sábado, 9 de dezembro de 2023

DESPERTAMENTO ESPIRITUAL: UMA NECESSIDADE URGENTE!!-ELIAS ( PARTE V )*

TEXTO BASÍCO I RS 18: 20-40

INTRODUÇÃO

20. Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.

21. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

22. Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.

23. Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.

24. Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

25. E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.

26. E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.

27. E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

28. E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.

29. E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.

30. Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.

31. E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.

32. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

33. Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.

34. E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;

35. De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.

36. Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.

37. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

38. Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

39. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

40. E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.

Relembrar o contexto nos dias do profeta Elias, durante o reinado de Acabe e Jezabel: pecado, rebeldia, idolatria e apostasia.

O povo de Deus necessitava urgentemente de uma mudança, de um avivamento, despertamento espiritual.

O contexto daqueles dias não é muito diferente do contexto de hoje.

A sociedade e, inclusive a igreja, precisam de uma urgente volta para Deus.

O texto nos mostra algumas condições para que experimentemos um despertamento espiritual em nossos dias.

I - Seguir somente ao Senhor – v. 20,21

O principal problema do povo não era o afastamento de Deus, mas o sincretismo religioso.

Eles tentavam reunir as duas crenças. Ficavam coxeando, vacilando, titubeando entre dois pensamentos. 

Estavam indecisos.

“Decidam-se”, é como se o profeta lhes tivesse dito. O povo ficou sem resposta.

Mt 6.24; Tg 1.7,8; 4.4; Ap 3.15,16.

Temos estado indecisos, coxeando, vacilando, titubeando entre o Senhor a algum outro “deus” que tem lutado para tomar o primeiro lugar em nosso coração?

II - Confrontar e expor o erro e a inverdade dos falsos cultos, das falsas doutrinas e dos falsos profetas – v. 22-29

Elias expôs a falsidade do culto a Baal e a impotência espiritual dos profetas do deus cananeu.

A igreja deve expor os erros das falsas doutrinas, tanto das seitas heréticas, como os erros doutrinários que têm adentrado nas próprias igrejas.

Algumas igrejas infelizmente se utilizam de sal grosso; lenço, toalha, vassoura, sabonete, cajado, copo de água “ungidos”, galho de arruda, águas e óleos trazidos de Israel, entre outras práticas sincréticas.

Paulo era firme em denunciar as falsas doutrinas e falsos mestres: Fp 3.2; 1 Tm 6.3,4; Tt 1.10,11,13,15,16; Gl 1.6-8.

III - Restaurar o altar do Senhor – v. 30

Elias restaurou o altar do Senhor que estava em ruínas.

Na dispensação da igreja, nós somos o altar, o templo do Espírito Santo (1 Co 6.19).

Se faz necessário consertarmos e restaurarmos o altar das nossas vidas perante o Senhor.

Que áreas precisam ser restaurados e consertadas em nossa vida para que experimentemos um despertamento espiritual? Vida conjugal, relacionamentos, falta de perdão, pecado não confessado e não abandonado?

IV - Apontar a divisão e a falta de unidade do povo de Deus – v. 31,32

Elias tomou 12 pedras representando as 12 tribos de Israel.

Esse ato denunciava a divisão das 12 tribos em dois reinos: norte e sul.

Certamente, Deus não se agradava e não se agrada em ver o seu povo dividido: 1 Co 1.10; Ef 4.1-3.

Temos estado desunidos como povo de Deus? Essa situação impedirá o derramamento do fogo do Senhor sobre a sua igreja.

V - Preparação e fé – v. 32-35

Elias fez os preparativos para que Deus enviasse fogo do céu: edificou o altar, fez um rego ao redor, armou a lenha, colocou o novilho.

Elias tinha tanta fé que Deus lhe responderia que mandou derramar água por 3 vezes.

Temos nos preparado para um avivamento? Temos crido que o fogo do Espírito Santo virá sobre nós?

VI - Buscar a face do Senhor em oração – v. 36,37

Sem oração não haverá despertamento e nem avivamento; o fogo do Espírito não cairá sobre nós.

Exemplo da igreja primitiva: At 1.14; 2.42; 12.5; 16.13.

Conclusão:

Depois que as condições foram cumpridas (relembrar os pontos acima):

1. A obra do Senhor será completa (tudo foi consumido pelo fogo, v. 38 a).

2. Nada poderá impedir o Espírito Santo de cumprir os seus desígnios (nem mesmo a água pôde impedir o fogo, v. 38 b).

3. As pessoas reconhecerão o mover de Deus em nós e através de nós (v. 39).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.