TEXTO BAE GN 1: 26 – 26 / GN 2: 7
INTRODUÇÃO
TEMA: 3. QUATRO RAZÕES BÍBLICAS PARA MORTE:
26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Necrológica: a palavra grega nekros quer dizer morto e refere-se aquilo que não tem vida, seja um cadáver ou uma matéria inanimada.
GN 2: 7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Essa palavra tem na sua raiz nek o sentido de “calamidade, infortúnio”, e passou a fazer parte do vocabulário médico para indicar o estado de morte de uma pessoa, ou então, para significar o processo de morte dalguma parte do corpo, devido a alguma doença.
Do ponto de vista bíblico, necrológico indica a parte física do homem, seu corpo.
Antropológica: vem de antropos que quer dizer homem, para fazer diferença com os animais irracionais.
É o homem criado por Deus com capacidade de pensar, sentir e realizar (Gn 1: 26,27 / 2: 7).
A razão antropológica refere-se ao que o homem é, o que pensa acerca da morte, como ele a enfrenta e o que sobrevive dele depois da morte.
Pneumatológica: essa é a parte espiritual do homem.
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quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
terça-feira, 9 de janeiro de 2018
1. SENTIDO BÍBLICO E DOUTRINÁRIO DA MORTE
TEXTO BAE RM 6: 23
INTRODUÇÃO
TEMA: 1. SENTIDO BÍBLICO E DOUTRINÁRIO DA MORTE
23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
A morte como o salário do pecado (Rm 6: 23).
O pecado, no contexto deste versículo é representado pela figura de um cruel feitor de escravos que dá a morte como pagamento;
A morte é sinal e fruto do pecado – Tg 1: 14 = 15
A morte foi vencida por Cristo no Calvário
2° Tipos Distintos de Morte
Morte física – II Sm 14: 14
Morte espiritual – este tipo tem dois sentidos na perspectiva bíblica:
Sentido negativo: a morte pode ser identificada pela expressão “morte no pecado”.
É um estado de separação da comunhão com Deus. Significa estar debaixo do pecado (Ef 2: 1= 5).
O seu efeito é presente e futuro.
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INTRODUÇÃO
TEMA: 1. SENTIDO BÍBLICO E DOUTRINÁRIO DA MORTE
23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
A morte como o salário do pecado (Rm 6: 23).
O pecado, no contexto deste versículo é representado pela figura de um cruel feitor de escravos que dá a morte como pagamento;
A morte é sinal e fruto do pecado – Tg 1: 14 = 15
A morte foi vencida por Cristo no Calvário
2° Tipos Distintos de Morte
Morte física – II Sm 14: 14
Morte espiritual – este tipo tem dois sentidos na perspectiva bíblica:
Sentido negativo: a morte pode ser identificada pela expressão “morte no pecado”.
É um estado de separação da comunhão com Deus. Significa estar debaixo do pecado (Ef 2: 1= 5).
O seu efeito é presente e futuro.
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segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
CINCO COISAS TERÃO NA ÚLTIMA SEMANA:
TEXTO BASE SL 39: 4 – 12
INTRODUÇÃO
TEMA: CINCO COISAS TERÃO NA ÚLTIMA SEMANA:
4. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5. Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
6. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
7. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8. Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10. ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11. Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
12. nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
1° O anticristo fará uma aliança com Israel por sete anos – “firmará um concerto por uma semana”
2° O anticristo romperá a aliança na metade do período – “na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”
3° O anticristo se voltará contra os judeus e começará a persegui-los – “sobre as asas das abominações virá o assolador”
4° O anticristo prevalecerá contra Israel até “a consumação”
5° Cristo aparecerá para destruir o anticristo
O comentário maior sobre a Grande Tribulação será feito nas partes X a XIV do presente estudo.
IV - A DOUTRINA DA MORTE= SL 39: 4 = 12
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INTRODUÇÃO
TEMA: CINCO COISAS TERÃO NA ÚLTIMA SEMANA:
5. Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
6. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
7. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8. Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10. ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11. Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
12. nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
1° O anticristo fará uma aliança com Israel por sete anos – “firmará um concerto por uma semana”
2° O anticristo romperá a aliança na metade do período – “na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”
3° O anticristo se voltará contra os judeus e começará a persegui-los – “sobre as asas das abominações virá o assolador”
4° O anticristo prevalecerá contra Israel até “a consumação”
5° Cristo aparecerá para destruir o anticristo
O comentário maior sobre a Grande Tribulação será feito nas partes X a XIV do presente estudo.
IV - A DOUTRINA DA MORTE= SL 39: 4 = 12
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domingo, 7 de janeiro de 2018
AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL – III
TEXTO BASE DN 9: 20 - 27
INTRODUÇÃO
TEMA: AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL – III
20. Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,
21. sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.
22. Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.
23. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.
24. Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
25. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.
26. E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
27. E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.
Nesta profecia cada dia da semana representa um ano, e, assim, cada semana representa um período de sete anos.
As setenta semanas compreendem portanto 490 anos.
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INTRODUÇÃO
TEMA: AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL – III
20. Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,
21. sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.
22. Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.
23. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.
24. Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
25. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.
26. E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
27. E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.
Nesta profecia cada dia da semana representa um ano, e, assim, cada semana representa um período de sete anos.
As setenta semanas compreendem portanto 490 anos.
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