sexta-feira, 19 de maio de 2023

GÔMER-UMA MULHER INFIEL COM UMA MESAGEM PODEROSA*!!

TEXTO BASE OSÉIAS 1: 2

INTROUÇÃO 

"Gômer é a esposa adúltera do profeta Oséias. Deus disse a Oséias que se casasse com uma esposa que fosse infiel como testemunha ao povo de Israel de sua infidelidade a Deus. Ele disse: "Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor" (Oséias 1: 2)". 

Os estudiosos têm opiniões divergentes sobre quem Gômer realmente era. 

Alguns acreditam que ela era uma prostituta do templo, o que era comum na adoração de Baal. 

Outros pensam que ela era uma mulher cuja vida foi impulsionada por seus desejos sexuais. 

As Escrituras não dizem com certeza se ela era uma prostituta do templo ou uma meretriz.

Conhecemos Gômer pelo que ela faz quando Oséias se casa com ela. 

As escrituras dizem que ela se casou com ele e lhe deu três filhos. Durante o casamento, Gômer é infiel a Oséias. Ela continua a ter casos com outros homens.

A Bíblia afirma que Gômer era filha de um homem chamado Diblaim (Oséias 1:3) e que ela deu à luz três filhos a Oséias, dois homens e uma mulher.

Os filhos de Gômer e Oséias 
Não podemos saber quem foi Gômer sem falar sobre seus filhos. 

As escrituras nos dizem que ela teve três filhos. Essas crianças são Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. 

Cada um desses nomes tem um significado significativo que continua a mostrar a grandiosidade de Deus.

Jezreel é um nome que significa "dispersão". Esta é uma referência ao julgamento que Deus trará sobre Seu povo. 
O nome também se refere ao famoso Vale de Jezreel. Neste vale o sangue foi derramado quando Jeú massacrou a família real em 2 Reis 10-11. 

Apenas a menção do nome Jezreel deve lembrar os israelitas de como eles subiram ao poder e quão rapidamente eles podem cair. 

Deus escolheu este nome e disse porque "eu quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel" e o povo seria disperso por toda a Assíria (Oséias 1:5)


O segundo filho de Gômer foi uma menina chamada Lo-Ruama, que significa "Não amada" ou "Sem misericórdia". 

O nome é um símbolo de que Deus não mais amará Seu povo. Ele não os perdoará mais e em 722 a.C. acontece a destruição de Israel com a invasão dos assírios. Deus disse: "porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei" (Oséias 1:6).

O terceiro filho de Oséias e Gômer tem o nome mais interessante. Lo-Ami significa “não meu povo”. 

Este nome refere-se à aliança que Deus fez com o Seu povo. 

Deus repetidamente diz: “Eu serei o seu Deus; vocês serão meu povo” (Ex 6:7; Lv 26:12; Jr 32:38). 

O nome dado ao terceiro filho de Gômer é uma indicação de que a aliança entre Deus e Israel será quebrada. 

Deus falou: "porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus" (Oséias 1:9).

Os israelitas saberiam o que esses nomes significavam. Eles saberiam que Gômer foi infiel a Oséias. A questão permanece; eles prestariam atenção e mudariam seus caminhos?

Por que Gomer continuou deixando seu marido?

Depois que essas crianças nasceram, a esposa de Oséias, Gômer, voltou para "prostituição", "adultério" (Oséias 2:2) e "agiu vergonhosamente" (Oséias 2:5) enquanto "procurava seus amantes" (Oséias 2:7). 

Em vez de dizer a Oséias para se divorciar de sua esposa adúltera, como teria sido permitido pela lei judaica, Deus o instruiu: "Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo aadúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel; mas eles olham para outros deuses, e amam os bbolos de passas" (Oséias 3:1).

Obviamente, não sabemos os detalhes do casamento de Oséias e Gômer. Podemos inferir que, sendo Oséias um profeta de Deus, tratou Gômer como um marido deveria, de acordo com os costumes da época. 

Então, por que ela continuaria indo embora?


Deus estava usando este casamento para provar um ponto. 

Ele queria que os israelitas se lembrassem do que Deus havia feito por eles e se afastassem de seus caminhos pecaminosos. Gômer estaria com o marido e a vida era boa. 

Esta é uma imagem de quando Israel estava com Deus. 

Ele os abençoou abundantemente. Ele os conduziu à terra quem mana leite e mel.

Jessé, o pai do rei Davi

Merabe, a filha mais velha do rei Saul

ATALIA, única rainha da monarquia de Judá

Quando Gômer partiu, Deus usou essa ação para mostrar ao Seu povo o estado em que se encontravam. 

Eles haviam esquecido seu primeiro amor. Eles haviam se afastado Dele.

As idas e vindas de Gômer eram um símbolo de como os israelitas viviam para seu Senhor. 

Eles viriam a Ele e então se afastariam. 

Este foi um ciclo vicioso que Deus estava mostrando através do casamento de Gômer.

Oséias obedeceu à ordem de Deus e "comprou-a por quinze siclos de prata e um ômer e um lethech de cevada" (Oséias 3:2; Êxodo 21:32), a cevada era a ração de um escravo. 

A busca de Gômer por outros homens a levou à escravidão, onde ela era vista como valendo apenas metade do valor de mercado, tornando-a praticamente inútil aos olhos da sociedade. 

Jesus disse, "todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado" (João 8:34). 

Os israelitas foram escravizados em seu pecado de idolatria e precisavam da intervenção de Deus, assim como Gômer precisava do resgate e perdão de Oséias. 

Deus prometeu a Israel: "E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 

E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor" ( Oséias 2:19–20). 

Ele também fez promessas em relação aos nomes dos filhos quando disse: "e a terra atenderá ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e estes atenderão a Jizreel. E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!" (Oséias 2:22-23).

O que esta história nos ensina sobre o evangelho?

A história de Gômer é uma mensagem poderosa para os israelitas de sua época e para os cristãos de hoje.

Ela personificava as ações dos israelitas. Eles continuariam este ciclo de arrependimento, redenção e restauração. 

Deus era seu marido, e eles estavam cometendo adultério com a adoração de ídolos. 

A idolatria é uma forma espiritual de prostituição. 

Em nosso relacionamento com Cristo, devemos ser fiéis. Devemos mantê-LO no centro de tudo o que fazemos.

Deus queria incansávelmente um relacionamento com Seu povo. 

Ele queria abençoar os israelitas e dar-lhes uma vida cheia de alegria. 

Eles estavam tão atingidos pelo pecado que sua visão ficou embaçada. 

O pecado os levou a um lugar onde Deus disse que se arrependessem ou enfrentassem o seu juízo. 

O pecado pode nos levar a esse mesmo lugar hoje, mas temos a promessa de que a restauração é possível.

A parte mais linda da história de Gômer é que ela afirma que ninguém está além do perdão e da restauração. Oséias compra sua esposa de volta e diz que ela pode morar com ele. 

Ele escolhe amá-la independentemente do que ela fez.

Deus enviou Seu filho para salvar cada um de nós. 

Não importa o quão ruim pensemos que agimos ou quais pecados cometemos, ainda podemos receber a salvação. 

Deus deseja que reconheçamos nossa culpa e em nossa angústia O busquemos fervorosamente (Oséias 5:15). 

Tudo o que precisamos fazer é nos voltar para Ele e colocar nossa confiança em Jesus (João 3:16-18; Romanos 10:9-13). 

E se já fizemos isso, mas ainda nos encontramos seduzidos pelo pecado, tudo o que precisamos fazer é confessar e pedir a Ele que continue Sua boa obra de transformação em nós para que possamos viver em justiça (1 João 1:9; Filipenses 1 :6; 2:12–13). 

O casamento e a fidelidade de Oséias a Gômer em meio a sua infidelidade para com ele é um exemplo memorável do amor e fidelidade de Deus à humanidade.

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.