Cruz quebra a maldição

Jesus sabia que vinha a este mundo para cumprir uma das missões mais delicadas: A redenção do mundo. 

Ele estava consciente de que se não o fizesse, não haveria uma segunda oportunidade de salvação para a humanidade. Por isso, Deus Pai enviou Jesus a esse mundo como Cordeiro de expiação; a Cruz do Calvário era o único sacrifício viável para nos exonerar do pecado de nossos corações e nos libertar. 

A vontade do nosso Pai Celestial era que Jesus redimisse a humanidade, razão pela qual, preparou um corpo humano para que Seu Filho se encarnasse nele, apresentando-se como sacrifício expiatório, agradável e aceito por Deus.

IV - A Cruz cancela os argumentos

Em Colossenses 2:14 diz: …tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. Todos os argumentos que Satanás tinha contra você foram anulados na Cruz do Calvário. 

Aquilo que lhe condenava foi tirado de nosso meio e cravado nela. 

Graças a isso, o Senhor Jesus despojou os principados e as potestades demoníacas, exibindo-os publicamente e triunfando sobre eles.

O Senhor trocou a maldição, deixou-a de lado, fazendo com que ela perdesse todo seu poder sobre todos os que nEle Crê. 

Em Gálatas 3:13 diz que Jesus nos resgatou da maldição da lei (lei do pecado), e em troca nos deu Sua bênção, que é a mesma bênção que Deus deu a Abraão e à sua descendência, e que agora, pela fé em Jesus Cristo, podemos recebê-la para fazer parte de nossa vida.

V - Viver a revelação da Cruz

Para obter a plenitude em Cristo que muda tudo na nossa vida, é necessário que cada um viva e experimente a revelação da Cruz, precisamos busca-la e vivê-la diariamente, integrados no corpo de Cristo que é a igreja. 
Quando nos convertemos de verdade, o Espírito Santo transforma nossa vida de uma maneira sobrenatural.

O Apóstolo Paulo disse em Gálatas 2:20: “Fui crucificado com Cristo. 

Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. 

A vida que agora vivo no corpo vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

Quando entendemos o poder da Cruz, conseguiremos aplicar com sucesso essa revelação em nossa vida. Todos os dias conseguiremos levar nossa natureza carnal, pensamentos ruins, o orgulho, nossa autossuficiência, debilidades e fraquezas, diante da Cruz do Calvário, podemos deixar tudo na cruz e recomeçar para vencer vivendo a salvação, gerando a cada dia, mudanças relevantes em nossas vidas.

Todos nós éramos escravos do pecado; porque Satanás tinha o controle pleno de nossas vidas, mas Cristo se fez homem para tomar a ata de decretos existente contra nós e anulá-la na Cruz do Calvário. Seu sangue derramado foi o preço que pagou para nos fazer livres da escravidão.

Para vivermos esta salvação, só precisamos crer, se arrepender dos pecados cometidos, reconhecer a Jesus Cristo como Messias, como Senhor e Salvador, aceitando o sacrifício dEle por nós e confessando a nossa fé, esta poderosa verdade sobre Cristo a nosso favor, diante de Deus e dos homens.

Prática: Vamos orar pedindo ao Senhor Deus para nos dar a revelação da Cruz. Peça ao Senhor que lhe ensine a dar o mesmo valor que Ele dá a cada alma, para cada pessoa, nosso alvo são as vidas salvas!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.