domingo, 18 de dezembro de 2022

10 COIUSAS QUE VOCÊ PRESISA SABER SOBRE DEUS(PARTE II)

TEXTO BASÍCO SL 19:1-14

3. Deus que se revela

Apesar de não ser totalmente compreensível na Sua essência pela mente humana, Deus, transmitiu algum conhecimento de Si mesmo ao mundo. 

Através do que Ele criou e do que falou (nos Escritos Sagrados), o Senhor se revela ao seu povo.

Essa "revelação" (do latim 'revelare') significa descobrir, desvelar, tirar o véu. 

Isto quer dizer que, Deus trouxe luz àquilo que estava longe do nosso campo de visão natural e limitado.

Tentar compreender e explicar Deus é como tentar enxergar a olho nu e descrever, toda a grandeza das galáxias do universo. 

Impossível! Deus é imensurável! Mas se tornou conhecível, na medida em que nos é possível saber.

Ao longo da história da humanidade Deus se revelou aos homens através da Criação (história e consciência moral universal) e através da Sua Palavra registrada e encarnada em Jesus Cristo (revelação especial) - Salmos 19.


Revelação Geral

Há um entendimento geral, dado a todos, em todos os lugares e em todas as épocas acerca de Deus. 

Essa revelação geral encontra-se impressa na:

Criação

História

Lei moral / consciência humana Romanos 2:14-15

Deus é o soberano Criador, como vimos acima. 

Ele é o Senhor da História e do tempo Isaías 45:6-7. 

Somente Ele pode intervir na história porque não está limitado ao tempo (1 Timóteo 6:15-16). 

Deus se tornou conhecido progressivamente ao longo das gerações.

As pessoas intuitivamente sabem que Deus existe e que cometem o mal, distorcendo essa revelação. 

Os corações humanos trazem princípios (morais) gravados na consciência e programados pelo Criador. Mas são incapazes de viver de acordo com esses valores divinos. 

O apóstolo Paulo realça que os seres humanos são indesculpáveis quando distorcem a clara revelação de Deus, porque Ele manifestou-se claramente desde a Criação:

A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade.

Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis.

Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. 

Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu.
Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis.- Romanos 1:18-23


Revelação Especial

Deus mantém contato com a sua criação, e pela sua graça, vai se revelando progressivamente ao mundo. 

O Senhor deixou que a humanidade conhecesse a:

Si mesmo,

Seu Reino,

Sua Aliança,

Suas Leis e a

Sua Salvação.

Toda palavra de Deus revelada à humanidade, acerca da sua redenção universal, foi registrada na Bíblia pelos seus profetas, para que todos possam conhecer:

Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo.- Hebreus 1:1-2

Jesus Cristo é a culminação da revelação especial de Deus. 

Ele próprio veio ao mundo para se dar a conhecer ao Seu povo. Sem intermediários, o Filho do Deus Altíssimo veio em pessoa para nos mostrar Deus plenamente. Portanto, Deus pode ser conhecível por aqueles que O buscam de todo coração. 

O conhecimento verdadeiro de Deus só pode ser adquirido através da auto revelação divina em Jesus Cristo.

Hoje podemos conhecer a Deus através de um relacionamento pessoal com Ele baseado no que a Sua Palavra ensina.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.