domingo, 19 de fevereiro de 2023

PSICOLOGIA!!!

ALGUMAS ATITUDES QUE VOCÊ PODE TOMAR DE HOJE EM DIANTE.

Atitude 1. Saiba por que você quer mudar

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17. 

A motivação é o combustível que irá te impulsionar ruma a sua jornada de autotransformação. Se a sua motivação não for suficientemente forte você não terá condições para concluir esse processo. 

Não adianta apenas desejar se tornar uma pessoa diferente, você precisa estar motivado a se transformar. 

Pense sobre os motivos que te fazem querer mudar e veja se eles são fortes o suficiente para realizar essa metamorfose.

Seu jeito de ser te prejudica? Impede-te de realizar coisas que gostaria de fazer? Liste as causas que te fazem ter esse desejo escreva em um papel e releia sempre que possível.

Atitude 2. Considere se o seu problema é realmente esse

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Você já considerou que o seu desejo de mudar se deve na verdade a uma autocrítica muita negativa? Sim! Talvez você seja alguém agradável e cheio de qualidades, entretanto não consegue enxergar isso por estar exigindo muito de si mesmo.

Uma baixa autoestima é outro fator que faz as pessoas enxergarem problemas de personalidade onde eles não existem.

Atitude 3. Auto-observação ou faça análise

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18

Se desejar tornar-se uma pessoa diferente primeiramente é preciso saber quem você é agora. 

Isso só é possível através de uma autoanálise bastante rigorosa. 

Observe cada comportamento seu e busque entender e responda com sinceridade; O que te leva agir assim, o que te faz pensar da forma que pensa? Será que as suas conclusões estão certas? 

O quanto sua infância e experiências de vida influenciam nas suas atitudes?

Seja crítico e realista ao responder essas perguntas, pois temos uma inclinação a nos enxergarmos de uma maneira fantasiosa, realçamos as nossas qualidades e escondemos os nossos defeitos.

Autoconhecimento: Aprenda a se conhecer melhor e não minta para si mesmo.

Ao nos conhecermos melhor, acabamos por encarar aspectos tão negativos do nosso ego, que fazemos questão de escondê-los de nós mesmos. Covardia, Arrogância, Inveja, Preconceito e estupidez eis aí alguns dos muitos defeitos que carregamos conosco e nunca temos coragem de admitir.

Acabamos por nos tornar aquilo que mais tememos. Um mentiroso que não admite que o seja, não fará nada para mudar essa realidade e ficará para sempre sendo mentiroso.

Não se justifique

O motivo que leva os psicólogos e psiquiatras não gostarem de fornecer diagnósticos para os seus pacientes é que as pessoas costumam se utilizar dos seus psicodiagnósticos para justificarem as suas más ações.

Assim alguém acredita que pode ser grosseiro por possuir um diagnóstico de bipolar, do mesmo modo alguém diagnosticado com depressão usa isso como desculpa para não tomar nenhuma atitude na vida.

Por mais que você tenha uma história triste ou uma vivência sofrida, isso não justifica que você continue agindo como age. Sua vida te tornou o que é hoje, porém você é responsável por quem será amanhã.


Atitude 4. Analise os seus pensamentos

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

O que vem a sua mente quando age da maneira que não gostaria? Que pensamentos têm e o que eles dizem? 

As conclusões desses pensamentos são verdadeiras? Será que eles estão certos?

Os nossos pensamentos são frutos da nossa experiência de vida e da forma como percebemos o mundo. 

O que ocorre frequentemente é que esses pensamentos são equivocados ou baseados em falsas premissas.

Um psicólogo pode te ajudar a compreender onde estão esses erros e formular estratégias para corrigi-los. 

Por esse motivo, se possível busque pela ajuda de um profissional de psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.