quarta-feira, 17 de maio de 2023

HULDA -a profetisa que mudou uma nação*

TEXTO BASÍCO II RS 22:11-20

INTRODUÇÃO

Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.

E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:

Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.

Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram.

E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:

Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.

Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.

Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:

Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.

Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.2 Reis 22:11-20


HISTÓRIA

Josias promove verdadeiro avivamento. 2ª Reis 22:11 a 20

Depois de escondido para não ser assassinado, Josias foi apresentado como rei aos oito anos de idade. 

Josias foi coroado rei em resposta aos inimigos de seu pai, permanecendo durante trinta e um anos à frente de Judá (639-609 a.C). 

Foi o décimo sexto rei de Judá, fixado na capital Jerusalém. Josias quebrou a sequência maligna da idolatria, corrupção e apostasia no reino de Judá desde de Manassés seu avô, passando por seu pai Amon. Josias. 

Fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda" (2 Cr 34.2).

Josias foi corajoso e valente - interferiu na política e na religião de seu país e até do país vizinho. 

Josias havia introduzido reformas religiosas, e estava empenhado na restauração do Templo. 

Josias de certa forma sabia da situação lastimável de idolatria que havia tomado o povo. 

Entretanto, o rei teve a real noção de quão grave era a situação quando ouviu a leitura do Livro da Lei encontrado no Templo.

Ao ouvir as palavras do Livro, Josias temeu a ira do Senhor, pois teve consciência do estado de desobediência em que o povo havia andado desde os seus antepassados (2 Rs 22:11-23:3).

A ordem de consultar o Senhor, naquele contexto significava pedir um parecer profético sobre aquela situação. Para que pudesse entender perfeitamente a situação, ele precisava de um oráculo profético. 

Nesse momento entra em cena nossa irmã Hulda.

I Reis 22:14 Então, o sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Ticva, filho de Harás, e lhe falaram. 

Ela habitava na cidade baixa de Jerusalém.

Observe que foram sacerdotes procurar Hulda, não era qualquer pessoa.

ÉPOCA

No tempo de Deus ela foi tirada do anonimato e foi usada para transmitir uma mensagem muito dura contra o povo de Judá, no reinado de Josias, filho de Amom e neto de Manassés, que foram reis perversos que levaram a nação inteira a dar as costas para Deus e voltar-se para a idolatria mais perversa que a Bíblia registra.

Assim como Débora, Hulda foi procurada por aqueles homens, na ocasião, enviados por Josias. 

Isso significa que, diferente dos homens ordenados por Deus como profetas diante do povo no Antigo Testamento, não há registro bíblico dessas mulheres profetizando publicamente perante a nação, isto é, reunindo o povo para dizer: “Assim diz o Senhor”. 

Essas mulheres proclamaram a mensagem Divina em particular, de modo que as pessoas foram até elas.

O fato de Hulda ter sido a pessoa procurada, mesmo tendo grandes profetas como Jeremias e Sofonias vivendo em seu tempo. O texto bíblico dá a entender que Hulda reconhecia o seu lugar como profetisa, mas ela só entrou em ação quando foi solicitada.

Uma mulher para ser consultada por um rei, nestas circunstâncias, só se tivesse ótimo testemunho de seu ministério, caráter, seriedade, integridade. Com certeza era uma mulher de oração e jejuns e DEUS lhe revelou a mensagem importante que mandou ao rei Josias.


SITUAÇÃO

"Então Hilquias, e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum... E ela lhes disse: 

Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá" (2 Cr 34:22-24).

A profetisa Hulda foi uma mulher de Deus que teve um papel significante para a história de seu povo, ainda que de modo muito passageiro. Todavia, o que importa é a qualidade de seu trabalho, e não a extensão de seu ministério. 

Hulda soube colocar-se discreta e humildemente no lugar que Deus reservou a ela. Mas, no momento certo, entregou a mensagem de condenação de Deus ao povo de Judá, que, de maneira contumaz, afastara-se dos caminhos do Senhor.

SOFRIMENTO

Ter que declarar o castigo sobre o povo pela desobediência, falar sobre a ira de Deus, é muito sofrimento ao meu ver, pois com certeza ela sentiu as dores daquele povo que seria destruído, não deve ter sido fácil ter que falar tudo isso, fora o risco de vida que estava enfrentando, se o Rei não aceitasse poderia mandar matar ela e toda sua família, mas ela não temeu e falou tudo o que Deus mandou.

Quando sabemos que é Deus falando através de nós não tememos nada, enfrentamos as consequências das críticas.

ALEGRIA

Hulda foi ela a pessoa escolhida por Deus soberanamente para proclamar a sua vontade naquela ocasião. 

A resposta do Senhor pela boca de Hulda (2Cr 34:23-28), de ter sido escolhida por Deus para revelar os propósitos dEle , a alegria de ter sido vista por Deus para ser sua boca na terra, Deus é lindo e fiel.
Espere o momento certo, Ele irá te usar como você nunca imaginou e também irá confirmar tudo aquilo que Ele já tem dito através da sua vida! HULDA marcou a história de Israel com a sua palavra profética, alertando o povo para buscar o seu Deus e entender a seriedade da vida e das escolhas.

Mulheres nesse período terem uma participação limitada nos cargos religiosos, é raro existiram mulheres que ultrapassaram essas barreiras e exerceram funções que normalmente eram atribuídas aos homens.


LIÇÃO

Deus nos mostra através da vida de Hulda que o conhecimento de Deus, a revelação divina, não é só encontrado dentro de palácios, sacerdotes, intelectuais da Bíblia.

Deus, nos revela que existe profeta, que às vezes nem sabem ler, escrever, não tem nem uma faculdade de teologia, bacharel em nada, mas ; quando dá lugar para Deus e abrem a boca, resolve qualquer problema por causa da sua intimidade com Ele.

E, também Deus mostra através da vida de Hulda que: Ninguém está escondido, ou esquecido, ou desprezado demais que não possa ser lembrado, e procurado por Ele. 

Hulda era profetiza, e ouvia a voz de Deus. Creio que muitos nem valorizavam as palavras de Hulda, mas quando alguém quer fazer a diferença, esta pessoa, sempre terá a participação especial da parte de Deus. E, assim foi com Hulda, chegou o momento de Deus; confirmar as palavras, e o ministério da vida de Hulda. E, isto foi perante os reis, e sua comitiva e os plebeus.

Uma mulher profundamente devota, colocou seus dons espirituais recebidos de Deus á disposição do Senhor e foi obediente e fiel ao transmitir a palavra de Deus para o seu povo. Por causa disso houve um reavivamento da consciência e das práticas religiosas de sua nação na fidelidade a Deus.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de jesus quero entregar a seu serviço os dons dados pelo Seu Espírito Santo, sei que nada é meu, não posso usa-los sem unção e Poder da Sua parte, por isso te peço como Hulda era reconhecida como mulher confiável e digna de confiança, faça-me também útil com os dons que me deste, que eu possa abençoar, instruir e ajudar cada pessoa que coloque em minhas mãos. Eu te amo e quero ser a mensageira Tua nessa terra. Amém

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.