sábado, 21 de outubro de 2023

QUAIS SÃO AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL?*

TEXTO BASÍCO GN 35: 23

INTRODUÇÃO

"E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó."

É simples dizer que as doze tribos de Israel são aquelas tribos que descendem dos filhos de Jacó, mas não é tão fácil assim. 

José recebeu uma porção dobrada, os levitas foram separados e diferentes listas de tribos contêm nomes diferentes.

Estes são os filhos de Jacó (e suas mães) e os patriarcas tribais na ordem em que nasceram:

Rúben (Lia): Rúben dormiu com Bila, serva de Raquel e concubina de Jacó (Gênesis 35:22). 

Rúben convenceu seus irmãos a não matarem José (Gênesis 37:21) e planejou resgatar José, mas os irmãos o venderam antes que ele conseguisse. 

Ele disse a Jacó que poderia matar seus dois filhos se Benjamim não voltasse em segurança do Egito. 

A tribo de Rúben estabeleceu-se no lado leste do Jordão com Gade e metade da tribo de Manassés. + Informações sobre Rúben

Simeão (Lia): Quando os outros irmãos foram ao Egito em busca de comida, José manteve Simeão como refém até que os irmãos pudessem provar que o irmão de José, Benjamim, estava bem (Gênesis 42:24). 

Ele, com Levi, traiu a cidade do homem que seduziu Diná. 

Eles mataram todos os homens (Gênesis 34) e não receberam uma boa bênção de Jacó (Gênesis 49:5-7). 

O território da tribo de Simeão estava dentro dos limites de Judá ( Josué 19:1-9 ).

Levi (Lia): Levi também traiu a cidade do homem que seduziu Diná (Gênesis 34) e não recebeu uma boa bênção de Jacó (Gênesis 49:5-7). 

No entanto, como a tribo de Moisés e Arão, e a única tribo a punir as outras por adorarem o Bezerro de Ouro (Êxodo 32:25-28), os levitas receberam o sacerdócio. 

Eles não tinham um único território, mas tinham várias cidades e terras agrícolas vizinhas (Josué 20). Zacarias, pai de João Batista, era levita.

Judá (Lia): Judá garantiu pessoalmente a segurança de Benjamim quando os irmãos o levaram para ver José no Egito (Gênesis 43:8-9). 

A sua tribo era a dominante do reino do sul; todo o reino tomou o nome de Judá, e os israelitas são chamados de “judeus” por causa do domínio de sua tribo. 

A tribo de Judá estabeleceu-se numa grande área no sul (Josué 15). Tanto Maria como José, como descendentes de Davi, eram da tribo de Judá. 

A possível razão pela qual Deus escolheu Judá, o quarto filho, para ser o ancestral do Messias é que o primogênito, Rúben, dormiu com a concubina de seu pai e os dois seguintes, Simeão e Levi, traíram e massacraram os heveus.

Dan (Bila): Território no norte (Josué 19:40-48). 

Dã não está listado entre as tribos das quais vieram os 144.000 durante a Tribulação; nenhuma razão é dada (Apocalipse 7:4-8).

Naftali (Bila): Território no norte (Josué 19:32-39).

Gade (Zilpa): Estabeleceu-se no lado leste do Jordão com Rúben e a meia tribo de Manassés (Josué 22:1-9).

Aser (Zilpa): Território no norte (Josué 19:24-31).

Issacar (Lia): Território no norte (Josué 19:17-23).

Zebulom (Lia): Território no extremo noroeste ( Josué 19:10-16 ).

José (Raquel): Como filho de Raquel, José era o favorito de Jacó até que Jacó foi informado de que ele estava morto. 

José foi vendido como escravo ao Egito e finalmente salvou o Egito e sua família da fome. 

Jacó adotou seus dois filhos, Efraim e Manassés, dando assim a José uma porção dobrada da herança (Gênesis 48:5).

Benjamin (Raquel): Benjamin era o filho mais novo e favorito de Jacó depois que José desapareceu; Raquel, a amada de Jacó, morreu logo após seu nascimento. 

A tribo de Benjamim estabeleceu-se logo ao norte de Judá, no reino do sul (Josué 18:11-28). 

A tribo foi quase destruída quando abrigou fugitivos violentos (Juízes 19:10-28). 

Rei Saul (1 Samuel 9:15-27), Ester, Mordecai (Ester 2:5-7) e Paulo (Romanos 11:1) eram todos benjamitas.

José teve dois filhos no Egito, e ambos também receberam uma bênção de Jacó:

Efraim: A tribo de Efraim estabeleceu-se no meio, entre Benjamim e Manassés (Josué 16). 

Eles se tornaram parte do Reino do Norte de Israel, que às vezes também era chamado de Efraim. 

A tribo de Efraim às vezes é chamada de tribo de José. 

Embora Efraim fosse o segundo filho de José (Gênesis 41:52), Jacó abençoou Efraim como se fosse o filho primogênito (Gênesis 48).

Manassés: Estabeleceu-se em um território muito grande ao norte que se estendia para o lado leste do Jordão (Josué 22:1-9).

Jacó também teve uma filha, Diná, cuja mãe era Lia. Ela era a única irmã e foi violentada por Siquém, o heveu, e vingada de forma bastante cruel por seus irmãos Levi e Simeão (Gênesis 34).

No livro de Josué, as tribos de Israel recebem sua herança territorial, e cada uma delas dá um número de cidades aos levitas. 

As tribos estão listadas em Josué 21 como Rúben, Simeão, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Benjamim, Efraim e Manassés – observe que a tribo de José foi dividida em Efraim e Manassés e assim Levi recebeu cidades de doze tribos. 

É claro que, quando uma passagem registra os filhos de Jacó, e não as tribos, Levi e José estão incluídos, enquanto Efraim e Manassés não estão (Gênesis 35:23-26; Êxodo 1:1-4; 1 Crônicas 2:1-2). 

Quando o livro de Apocalipse lista as tribos dos 144.000 que testemunharão durante a Tribulação, Manassés e José são listados separadamente e Dã não é mencionado (Apocalipse 7:4-8).

Tribos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Benjamim e José (muitas vezes referidas como as tribos de Efraim e Manassés).

Filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

Membros do Reino do Norte, conquistado pelos assírios: Efraim, Manassés, Issacar, Zebulom, Naftali, Aser, Dã, Rúben, Gade e alguns dos levitas.

Membros do Reino do Sul, levados ao cativeiro babilônico e depois libertados: Judá, Benjamim, Simeão e alguns dos levitas.

Tribos das quais vêm os 144.000: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Benjamim, José (Efraim) e Manassés.

Tags: Histórico Cultural

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.