segunda-feira, 1 de abril de 2024

FÉ EM TEMPOS DE DÚVIDA*

DESAFIANDO A DÚVIDA

TEXTO BASÍCO JÓ 1:8-22

INTRODUÇÃO

8. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

9. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

10. Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

11. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

12. E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

13. E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

14. Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

15. E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

16. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

17. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

18. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19. Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

20. Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

21. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

22. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Definição da dúvida: Uma falta de certeza ou confiança em algo, especialmente em relação à fé.

Importância da fé em tempos de dúvida: A fé é um elemento fundamental da vida espiritual e pode ser testada em momentos de incerteza.

I - Origens da Dúvida

Dúvida na Criação

Gênesis 3:1-7: A dúvida foi introduzida no mundo quando a serpente questionou a palavra de Deus, levando Eva a duvidar da bondade e da sabedoria de Deus.

Dúvida nos Desafios da Vida

Jó 1:8-22: Jó enfrentou uma série de tragédias que testaram sua fé, levando-o a questionar a justiça de Deus.

II - Manifestações da Dúvida

Questionamento da Palavra de Deus

Salmo 22:1-2: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que estás afastado de me salvar, e das palavras do meu bramido?"

Incerteza sobre o Propósito

Jeremias 20:7: "Tu me enganaste, Senhor, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Tornei-me objeto de riso o dia inteiro; todos zombam de mim."

Fragilidade da Fé

Mateus 14:31: "Logo em seguida, Jesus estendeu a mão, segurou-o e lhe disse: 'Homem de pequena fé, por que você duvidou?'"

IV - Respostas Bíblicas à Dúvida

Confiança na Palavra de Deus

Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho."

Perseverança na Oração

Filipenses 4:6-7: "Não andem ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, por meio de oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus."

Comunhão com Outros Crentes

Hebreus 10:23-25: "Guardemos firme a confissão da esperança sem vacilar, pois quem prometeu é fiel. E consideremo-nos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia."

Conclusão

A dúvida é uma parte natural da jornada de fé, mas a Bíblia oferece recursos e respostas para lidar com ela. 

Ao confiar na Palavra de Deus, perseverar na oração e buscar comunhão com outros crentes, podemos encontrar força para superar a dúvida e crescer em nossa fé, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Este esboço fornece uma estrutura para explorar o tema da fé em tempos de dúvida à luz das escrituras bíblicas. É importante estudar esses textos mais profundamente e aplicá-los à vida pessoal para encontrar conforto e orientação em momentos de incerteza.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.