segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A RECONSTRUÇÃO DO SANTO TEMPLO – X

TEXTO BASE EZ 43: 1 - 9

INTRODUÇÃO

TEMA: A RECONSTRUÇÃO DO SANTO TEMPLO – X



1. Então me levou à porta, à porta que dá para o oriente.

2. E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele.

3. E a aparência da visão que tive era como a da visão que eu tivera quando ele veio destruir a cidade; eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra.

4. E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta oriental.

5. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do Senhor encheu o templo.

6.. Então ouvi uma voz que me foi direita de dentro do templo; e um homem se achava de pé junto de mim.




7. E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos,

8. pondo o seu limiar ao pé do meu limiar, e os seus umbrais junto aos meus umbrais, e havendo apenas um muro entre mim e eles. Contaminaram o meu santo nome com as abominações que têm cometido; por isso eu os consumi na minha ira.

9. Agora lancem eles para longe de mim a sua prostituição e os cadáveres dos seus reis; e habitarei no meio deles para sempre.


A profecia concernente à reconstrução do Santo Templo em Jerusalém é um dos mais eloqüentes alertas quanto ao iminente retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Apesar de não sabermos precisamente se o Templo será reerguido antes ou depois do arrebatamento da Igreja, de uma coisa temos certeza: esta profecia esta prestes a se cumprir.

1. O Que é o Santo Templo?

1. Definição: o Santo Templo é o Santuário por excelência do povo israelita, onde não somente este como também os gentios, deveria adorar e buscar ao Deus único e verdadeiro – Mc 11: 17

2. Conceito Teológico: edificado em Jerusalém, o Templo tinha uma função teologicamente missionária: atrair os gentios ao Deus de Abraão – II Cr 6: 32,33; Mt 12: 42

O Templo que é chamado de casa (bayt) ou casa de Deus (Bet Ha-Mikdash), era apenas um local escolhido por Deus para que se tornasse visível a sua aliança com o seu povo

3. O Templo constituía-se no próprio selo, no próprio sinal da presença de Deus no meio do povo de Israel

1. O Templo de Salomão: para a construção do primeiro templo, Davi coletou todo o material necessário (I Cr 29), esse material incluía cem mil talentos de ouro e um milhão de talentos de prata (I Cr 22: 14), do seu próprio bolso, Davi separou três mil talentos de ouro de ofir, o ouro mais precioso, a fim de ser empregado nas ornamentações douradas, além de sete mil talentos de prata altamente refinados. 

2. Os oficiais da nação doaram cinco mil talentos de ouro, dez mil daricos de ouro e dez mil talentos de prata e bronze, no total de 18 mil talentos, além de cem mil talentos de ferro. 

Ainda outros doaram pedras preciosas de tal modo que não houve como fazer cálculo. 

Davi preparou as pedras para a construção, pregos de ferros sem número, madeira de cedro para as armações e painéis. 

A construção teve inicio no quarto ano do reinado de Salomão, ou seja, em 967 a. C, e levou sete anos e seis meses para construir, empregando 180 mil trabalhadores que estavam sob a liderança de 3.600 capatazes. 

Foi dedicado ao Senhor no sétimo mês do ano sagrado numa linda e pomposa festa (I Rs 5:6-18; 7:13; II Cr 2:17,18; 5-7).
Não desista, continuem lendo......

Um Forte Abraço!! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.