segunda-feira, 1 de abril de 2024

A VERDADEIRA RELIGIÃO*

REFLEXÕES SOBRE A VERDADEIRA RELIGIÃO


TEXTO BASÍCO TIAGO 1:27

INTRODUÇÃO

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."

Definição da verdadeira religião: Uma fé prática que se manifesta em amor e serviço aos outros, em conformidade com os princípios e ensinamentos das escrituras sagradas.!!

I - Fundamentos da Verdadeira Religião

Amor a Deus

Mateus 22:37-38: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento."

Amor ao Próximo

Mateus 22:39: "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

Obediência aos Mandamentos de Deus

João 14:15: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos."

II - Práticas da Verdadeira Religião

Cuidado com os Necessitados

Tiago 1:27: "A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se da corrupção do mundo."

Perdão e Misericórdia

Mateus 6:14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas."

Justiça e Integridade

Miquéias 6:8: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que o Senhor requer de ti: tão somente que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus."

III - Oposição à Hipocrisia e Religião Vazia

Condenação da Hipocrisia

Mateus 23:27-28: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e cobiça. Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior fique limpo."

Importância do Coração

1 Samuel 16:7: "Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, mas o Senhor vê o coração."

Conclusão:

A verdadeira religião não se limita a rituais externos ou observâncias legais, mas é caracterizada por um coração transformado que se manifesta em amor, serviço, justiça e obediência a Deus. Que possamos buscar viver essa verdadeira religião em nossas vidas, seguindo o exemplo de amor e serviço deixado por Jesus Cristo.
Este esboço oferece uma visão geral dos princípios e práticas associados à verdadeira religião, conforme ensinados nas escrituras bíblicas. Que esses princípios inspirem e orientem nossa jornada espiritual.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.