domingo, 19 de fevereiro de 2023

PSICOLOGIA!!!

"Repense as suas atitudes"

Quando você se pegar agindo da forma que não gostaria, pare e repense se essa é realmente a melhor atitude. Seja sincero e não invente justificativas para o que você faz.

Você vai notar algo intrigante enquanto estiver observando suas atitudes. 

É como se dividir em dois: o que age e o que observa a ação.

Se esse exercício lhe parecer difícil, experimente relembrar como foi seu dia. 

Faça isso antes de dormir, quando já estiver deitado na sua cama. Siga os mesmos passos lembrando o que fez, como se sentiu e o que pensou, considere se existiam outras possibilidades de ação e se sua escolha foi realmente a melhor.

Atitude 6. Mude de companhia

Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33.

É natural que busquemos fazer amizades com pessoas que se assemelhem conosco de alguma forma. Assim sendo: 
tímidos tem amigos tímidos, imaturos tem amigos imaturos, nervosinhos tem amigos nervosinhos e assim por diante.

Esses relacionamentos só reforçam aquilo que você quer mudar, por isso faça amizade com pessoas que tem o jeito e a personalidade que você quer ter.

Atitude 7. Não valorize e nem subestime seus defeitos

Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,  desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação. 1Pedro 2.1-2

Se você valoriza demais as suas limitações jamais irá se livrar delas, pois elas sempre pareceram mais fortes que você.

Por outro lado, se você as subestima faz com que elas pareçam sem importância ou pouco prejudiciais e não se preocupará em vencê-las. Por isso a auto-observação é tão importante ela te ajuda e se enxergar de forma realista.

Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 

Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. Romanos 13:12-14.

Atitude 8. Substitua os maus hábitos por bons

Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Cl 3.8,12,13,14.

É mais fácil mudar um traço de personalidade censurável substituindo ele por um adequado. 

O ideal a adotar o inverso do seu defeito: se você é bagunceiro aprenda a ser organizado, se falta ou chega atrasado aos compromissos aprenda a ser pontual e responsável.

Lembre-se que tudo tem o seu tempo e uma mudança verdadeira não ocorre do dia para à noite.  Se sempre agiu de uma forma vai demorar até as pessoas perceberem que você realmente mudou. Por isso não espere que coisas se transformem tão rápido. 

Não force nada, lembre-se que mudanças bruscas costumam ser transitórias.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. Fp 4.8,9 .

Como posso saber que estou liberto da mente cauterizada ou da psicopatia espiritual?

Jesus nos deu a formula quando disse: Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:15-23.

É preciso discernir o que, de fato, é de Deus, é preciso olhar as obras e os frutos que estão sendo gerados. 
Não são imagens bonitas, não é o choro, não são as lágrimas que esperamos do verdadeiro cristão; o que se espera é que sua vida seja cristalina em todos os sentidos.

Pense e analise com sinceridade sem hipocrisia e se olhando em um espelho

1.Eu tenho fé? Porque a bíblia diz: Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus. 1 João 5.1a.  
Pergunte a si mesmo: eu confio PLENAMENTE em Jesus Cristo para a salvação?

2. Questione a si mesmo tenho a obediência a palavra de Deus: Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1.6-7. 

Pergunte a si mesmo: a minha vida mostra um padrão habitual de pecado não arrependido ou de arrependimento de pecado e de luta para andar na luz?

3. Tenho o amor: aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. 1 João 3.14b-15.  

Pergunte a si mesmo: eu amo outros cristãos de maneiras concretas que mostram a realidade da minha fé?

4. Tenho eu a perseverança: Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 1 João 2.19.  

Aqueles que não perseveram na fé provam que sua fé era falsa desde o início. Então, pergunte a si mesmo: eu estou continuamente na fé a despeito das lutas, oposições e tentações?

O arrependimento, que é essencial à verdadeira transformação (Atos 2:38; 17:30), envolve morte ao pecado (Romanos 6). 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.