TEXTO BASE DN 9: 20 - 27
INTRODUÇÃO
TEMA: AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL – III
20. Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,
21. sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.
22. Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.
23. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.
24. Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
25. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.
26. E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
27. E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.
Nesta profecia cada dia da semana representa um ano, e, assim, cada semana representa um período de sete anos.
As setenta semanas compreendem portanto 490 anos.
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A contagem das setenta semanas inicia-se a partir do decreto de Artaxerxes, para restaurar e reedificar Jerusalém – Ne 2: 4 = 9; vs. 25
O termo hebraico para semanas é shabua que significa um sete.
1° A Que e a Quem se Referem às Semanas?
As setenta semanas tratam de provações e sofrimentos pelos quais Israel terá que passar antes que venha o seu Libertador para que tenham fim os pecados de Israel e experimentam justiça eterna.
Elas referem-se a Israel e não a Igreja.
2. A Divisão das Semanas em Três Grupos:
Primeiro Grupo: sete semanas = 49 anos – vs. 25 – este período começou com a expedição do decreto da reconstrução de Jerusalém baixado em 445 a.C. por Artaxerxes.
Essa parte da profecia cumpriu-se com a restauração de Jerusalém no fim dos 49 anos, chegando-se a 396 a.C.
Segundo Grupo: 62 semanas = 434 anos – vs. 25,26 – aqui está incluído o Período Interbíblico; nele também o Messias vem ao mundo e é morto. Pouco depois a cidade de Jerusalém é destruída e há guerras “até o fim”.
1° Predições das duas primeiras divisões – vs. 26
Será tirado o Messias – a morte de Jesus
O povo do príncipe – os romanos que destruíram Jerusalém no ano 70 d.C.
O príncipe que há de vir – o anticristo
2° O Intervalo entre a 69ª e a 70ª Semana: Israel desprezou Cristo e Deus rejeitou Israel, por isso a contagem das semanas interrompeu-se e continuara interrompida até o arrebatamento da Igreja.
O Terceiro Grupo: uma semana = sete anos – vs. 27.
Após o arrebatamento da Igreja recomeça a contagem das semanas.
A 70ª semana corresponde a Grande Tribulação.
Não desista, continuem lendo......
Um Forte Abraço!! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado
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