quarta-feira, 17 de maio de 2023

IZABEL - mãe de João Batista*

TEXTO BASÍCO LC 1: 12-17

INTRODUÇÃO

"E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.

Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,

Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,

E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Lucas 1:12-17"

HISTORIA

Zacarias, e Isabel era da descendência de Arão. Assim, os seus pais eram ambos da tribo de Levi. 

Isabel e Zacarias eram da linhagem sacerdotal.

Zacarias, seu esposo, teria de ministrar no templo diante do Senhor. 

Era o seu turno. O turno de Abias. Chegara a sua vez… Era a sua vez de adorar “face a Face” o seu Deus maravilhoso, que operava maravilhas no passado e prometia enviar o seu “Messiah” (Messias) prometido naquela geração, de acordo com as profecias de Daniel (cap. 

9). Apresentar-se diante do Deus Todo-Poderoso era algo muito sério e requeria total consagração. 

Dedicação em santidade…

Zacarias levou o incenso para apresentar ao Senhor no lugar santo. E, naquele momento único e especial, Deus enviou o anjo Gabriel para trazer uma mensagem a Zacarias. “E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. 

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. 

E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” (Lc 1.12-17).

“E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.” (Lc 1.24-25).

A Bíblia descreve Isabel e seu esposo Zacarias, como pessoas justas e irrepreensíveis, profundamente dedicadas e comprometidas com os mandamentos do Senhor (Lc 1:6).

O nome Isabel significa “Deus é meu juramento” ou “meu Deus prometeu”. Isabel vem do hebraico ‘elisheba,

SITUAÇÃO

Isabel já é identificada com uma mulher de idade avançada (Lucas 1:7,18). Mesmo sem ser mãe, ela não é relatada como amargurada e, muito menos, que se irava contra Deus, mas que era irrepreensível em sua servidão a Ele (Lucas 1:6).

Naquele tempo uma mulher estéril significava maldição, era humilhante não ter filho, mas como Deus tem seus planos e seu tempo, somente quem aprendeu a confiar e esperar em Deus alcança o milagre.

TRISTEZA

Uma coisa que angustiava muito as famílias do Antigo Testamento, mas principalmente as mulheres, era a incapacidade de gerar filhos. A mulher que não gerava filhos era chamada de “galhos secos”, havia a perspectiva de um futuro sem produtividade, um futuro sem frutos no casamento.

Sendo considerada como um “ramo seco”, a mulher estéril era frequentemente rejeitada, banida ou então vista como uma nulidade. Uma família numerosa, com muitos filhos era considerada uma grande alegria e fonte de bençãos.  Sl 127

ALEGRIA

E, no sexto mês, sua prima Maria também recebeu a graça especial de Deus para ter um filho: o “salvador da humanidade”. Para Isabel, ela se escondia porque pensava que as pessoas poderiam interpretá-la incorretamente por ser “velha, estéril e sonhadora”: e, agora, estava grávida… Já sua prima Maria, recebera o maravilhoso privilégio de ser a “mãe do Messias prometido”, entretanto, com um alto preço: ela estava noiva, comprometida para o casamento, e o seu filho fora concebido por obra do Espírito Santo.

No encontro de Maria e Isabel, as crianças no ventre estavam cheias do Espírito Santo e elas cantaram em adoração por tão grande dádiva: fazer parte dos planos de Deus.

Maria e Isabel se alegravam intensamente com sua missão. O Espírito Santo as enchia e as capacitava para tão gloriosa e difícil tarefa.

LIÇÃO

Zacarias poderia ter se eximido de sua responsabilidade, divorciando-se de Isabel. 

Na sociedade daquela época, esterilidade era um motivo comumente aceito para o divórcio. 

Ele poderia ter se livrado dela, ter se casado com uma mulher mais jovem e ter tido filhos com ela, tirando aquela horrível maldição de sobre as suas costas. Muitos outros teriam tomado esse caminho. Mas não Zacarias. 

Em vez disso, ele orou (Lc. 1:13).

Ele entregou o caso para a única pessoa que poderia fazer alguma coisa. E, embora eu não possa provar, imagino que ele tenha orado junto com Isabel, o que significa que ele ministrava às necessidades dela. 

Ele era também um homem da Palavra (Lc. 1:67-69). Por isso, ele provavelmente compartilhava com sua esposa as grandes Escrituras do Velho Testamento, as quais a consolavam e encorajavam em sua luta.

Deus nem sempre dá de acordo com o que pedimos e, com certeza, nem de acordo com o que merecemos. 

Ele dá de acordo com as riquezas da Sua graça. Ele dá “infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Ef. 3:20). 

E Ele ama fazer isso para quem confia nEle e Lhe obedece, mesmo nas situações mais impossíveis.

Significado dos nomes:

Zacarias = O Senhor se lembra

Izabel = o juramento de Deus

João  = o Senhor é grandioso

VAMOS ORAR

Pai em nome de Jesus quero te agradecer porque o Senhor se lembra de mim nunca me esquece, que o seu juramento sua aliança para comigo sua fidelidade nas suas promessas, é que me faz prosseguir em te conhecer, sabendo que a seu tempo se cumprirá sua vontade em minha vida, o senhor é grandioso, tremendo e maravilhoso, Deus Pai, soberano, que suas mãos me sustentem como sustentou Izabel em sua condição e mesmo assim ela não pecou contra ti. Amém

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.