terça-feira, 14 de maio de 2013

A humildade do Amor de Deus

Deus se revela aos humildes!

Texto Sl 138: 6

Introdução 

Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. Salmos 138: 6

O Salmo 138:6 apresenta uma bela descrição da humildade do amor divino: "Ainda que o Senhor esteja exaltado, ele olha para os humildes; mas aos soberbos conhece de longe." 

Essa frase convida-nos a mergulhar na rica temática da humildade no contexto do amor, tanto em relação ao amor de Deus por nós quanto ao nosso amor ao próximo.

I - A Humildade do Amor de Deus:

A) Deus se abaixa para olhar:

A imagem de Deus "olhando para os humildes" (v. 6) retrata sua condescendência e cuidado. Ele se inclina, por assim dizer, para se conectar com aqueles que reconhecem sua própria pequenez.

Essa atitude contrasta com a arrogância dos soberbos, que se distanciam de Deus e do próximo.

B) Deus se revela aos humildes:

Tiago 4:6 afirma: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." A humildade abre o coração para receber a graça e a revelação de Deus.

Jesus, em Mateus 11:25, declara: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos."

D) Deus se aproxima dos humildes:

O Salmo 34:18 diz: "O Senhor está perto dos quebrantados de coração e salva os de espírito contrito." Deus se compadece dos que se humilham e reconhecem sua necessidade.

Jesus, em seu ministério, demonstrava essa compaixão, curando os enfermos, acolhendo os marginalizados e ensinando os humildes.

II - A Humildade no Nosso Amor:

Amar com mansidão e longanimidade:

Efésios 4:2 nos convida a andar "com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor."

A humildade nos permite ser pacientes, compreensivos e perdoadores com o próximo, mesmo em meio às diferenças e dificuldades.

A) Servir uns aos outros:

Filipenses 2:3-4 exorta-nos a "nada fazer por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo."

O amor genuíno se manifesta no serviço abnegado, colocando as necessidades do próximo à frente das nossas.
Reconhecer nossas fraquezas:

1 Pedro 5:5 nos instrui a "humilhar-vos debaixo da poderosa mão de Deus, para que, a seu tempo, ele vos exalte."

A humildade nos leva a reconhecer nossas falhas e buscar a ajuda de Deus e do próximo para crescermos em amor e sabedoria.

III - Sugestões para Aprofundamento:

Estudar outros versículos sobre a humildade: Provérbios 11:2, 15:33, 16:19; Mateus 5:5; Tiago 4:10.

Meditar sobre a vida de Jesus Cristo: Ele é o maior exemplo de humildade, tendo se humilhado até a morte na cruz por amor à humanidade.

Praticar a humildade no dia a dia: Buscar oportunidades para servir ao próximo, reconhecer as qualidades dos outros e ser paciente em suas relações.

Ler livros e artigos sobre o tema da humildade:

"Humildade: A Virtude Esquecida" de Andrew Murray

"O Caminho da Humildade" de Henri Nouwen

"A Força da Humildade" de Richard Foster

Conclusão:

A humildade é um ingrediente essencial para um amor autêntico e transformador. Ao cultivarmos a humildade em nossas vidas, nos aproximamos de Deus e experimentamos a verdadeira alegria de amar e ser amados.

Tags:Revelação,Luz,Vida,Salvação,Jardim,Éden,Arca,Aliança,Monte,Sinai,Mar,estudos,leitura,Vermelho,Tabernáculo,Fé,Esperança,Amor,Justiça,Santidade,Bíblia,Foco,Bibliateca,Deus,Jesus,Espirito,Santo,Perdão,Humildade.!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.