domingo, 3 de dezembro de 2023

ACABE, REI DE ISRAEL..!!!*

TEXTO BASÍCO I Reis 16: 30-33)

INTRODUÇÃO

30.E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele.

31.E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.

32.E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.

33.Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele. 1 Reis 16:30-33

O rei Acabe, segundo a Bíblia, era filho do rei Onri. Ele foi um dos reis mais poderosos de Israel. 

Ele reinou sobre as Dez Tribos do Norte de Israel de 874 a 853 a.C. Muitos o consideram o pior rei que o antigo Israel já teve. Sua esposa Jezabel era tão má que passou a simbolizar mulheres vingativas, maliciosas, imorais e cruéis ao longo da história.

Quando Acabe se casou com Jezabel, ele se tornou o primeiro rei israelita na Bíblia que se aliou ao paganismo por meio do casamento. 

Jezebel era uma princesa pagã, filha de um homem de Tiro chamado Etbaal, que era um sacerdote da deusa Astarote (também chamada pelo nome Eastre) .

O rei, persuadido por sua esposa, construiu um altar em Samaria (capital das dez tribos do norte de Israel) dedicado ao falso deus Baal. Deus, é claro, se entristeceu com o rei por fazer tal ato (1 Reis 16:30-33).

Acabe e profeta Elias

O patrocínio de Jezabel aos cultos a Baal e Aserá levou Acabe a um confronto direto com um dos maiores profetas, Elias. 

Ele apareceu de repente diante do rei e desafiou Baal, declarando que apenas por sua palavra haveria não chuva ou orvalho na terra (1 Reis 17:1). 

Antes que Acabe pudesse detê-lo, Elias havia partido e, apesar de uma busca internacional, Elias permaneceu escondido (18:9). Depois de três anos, Elias procurou o rei, que agora procurava pasto para seus cavalos (18:5-6). 

O desafio no monte Carmelo

Obadias, que estava no comando do palácio de Acabe, trouxe-lhe a notícia de onde Elias poderia ser encontrado e quando se encontraram, Acabe o acusou de ser um "perturbador de Israel". 

A resposta do profeta o deixou atordoado ao se ver acusado de ser a causa das crises generalizadas em Israel. 

Elias, pediu-lhe que reunisse, no monte Carmelo, todo o Israel, os 450 profetas de Baal e os 400 de Aserá, que comiam na mesa de Jezabel. 

Ali, Elias disse ao povo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; e se for Baal, segui-o. Porém, o povo não respondeu nada.” – I Reis 18. 21.

Sem outra palavra, Acabe aceitou o desafio que Elias lançou aos profetas de Baal e Aserá no Monte Carmelo (18:16-20). 

Depois, propôs ao povo um desafio: que se tomassem dois bezerros, um para os profetas de Baal e outro para ele. 

Deviam preparar todo o sacrifício, mas não colocariam fogo. Cada um clamaria ao seu deus para que consumisse com fogo do céu o holocausto. 

O deus que respondesse com fogo seria, de fato, o verdadeiro Deus. O povo respondeu a Elias: “É boa esta palavra” (I Reis 18.24). 

Durante a prova, o contraste entre os adoradores de Baal e Elias foi enorme. 

Os de Baal mostraram fanatismo, histeria, esforço físico e descontrole emocional. Tudo sem resultado algum. 

Elias, contudo, mostrou serenidade, confiança, desprezo pelos recursos dos idólatras e impôs condições mais difíceis para si: molhar o holocausto três vezes, pois estava certo de que Deus lhe responderia com fogo do céu, como de fato aconteceu. 

O fogo consumiu não só o bezerro, como também lambeu a água acumulada no rego. 

O povo, vendo isso, exclamou: “Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!” (I Reis 18. 39). 

Elias, então, pediu ao povo que lançasse mão de todos os profetas idólatras e foi atendido, e os profetas foram levados ao ribeiro de Quison, onde Elias os matou.

Durante este famoso desafio, Acabe era pouco mais que um espectador silencioso, mas quando acabou, Elias disse ao rei para ir comer e beber enquanto ele iria se afastar e orar pelo fim da seca. Voltando da montanha, Elias avisou Acabe que uma forte chuva estava a caminho e que ele deveria se apressar e ir em sua carruagem para Jezreel.

Acabe a a vinha de Nabote

O caso da vinha de Nabote dá uma visão justa de seu caráter. 

Acabe tinha o direito de oferecer a compra do vinhedo de seu legítimo proprietário e, segundo as leis de Israel, Nabote tinha o direito de recusá-lo (cf. Lv 25:23-28; Nm 36:7-12), o que ele fez. 

Acabe foi para casa e ficou de mau humor. Jezabel, que não se importava com as leis de Deus, tramou a morte de Nabote. É provável que a sua educação fenícia lhe tenha ensinado que os desejos do rei não deviam ser negados. 

Profetas predizem a morte

No entanto, quando Acabe chegou para reivindicar sua propriedade que pertencia a Nabote, ele enfrentou mais uma vez a ira do profeta Elias, o tisbita (1 Reis 21:18), que pronunciou sua condenação, juntamente com a de sua esposa. Sua casa seria encerrada abruptamente e os corpos de seus filhos ficariam insepultos nas ruas e campos. 

Quando ele se arrependeu, porém, Deus o deixou viver e adiou o castigo sobre sua posteridade (1 Reis 21:17-29). 

Jezebel não experimentou tal arrependimento como seu marido. 

O Eterno falou que após sua morte os cães lutariam para comer sua carne junto ao muro de Jezreel (1 Reis 21:23).

Um profeta chamado Micaías profetizou que a morte de Acabe ocorreria na cidade de Ramote-Gileade. 

O rei esperava que, ao se disfarçar, evitasse danos durante a batalha na cidade. Seus planos falharam, entretanto, e ele foi morto por uma flecha perdida (1 Reis 22:30-37). 

Alguns cães, quando a carruagem em que ele morreu foi lavada, vieram e lamberam seu sangue. 

Este foi um cumprimento parcial de uma profecia que Elias deu em 1 Reis 21:19.

Quem, então, era como o rei Acabe na Bíblia? Existem várias referências bíblicas a monarcas, além dele, que andaram nos pecados de Jeroboão (1 Reis 14:16, 15:28, 31, 16:2, etc.). 

Ele, no entanto, foi considerado um dos, senão o, pior e mais perverso governante do povo de Deus.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.