domingo, 18 de dezembro de 2022

10 COIUSAS QUE VOCÊ PRESISA SABER SOBRE DEUS(PARTE III)

TEXTO BASÍCO I RS 8:27

"Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado."


4. O Deus Todo poderoso

Deus é o Deus onipotente. Isto quer dizer que ele tem todo o poder. 

A palavra onipotente vem de dois termos latinos que significam "omni" - todo e "potens" - poderoso. 

Isso quer dizer que Deus tem poder sobre a terra, céu, natureza, tempo, espaço e todo universo.

Ele pode fazer tudo que for da sua santa vontade. Para além do seu poder criador, Deus também revela seu poder ao sustentar e cuidar de todas as coisas. 

Em sua providência, o Senhor garante que cada coisa no universo cumpra o seu devido propósito. 

Nas Escrituras, vemos muitas mostras do grande poder e atuação de Deus na história humana. 

De fato, nada lhe é impossível:

Jesus, olhando para eles, disse: — Para os seres humanos isto é impossível, mas para Deus tudo é possível.- Mateus 19:26

Do mesmo modo, Deus é onisciente, tem todo conhecimento, e é onipresente, está presente em todo lugar. 

Ele não tem limitações espaciais e, nenhum lugar no espaço O poderia conter (1 Reis 8:27). 

Ele está presente de maneira diferente em lugares distintos para abençoar, sustentar ou punir. 

Grudem, p.123, diz que "Deus age diferentemente em locais distintos da sua criação."

Esses atributos mostram algumas das diferenças marcantes entre Deus e as suas criaturas: o seu poder, sabedoria e presença ilimitados. Ele tem o potencial para agir sempre no que Lhe aprouver. 

Ele é "poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos" (Ef. 3:20).

Tudo que foge ao controle humano, o poder da vida e da morte, as forças da natureza e as leis que a regem, tudo está sob o controle de Deus. Por isso Ele é digno de toda a confiança:

Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.- Isaías 26:4

A onipotência, onisciência e onipresença de Deus envolvem também a ideia de soberania. Como soberano Rei e Governador, Deus rege e faz o que lhe apraz em todo universo. Sobre esse poder, 

O teólogo Grudem diz que:a onipotência divina refere-se ao ao seu próprio poder de fazer o que decidir fazer... 
o poder de Deus é infinito, e, portanto ele não está limitado a fazer somente o que já fez. 

De fato, Deus é capaz de fazer mais do que faz"- Grudem - Teologia Sistemática, p.159.

Deus é único com todo o poder. Muitos temem a ação de Satanás, outros espíritos, e até mesmo forças humanas, mas Deus é infinitamente superior (1 João 4:4).

Embora existam diferentes concepções de divindades nas várias religiões do mundo, o Deus da Bíblia é superior em absoluto a tudo e todos. 

Os deuses mitológicos e outros ídolos criados (santos, orixás, guias, etc) não podem ser confundidos com o Deus verdadeiro. 

Esses diferentes deuses foram criados, para responder às demandas do homem em diferentes áreas: 

deus do sol, deus dos mares, deusa da fertilidade, etc...

Deus, distintamente, tem poder sobre todo o universo. 

Ele não só sabe como tudo funciona e existe, porque criou tudo, como também é supremo em inteligência (onisciência) e facilmente estabelece o Seu alcance em todo lugar. 

As outras supostas "entidades", seguindo a sua limitação conceitual, somente agem ou exercem influência restrita sobre áreas específicas (como os super-heróis fictícios, têm poder nalguma área, mas são limitados noutras). 

Deus é Deus porque é maior que toda força natural ou sobrenatural que possa existir.

Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses- Salmos 95:3


5. Deus Triuno

Há um só Deus em três pessoas. Essa verdade é testemunhada nas Sagradas Escrituras, bem como refletida nas obras das três Pessoas Divinas - João 15:26, Atos dos Apóstolos 2:32-33, Gálatas 4:6, Tito 3:4-6 e outros.

A doutrina da trindade é uma das mais importantes do Cristianismo. 

Ela ajuda-nos a compreender a essência eterna, única e diversa do Ser de Deus. 

Apesar da palavra "trindade" não aparecer na Bíblia, seu conceito é ensinado nela. 

Trindade significa tri-unidade, ou "três em unidade".

Assim podemos entender que Deus é um Ser único, consistindo em três “pessoas”, Pai, Filho e Espírito Santo, que se relacionam entre si desde a eternidade, mas são distintas.

Sobre o vocábulo "trindade", J.I. Packer fez a seguinte formulação:

Jesus...

a) endossava o monoteísmo do Antigo Testamento (Marcos 12:29), e, no entanto,

b) considerava-se "o Filho" em um sentido singular (Mateus 11:27, Marcos 12:1-12, Marcos 13:32), tendo 

prescrito e aceito a adoração como correta expressão de fé (João 5:23, João 9:35-38, João 20:28);

c) prometeu o Espírito Santo como o "outro Consolador", que viria substituí-Lo para desempenhar seu próprio multifacetado ministério (João 14:16); e

d) agrupou o Pai, o Filho e o Espírito Santo no "nome" trino (usando-o no singular, não no plural, como notamos), no qual - isto é, em relação ao qual - os futuros discípulos deveriam ser batizados (Mateus 28:19).

- J.I. Packer - Vocábulos de Deus. pp. 61 e 62.

Para entender o que Deus é em si mesmo, precisamos considerar o que a Bíblia mostra progressivamente acerca Dele. Há indícios em todo o texto sagrado de que Deus existe como mais de uma “pessoa”.

No Antigo Testamento encontramos uma revelação parcial, revelada sobretudo em registros plurais da fala de Deus:

“Façamos o homem à nossa imagem…” (Gên. 1:26),

“Agora o homem se tornou como um de nós” (Gên. 3:22);

“Venham, desçamos e confundamos a língua que falam (Gên. 11:7);

“Quem enviarei e quem há de ir por nós?” (Isaías 6:8)

outras passagens que deixam claro a indicação da pluralidade de pessoas no próprio Deus (Salm. 45:6-7, Salm. 110:1)

No Novo Testamento há uma revelação mais completa da trindade. 

Quando Jesus foi batizado (Mateus 3:16-17), vemos os 3 membros da trindade realizando atividades distintas e coordenadas:

Deus Pai fala do céu;

Deus Filho é batizado e ouve o que o Pai fala;

Deus Espírito Santo desce do céu, pousando sobre Jesus.

A mesma especificação das pessoas divinas aparece no mandado da grande comissão feito por Jesus:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,- Mateus 28:19

Além dessa, outras tantas passagens fazem menção às três pessoas da Trindade juntas: (2 Coríntios 13:14); (1 Pedro 1:2) e (Judas 1:20-21).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.