sábado, 3 de fevereiro de 2024

BUDISMO..!!*

QUESTÕES SOBRE O BUDISMO..!!*

TEXTO BASÍCO JO 1:9

INTRODUÇÃO 

"Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo."

O que significa a palavra BUDA?

Resposta: O Iluminado.

Quem é a verdadeira luz que alumia a todo o homem que vem ao mundo?

Resposta: Jesus. “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo ” (Jo 1.9). 

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida ” (Jo. 8.12).

Qual o verdadeiro nome de Buda?

Resposta: Sidarta Gautama, que foi um personagem histórico. 

Entretanto, a história de sua vida está cercada de lendas. Comparar com a vida de Jesus, que não é firmada em lendas (Lc. 1.1-4). 

É quase impossível discernir entre a realidade e os mitos. 

Sidarta Gautama nasceu 560 aC, em Kapilavastu, na parte noroeste da índia, no atual Nepal. 

Seu pai era o rajá (governador) de um pequeno principado. 

Sidarta foi levado logo que nasceu a um templo para ser apresentado aos sacerdotes, nesta ocasião um velho sábio, chamado Ansita, que havia se retirado à uma vida de meditação longe da cidade, aparece e toma o menino nas mãos e profetiza: este menino será grande entre os grandes. 

Será um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos. 

O pai, preferindo a primeira opção, para evitar qualquer coisa que lhe pudesse influenciar contrariamente, pois queria que seu filho o sucedesse, passa a criar o menino longe da miséria e do sofrimento. Para isso seu pai fez com que vivesse cercado dos mais sofisticados luxos e riquezas. 

Ele possuía um harém de belas dançarinas. Aos 16 anos casou-se com sua prima, a bela Yasodhara, que lhe deu seu único filho, Rahula, e continuava confinado ao palácio e aos prazeres desenvolvendo-se intelectual e fisicamente, alheio ao convívio dos problemas da população de seu país. 

Um dia, estimulado por comentários que ouvia sobre a dura vida fora dos portões do palácio, comunicou a seu pai que desejava ver o mundo, apesar da proibição do pai. 

Ajudado por um de seus servos ele escapou e cruzou altos muros do colossal palácio. 

Ali encontrou-se de supetão com a velhice, a enfermidade e a morte. 

Quando lhe informaram que estes eram o destino comum a todos os homens, Sidarta ficou profundamente perturbado. 

Algum tempo depois, numa quarta viagem que empreendeu, Sidarta encontrou um mendicante, contente e alegre. Isto o convenceu de que os prazeres e atrações desta vida eram todos vãos e inúteis. 

Ansioso por alcançar o verdadeiro conhecimento, Sidarta aos 29 anos deixa sua esposa e filho, passando a dedicar-se à ioga e depois ao ascetismo, sem sucesso. 

Em desespero, resolveu empregar suas energias em alcançar a santidade através da meditação. Aos 39 anos, imerso em contemplação, permanecendo sete dias debaixo de uma figueira, ele finalmente atingiu o mais alto nível da consciência de Deus, conhecido como nirvana, tornando-se o Buda iluminado ou despertado. 

A figueira sob cujas sombras Sidarta teve esta experiência, veio a ser conhecida como árvore Bodhi ou Bo (árvore da iluminação).

O que ensina o budismo para se chegar à iluminação?

Resposta: Os ensinos de Sidarta encontram-se resumidos nas Quatro Verdades Nobres:

A nobre verdade é a realidade do sofrimento – Todo sofrimento humano é resultado do carma passado. 

As ações de uma pessoa determinarão o ciclo de reencarnações pela qual ela terá de passar até chegar ao nirvana.

A nobre verdade a causa do sofrimento – A causa do sofrimento é o desejo: gratificação, o desejo da existência e também o da não existência.

A nobre verdade o fim do sofrimento – O sofrimento pode e deve ser totalmente eliminado. 

O objetivo central do Budismo é dar ao homem a eterna libertação do sofrimento através da libertação de todo o desejo, o que equivale ser liberto de ciclo interminável de reencarnações e entrar no bem-aventurado estado do nirvana.

A nobre verdade do caminho para a eliminação do sofrimento – Trata-se de oito passos básicos destinados a suprimir o desejo e, desta maneira, abrir o caminho para a iluminação, conhecidos como Os Oito Caminhos Nobres. 

Estes são divididos em três categorias:

1.Moralidade: palavras corretas, ações corretas, vida correta;

2.Concentração: esforço correto, pensamento correto;

3.Sabedoria correta: visão ou compreensão correta e aspirações corretas. Por compreensão correta entende-se o conhecimento das Quatro Verdades Nobres.

Percebe-se claramente que o budismo ensina que o homem efetua sua salvação, fazendo tudo que é correto pelo esforço próprio. 

No final da sua vida Buda disse a seus discípulos: “Buscai a salvação apenas na verdade; não procureis ajuda de ninguém, exceto de vós mesmos. 

Assim, segundo o Buda, a iluminação vem, não de Deus, mas sim do empenho pessoal em desenvolver raciocínio correto e boas ações. 

Contrariamente, a Bíblia ensina que o homem natural não pode agradara Deus (1 Co. 2.14; Jo. 1.9; 8.12; 1 Co.1.17-29).

Quais são as mais destacadas diferenças entre o Budismo e o Cristianismo?

Resposta: Há diferenças radicais entre o Budismo e o Cristianismo, que impossibilitam qualquer tentativa de conciliação entre as duas crenças. 

O ponto de vista budista da realidade é basicamente monista, ou seja, é negada a existência de um Criador e Senhor Pessoal. 

“O budismo ensina o caminho à bondade e à sabedoria perfeitas sem um Deus pessoal; o mais elevado conhecimento sem uma ‘revelação’… a possibilidade de redenção sem um redentor vicário, uma salvação na qual cada um é seu próprio salvador” (A Mensagem do Budismo, conforme citado em O que é o Budismo?). 

O mundo operaria através de poder e lei naturais, e não por comando divino. 

Há aqueles que deificam Buda, mas juntamente com ele adoram outros deuses. 

Qualquer preceito de Deus está acima da apreensão humana, e visto que o budismo é uma abordagem prática da vida, por que não tratar com coisas práticas? 

Na índia, onde o budismo nasceu, havia tantas divindades hindus que ninguém podia enumerá-las. 

Geralmente, eram feitas à imagem do homem, mas o budismo gira em torno da imagem de conceitos, grandes conceitos sobre a vida e como deve ser vivida. 

Quando essa verdade é reconhecida, com frequência dizemos a nós mesmos que o budismo não tem Deus num sentido hindu ou cristão, e nem conta com um Salvador ou Messias. Mas tem Buda. E ele foi o Iluminado, Aquele que mostra o caminho. 

Eles se ajoelham diante da estátua de Buda, o que é uma adoração. 

O cristão recebe da parte de Deus seu poder infinito para sustentá-lo no mundo de dureza e sofrimento. 

Jesus sabia que seria impossível seus discípulos se separarem do sofrimento do mundo, conforme os budistas procuram fazer. 

O que Ele sugeriu, então? Que Deus preserva seu povo do mal dentro do mundo, é a coexistência pacífica. 

Deus existe, e é galardoador dos que o buscam. (Hb 11.6); desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. (2 Co. 5.8); 

Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal (Jo. 17.15). 

A Bíblia deixa claro que não somente existe um Deus pessoal, mas também que Ele é o legítimo ser que merece adoração: para que saibais e me creiais e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá (Is. 43.10b). 

Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus (Is. 44.6). 

Eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 

Não terás outros deuses diante de mim. (Ex 20.2,3). 

Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mt. 4.10).

Como se consegue a salvação no budismo?

Resposta: No budismo a salvação é uma libertação, que a pessoa consegue por conta própria, de toda a infelicidade. Por meio da meditação, a pessoa consegue melhor karma e transmigração. 

O Nirvana é Uma condição de perfeito repouso onde fica suprimida toda mudança, uma ausência de desejo, de ilusão e de pena; uma abolição total de tudo o que constitui o homem físico Antes de chegar ao Nirvana, o homem reencarna sem cessar; depois de ter atingido o Nirvana, não mais renasce. 

No cristianismo, O pecado, e não o desejo, é a base da infelicidade, da desgraça (Lm. 3.39-40; Rm. 6.23). 

A salvação consiste em aceitar Jesus pela fé, sem haver nada a ser acrescentado. 

Ele é o único Salvador e Mediador entre Deus e o homem. Por que era necessária a crucificação? 

O calvário revela que Deus tomou sobre si a carne e o sangue, a fim de que pudesse entrar nas profundezas do mal. 

Aceitou a existência do mal. Não fingiu que o mal existia, nem o evitou. Viu a crucificação como preço a ser pago pela salvação. 

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos os pecados pudéssemos viver para justiça; e pelas suas feridas fostes sarados (1 Pe.2.24). E nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há pelo qual devamos ser salvos (At 4.12). 

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus… Aquele que não ama na conhece a Deus; porque Deus é caridade. Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos (1 Jo. 4.7-9).

Qual o valor do homem no ensino cristianismo?

Resposta: No cristianismo o homem tem valor infinito, pois foi criado à imagem e semelhança de Deus. 

Em consonância com as crenças budistas, o homem nada vale, pois teria existência meramente temporária. 

E o corpo físico é um empecilho. 

No Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gn. 1.26). 

O corpo para o crente é um instrumento que glorifica a Deus. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Co. 6.19).

Quais são os livros que contém a sabedoria mais excelsa dos ensinamentos de Buda?

Resposta: As três coleções de livros denominados Tripitakas ou Três Cestos. 

Os nomes dos três Pitakas ou três cestos são: O Vinaya Pitaka que contém tudo que trata da moral e das regras disciplinares para o a manutenção da ordem; o Suta Pitaka que contém discursos instrutivos sob questões éticas; e o terceiro chamado Abhidamma Pitaka, que explica os ensinamentos psicológicos do Buda.

Conclusão:

JESUS - SETE VEZES INCOMPARÁVEL:

1- Incomparável em seu Nascimento.

2- Incomparável em seu Ministério.

3- Incomparável em seu Caráter.

4- Incomparável em sua Unção.

5- Incomparável em sua Morte.

6- Incomparável em sua Ressurreição.

7- Incomparável em sua Volta Triunfal.

Jesus Cristo é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Mestre dos mestres, o Justo Juiz, o Advogado Fiel, o Lírio dos campos, o Bom Pastor, a Estrela da Manhã, o Sol da Justiça, o Alfa e o Omega, o Principio e o Fim. Ele é único caminho que leva a Deus… sim, ELE também é o HOMEM mais fascinante que já pisou na terra!

Nunca compare JESUS com ninguém, Ele é Incomparável.

Tags:Revelação,Luz,Vida,Salvação,Jardim,Éden,Arca,Aliança,Monte,Sinai,Mar,estudos,leitura,Vermelho,Tabernáculo,Fé,Esperança,Amor,Justiça,Santidade,Bíblia,Foco,Bibliateca,Deus,Jesus,Espirito,Santo,Perdão.!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.