segunda-feira, 3 de abril de 2023

CARTA À IGREJA EM FILADÉLFIA - APOCALIPSE 3*

TEXTO BASÍCO AP 3:7-13

INTRODUÇÃO 

7. E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

8. Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

9. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

10. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

11. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

12. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

13. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A palavra Filadélfia é composta de dois vocábulos gregos filo = amor + Delfos = irmãos, então significa “amor 
fraternal.” 

Este conceito aparece várias vezes no Novo Testamento 1 Ts 4.9; Rm 12.10. 

Foi uma cidade da Lídia, fundada por Átalo Filadélfo, rei de Pérgamo em homenagem a seu irmão E rúmenes que o precedera a fim de selar a grande amizade. 

A cidade passou a chamar Filadélfia em 138 a.C. 

Ficava na planície de Hermes na estrada entre Sardes e Hierápolis nas encostas do monte Tmolo. 

Estava edificada sobre um planalto perto de um solo vulcânico que propiciava uma agricultura muito próspera. 

Era notável pelo número de templos e festividades religiosas; por isso, foi chamada: “pequena Atenas.” 

A cidade era guardadora dos cultos a Ártemis, a Apolo, a Dionísio, ao deus sol, a Esculápio e 
também celebrava culto ao imperador. 

Um terremoto colocou essa cidade abaixo no ano 17 d.C., e pouco tempo depois, foi reedificada com ajuda imparcial de Tibério César; daí recebeu o nome de Neokaisaréia que significa “Nova Cesáreia,” e posteriormente sob o imperador Vespasiano recebeu o nome de Flávia. 

O que resta da antiga cidade é somente uma coluna solitária de uma construção. 

Atualmente ergue em seu local uma cidade turca chamada Alaseir que quer dizer “cidade de Deus.”

7. “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve.” 

Essa igreja era uma lira cujas cordas foram afinadas pelo amor fraternal. 

Suas cordas eram tangidas pelas mãos de Jesus Cristo o musicista eterno. 

As únicas duas das sete igrejas asiáticas que não foram reprovadas foram a de Esmirna e a de Filadélfia. 
Laodicéia representa a apostasia no final da dispensação da graça, enquanto que Filadélfia demonstra a fidelidade à Cristo sem alteração doutrinária. 

A igreja de Éfeso dedicou o seu primeiro amor a Jesus, e acabou 
esgotando. 

A igreja de Filadélfia é aquela que o Senhor ama inesgotavelmente. 

Filadélfia é apaixonada por missões; esse período começou em 1750, e, se estende até os dias atuais. 

Essa igreja está pronta para o arrebatamento, ao passo que Laodicéia está nostálgica e apática.“Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro.” 

O nosso Mestre e Filho de Deus, isto foi dito numa grande declaração pública Jo 6.68,69. 

Quedes, a quarta cidade de refúgio, que ficava na tribo de Natali, cujo nome significa “santo,” encontramos nela, um atributo de Cristo Js 20.7; Jo 8.46. 

A santidade é requerida dos fiéis 1 Pe 1.16. 

A palavra grega “alethinós” implica genuidade. Jesus Cristo é a Luz verdadeira Jo 1.9; 

o verdadeiro Pão do céu Jo 6.32; a Videira verdadeira Jo 15.1, e o Seu testemunho sempre foi legítimo Jo 8. 14,17, 26. 

O Verbo eterno é na realidade a verdade personificada, em contraposição com a mensagem falsária da sinagoga de Satanás apregoada deslavadamente pelos gnósticos Jo 14.6.

“o que tem a chave de Davi, o que abre, ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.” 
 
As culturas orientais já bastante cedo conheceram trancas de madeira ou de ferro para fechar as portas. 

As chaves que para isso serviam eram bastante grandes, e as dos palácios e as dos pórticos da cidade precisavam de ombros para serem transportadas. 

Segundo representação antiga, os céus e também o mundo inferior estavam fechados por pórticos. 

A chave de Davi é uma expressão metafórica que indica o completo controle sobre a casa real. 

Cristo é superior a Eliaquim e ninguém melhor do que Ele para usar essa chave messiânica Is 22.22. 

Ele pode incluir e excluir a quem quiser desse Reino. 

Os da sinagoga de Satanás deveriam saber que Ele é o detentor dessa chave governamental. 

8. “eis que diante de ti pus uma porta aberta.” 

A metáfora da porta aberta indica a oportunidade para a realização da obra missionária mundial. 

A posição geográfica privilegiada que Filadélfia dispunha era encantadora. 

Os viajores que saiam da velha Roma em direção a Ásia e o oriente tinham que passar por suas portas. 

A porta aberta referida neste texto é a grande oportunidade missionária como aquela que se abriu para Paulo em Éfeso 1Co 16.9; e, em Trôade capital da Mísia 2 Co 2.12.

9. “aos da sinagoga de Satanás.” 

Os fiéis a Cristo fazem parte do verdadeiro Israel de Deus, e a falsa comunidade judaica opressora é chamada de sinagoga de satanás. 

Os que se diziam ser judeus e não eram, não se refere aos judeus nacionais, e, sim, ao pseudo- Israel espiritual Rm 9.6.“eis que eu farei que venham, adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.” 
 
Isaias o profeta messiânico predissera que os gentios viriam se prostrar perante os judeus Is 45.14; 49.23; 60.14. 

O profeta apocalíptico contrapôs afirmando que esses falsos judeus se prostrariam diante da comunidade filadelfiana. 

Adorarem prostrados quer significar o reconhecimento da comunhão e da autoridade espiritual da comunidade cristã como verdadeira embaixatriz do Reino de Deus. 

Com perseguição iniciada em Samaria por causa de Saulo, Filipe foragiu-se para Cesaréia marítima. 

Anos mais tarde, Saulo já convertido, ao regressar da terceira viagem missionária hospedou-se na casa de Filipe At 21.8,9. 

Agora, podemos entender a expressão: “adorarem prostrados a teus pés.”“e saibam que eu te amo.” 

A maior dádiva que um mortal possa receber é o incomparável amor de Cristo. 

O ódio voraz que os gnósticos tinham pelos filadelfianos era superado pela intensidade do amor do Filho de Deus. 

O amor fraternal deve ser exercido entre os membros da igreja do Senhor. Esse tipo de amor supõe a compreensão mútua, acompanhada de sentimentos de respeito, e estima Rm 12.10; 1 Ts 4.9; Hb 13.1; 1 Pe 1.22. 

Michelangelo disse: “O amor foi á asa que Deus deu à alma, para que possa subir até Ele.” 

10. “eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo.” 

A palavra grega para tentação é “peiriasmos.” 

O cristão filadelfiano passa pelas maiores agruras neste mundo por causa dos falsos irmãos e pela incompreensão dos ir regenerados. 

Agora, não passará pelos juízos hecatômbicos da grande tribulação. 

Ló e suas duas filhas foram retirados de Sodoma por intervenção divina para não perecerem na destruição dela; uniformemente, a igreja fiel será trasladada para não ser atingida com os selos, as trombetas e as taças dos juízos severos. 

11. “Eis que venho sem demora.” 

Para os crentes da igreja em Sardes a promessa da volta de Cristo representava uma ameaça, enquanto que para 
os de Filadélfia uma grande alegria. 

O Novo Testamento faz trezentas e dezoito referências acerca da volta de Cristo diretamente. 

Alguns escatologista afirmam: para cada vinte e cinco versículos do Novo Testamento um fala desse evento magnífico 22.12. “guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” 

Existe uma coroa para os vencedores, e o crente precisa viver em constante alerta. 

Coroa neste texto em tela não se refere à perda da salvação, e sim, a perda da recompensa eterna 2 Tm 4.7,8.

12. “A quem vencer, eu farei coluna no templo do meu Deus.” 

Filadélfia simboliza aquela igreja que não deixou o templo espiritual ruir, apesar de algumas colunas terem caído. 

Para quem habitava numa cidade que foi devastada por abalos sísmicos inúmeras vezes e que refugiara em países vizinhos, a promessa de habitação permanente na Nova Jerusalém era algo mui especial. 

Havia um costume antigo entre os pagãos de honrar um sacerdote erigindo mais uma coluna no templo. 

Segundo Broadman: “Em Filadélfia havia o costume de honrar cidadãos fiéis do Estado com inscrições de seus nomes em colunas dos templos.” 

Mc Dowel afirmou: “A promessa daí jamais sairá teria sentido vivo para pessoas que tinham sido forçadas a deixar suas casas inseguras para morar fora da cidade.” 

A promessa é de segurança espiritual em meio a insegurança material. 

Das sete igrejas, a de Filadélfia foi onde o cristianismo perdurou por mais tempo. 

Na pequenina cidade turca de Alaseir local da antiga cidade de Filadélfia encontra-se uma coluna solitária o que demonstra a firmeza dos cristãos filadelfianos. 

O cristianismo tem crescido de forma vultuosa; uma raridade é encontrar crentes em meio a essa multidão que sejam colunas firmes da verdade 1 Tm 1.15. “e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu do meu Deus, e também o meu novo nome.” 
 

Várias religiões pagãs na antiguidade usavam gravações para identificar seus adeptos. 

A cidade de Filadélfia havia recebido um novo nome de Neokaisaréia, ou seja, Nova Cesaréia em honra a Tibério. 
Os cristãos filadelfianos tornarse-iam em cidadãos na Nova Jerusalém. 

Os seguidores da besta apocalíptica no período tribulacional serão circunscritos com o seu nome 13.16,17. 

Assim também, ocorrerá com os vencedores em Filadélfia que na verdade são os autênticos cidadãos do céu. 

O sumo sacerdote Arão trazia na parte frontal de sua mitra uma lâmina de ouro com o nome de Jeová; assim também, na eternidade Cristo gravará o Seu novo nome nos vencedores, porque Ele é o artesão celestial. 

Para fazer notória a relação intrínseca entre Ele e os seus seguidores, fez a promessa inaudita de gravar neles o nome do Pai. 

O crente fiel receberá como recompensa, três inscrições, o que garante vida eterna e cidadania celestial. 
 
CONCLUSÃO:

AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA

1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!

2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!

3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!

4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado! 

Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!

Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

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