segunda-feira, 9 de outubro de 2023

JESUS, A NOSSA CIDADE DE REFÚGIO*.

TEXTO BASÍCO 46:1

INTRODUCÃO

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl.46.1).

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando passardes o Jordão à terra de Canaã, fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguém por erro. 

E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que esteja perante a congregação no juízo. 

E, das cidades que derdes, haverá seis cidades de refúgio para vós. 

Três destas cidades dareis daquém do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de refúgio serão (Nm.35.9-14).

Deus falou a Moisés, que falasse aos filhos de Israel, que quando houvesse passado o Jordão, estabelecesse seis cidades de refúgio, para que se alguém cometesse algum homicídio por engano ou por acidente,(homicídio culposo), fosse acolhido em uma dessas cidades e lá ficasse até o dia do seu julgamento. 

As cidades de refúgio foram ordenadas por Deus, por intermédio de Moisés, para que o homicida ficasse protegido, morando na cidade até o julgamento ou a morte do sumo sacerdote. 

Para que o vingador não o matasse, ele não poderia sair da cidade de refúgio. S

e ele saísse e o vingador o matasse, o seu sangue seria sobre a sua própria cabeça. 

Este princípio de lei é uma tipologia que aponta para Cristo. 

Que é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 

Enquanto estivermos com Cristo e em Cristo, estamos guardados e protegidos. 

Sem Cristo, estamos vulneráveis a sermos atingidos e destruídos pelo maligno. 

Mas, graças a Deus, que Cristo é a nossa cidade de refúgio. Aleluia!

AS SEIS CIDADES DE REFÚGIO E OS SEUS SIGNIFICADOS.

I- HEBROM. 

Significa, companheiro.

Em Hebrom Cristo é nosso companheiro, nosso amigo, nosso irmão e nosso Advogado. 

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho feito conhecer (Jo.15.15). 

Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão (Pv.17.17). 

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado junto ao pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo.2.1).


II- SIQUÉM.

Significa, ombro.

Em Siquém Cristo é nosso ombro amigo, nosso consolo, nosso conforto, nossa esperança; em quem podemos depositar toda a nossa confiança. Está escrito na sua palavra: Eu, eu mesmo, sou aquele que te consola ... (Is.51.12). 
Jesus nos prometeu que rogaria ao Pai e Ele enviaria outro consolador, e Ele já nos enviou (Jo.14.16). Aleluia! 

III- QUEDES.

Significa, santuário.

Em Quedes Cristo é o  nosso santificador. Em Cristo somos santos, e estamos separados para o serviço do mestre. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo.17.17). 

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou Santo (I Pe.1.15,16).
                                 

IV- RAMOTE. 

Significa, altura.

Em Ramote estamos nas alturas com Cristo. Somos exaltados por Cristo e pela fé, estamos assentados em regiões celeste. Estamos amparados na torre do Altíssimo. Torre forte é o nome do SENHOR; para ele correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

Estamos assentados em lugares altos. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo (Ef.1.3).


V- BEZER.

Significa, fortaleza.

Em Bezer Cristo é nosso refúgio e fortaleza. Nosso lugar seguro, nossa proteção, nosso esconderijo. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl.46.1). 

O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (Na.1.7). 

Ele a nossa Torre de proteção: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).


VI- GOLÃ. 

Significa, cativeiro.

Em Golã somos cativos a Cristo e libertos do pecado. Em Golã nós fomos libertos das garras de Satanás para servirmos a Cristo. Pelo que diz: Ele subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (Ef.4.8). Assim como Deus virou o cativeiro de Jó, (Jó.42.10). 

Também, Cristo, nos libertou, virou o nosso cativeiro e mudou a nossa história. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo.8.32,36).
 
CONCLUSÃO:

Cristo é o nosso refúgio. Cristo é o nosso amigo. Cristo é o consolo. Cristo é o nosso santificador, Cristo é o nosso libertador, e Ele será o nosso guia para sempre. Amém!

Autor: Pr Geraldo Barbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.