segunda-feira, 1 de maio de 2023

MARTA - irmã de Maria*

TEXTO BASÍCO LC 10: 40,41-42

INTRODUÇÃO  

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. Lucas 10:40

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:40,41,42

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária.

E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

ÉPOCA

“cidade de Betânia”, a verdade é que esse lugar nos tempos bíblicos era apenas uma vila modesta que ficava nas proximidades do Monte das Oliveiras. 

A aldeia de Betânia ficava a cerca de três quilômetros da cidade de Jerusalém, do outro lado do Monte das Oliveiras (João 11:18). 

A pequena vila estava na estrada para Jericó, perto de Betfagé.

Betânia é citada pela primeira vez na Bíblia somente no Novo Testamento. 

A aldeia aparece especialmente como o lugar onde viviam Marta, Maria e Lázaro, os amigos pessoais do Senhor Jesus. Portanto, um dos mais emblemáticos milagres de Jesus ocorreu em Betânia: a ressurreição de Lázaro (João 11:17ss.). 

Além da casa dos amigos de Jesus, na vila de Betânia também ficava a casa de Simão, o leproso – que provavelmente foi curado por Jesus. 

Foi na casa de Simão em Betânia que ocorreu o jantar em que o Senhor Jesus foi ungido com o nardo puro que Maria lhe trouxe num vaso de alabastro (Marcos 14:3-9; João 12:1-8). 

Esse evento foi muito significativo, pois foi uma preparação antecipada do corpo de Jesus para o seu sepultamento que se aproximava.

SITUAÇÃO

Jesus visitava, com frequência a casa de Marta, aparentemente, ela era solteira, a bíblia não cita, Jesus gostava muito destes 3 irmãos, Marta era a mais velha, e gostava muito de servir, podemos dizer que tinha o dons de hospitalidade, pessoa que gosta de hospedar.

Três cenas revelam o temperamento decidido de Marta, que o Senhor enfrentou com carinhosa firmeza, conforme (Lucas 10:41-42. 

A irritação de Marta com sua irmã levou-a a um confronto com Jesus, pois, na verdade ela o responsabilizava pelo fato de Maria não ajudar nas tarefas da casa.

A resposta amorosa que ele lhe deu não foi crítica à preocupação de Marta com o serviço, nem uma rejeição a sua hospitalidade zelosa e generosa.

Ele pediu simplesmente para que ela reavaliasse suas prioridades, colocando em primeiro lugar os valores eternos e não as necessidades mais imediatas.

SOFRIMENTO

Quando ela pede para avisar Jesus e ele não veio, e Lázaro morre, e quando também a prisão e a  morte de Jesus, muitas vezes sofremos por não sermos valorizadas pelo nosso serviço, parece que todos estão desfrutando a vida e ela só trabalhando, mas tudo é valorizado por Deus quando fazemos com amor e dedicação.

ALEGRIA

Quando seu irmão amado ressuscita, quando ela viu que parecida tudo perdido e Jesus chega e resolve tudo, no fundo Marta esperava um milagre, ela poderia não ser uma adoradora, mas tinha mais fé que a Maria. 

E foi recompensada que alegria. Ela não considerava suas responsabilidades domésticas como trabalho penoso e sem valor, e é óbvio que amava seu lar, e ficava feliz em dedicar suas energias ao eficiente governo de sua casa.
 
LIÇÃO

Muitas vezes nós culpamos a Deus por deixar certas situações acontecer e cobramos solução imediatas, tipo como ela mandou chamar a Jesus porque Lazaro estava doente, e ele não veio, e ele morre, é como fazemos oramos e pedimos, mas no momento nada acontece, e a situação se agrava, mas quando Jesus chega com a solução, não damos atenção e nos lamentamos e chagamos a dizer que não somos importantes ou amadas.

Como Maria passou acima do costume e se ajoelhou aos pés de Jesus, Marta também saiu correndo para encontrar Jesus que estava chegando a cidade, e as mulheres tinham que estar dentro de casa de luto.

João registrou um terceiro episódio que trata do caráter de Marta (12:2) o simples fato de Marta assumir os deveres da hospitalidade confirma mais uma vez, que seus talentos incomuns estavam sendo usados.

Sem dúvida, ela havia se tornado uma discípula de quem o poder de Deus se manifestava pela prática do serviço. 

Jesus e muitas outras pessoas necessitavam do alívio e do descanso físico que a calorosa hospitalidade de Marta podia suprir.

O exemplo de Marta deve estar sempre na nossa mente para nos lembrar que toda mulher deve procurar manter o equilíbrio entre a comunhão com a família e o trabalho necessário para atender suas necessidades terrenas.

ORAÇÃO

Pai em Nome de Jesus, me ensina a ser uma adoradora como Maria, e organizada e cheia de fé como Marta, que eu sinta alegria em servir meu próximo, sem reclamar, e quando chegar a hora mais difícil da minha vida que eu possa confiar em ti e esperar o seu milagre, esperar em adoração, em Nome de Jesus. Amém

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.