segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

qual é a sua prioridade?


TEXTO BASE ECLESIASTES 9: 3 = 9

INTRODUÇÃO

TEMA: QUAL É A SUA PRIORIDADE?

Nossos dias, meses e anos estão cada vez passando mais rápido.
São pessoas nascendo, crescendo, morrendo. Algumas vivendo intensamente, outras com marasmo.
Algumas com seriedade, outras não.
Preocupamo-nos em fazer uma boa faculdade, em ter uma boa qualificação no mercado de trabalho, em ter uma carreira bem sucedida.
Em nossas igrejas, ocupamos cargos importantes que ajudam pessoas e a organização.
Cantamos em grandes corais, organizamos campanhas, preparamos estudos, entre outras coisas.
Dispomos de tempo para tudo.
Para um futebol com amigos, umas compras no shopping, um cinema, um jantar importante, uma viagem programada, e assim vai.
Com essa vida corrida sempre temos prioridades diferentes.
Prioridades essas, que muitas vezes ficam distorcidas e desajustadas.



Em Eclesiastes 9 Salomão, o homem mais sábio segundo a Bíblia, escreve sobre a recompensa da vida de cada um de nós, Salomão foi em certas partes direto demais ao assunto, vamos ver o versículo 3:
Ec 9:3 - Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: o destino de todos é o mesmo.
O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.
Salomão deixa bem claro nesse versículo que o destino de todos os seres humanos é a morte, no versículo anterior ele diz que não importa se é justo ou ímpio, bom ou mau, puro ou malicioso, todos irão partir.
Alguns versículos depois ele dá conselhos a todos nós cristãos sobre nossas prioridades, vejam:
Ec 9:7 - Portanto, vá, coma com prazer a sua comida e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.
Ec 9: 8 - Esteja sempre vestido com roupas de festa e unja sempre a sua cabeça com óleo.
Ec 9: 9 - Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol.
Percebam que Salomão indica a todos que devemos investir o nosso tempo nas nossas prioridades, mas não se esquecendo que tudo o que fazemos Deus já tem se agradado, ou seja, vem aquele versículo em mente, que tudo nos é lícito porém nem tudo nos convém.
Não adianta nada aproveitarmos o nosso tempo com nossas vontades carnais se Deus não se alegra com isso. Salomão disse bem claro no versículo 8, vestidos com roupas de festa mas com nossas cabeças ungidas com óleo, ou seja, temos que nos santificar em tudo o que fazemos.
No versículo 9 ele deixa bem claro que devemos investir nosso tempo com nossa família e aqueles a quem amamos, muitas vezes sacrificamos nosso tempo com coisas que poderiam ser adiadas e deixamos os nossos amados de lado. Muitas vezes ouvi irmãos da igreja dizendo que não iam ao culto no domingo pois teria a final do Campeonato de Futebol, ou a final do BBB, infelizmente muitos de nós cristãos não temos analisado de verdade nossas prioridades.
Quanto tempo por semana você gasta com sua família? E com seus verdadeiros amigos que Deus te presenteou? Quanto tempo tem gasto lendo a Palavra de Deus?
Orando? Meu querido(a) não deixe que o mundo roube o seu tempo, não deixe que as coisas do seu EU e da sua carne tomem conta de suas prioridades.
Olhem agora o versículo 12:
Ec 9:12 - Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora: Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos numa armadilha, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles.
Percebam nesse último versículo que Salomão diz que NINGUÉM sabe a hora que vai partir, você vai partir um dia, espero que não seja logo neh, mas a sua casa vai ficar, seu carro vai ficar, seu dinheiro também, as bebidas e prazeres da vida você nunca mais terá e sabe o que vai sobrar aqui? Vai sobrar a lembrança daqueles que te amam, aquilo que você fez a diferença, sabe aqueles momentos especiais com seus amigos da igreja, as horas de risada na escola, as reuniões de família, os cultos em sua igreja, os momentos de comunhão com Deus, é tudo isso que faz a diferença na minha e na sua vida
Creio na seguinte ordem de prioridade:
Deus,
Cônjuge,
Filhos,
Trabalho,
Igreja.
Alguns me perguntam o que acontecerá se essa ordem for invertida?
Eu certamente lhe direi que você terá problemas.
Penso em uma lógica básica.
Deus, em sua infinita soberania, criou homem e mulher para seu louvor e pediu para ter seus filhos.
Após isso, precisaram trabalhar, e só depois foi criada a igreja, em seu modelo físico.
Essa ordem é simples, mas não praticada.
Vejo grandes executivos assinarem contratos importantes, conseguirem negociações que podem mudar a vida de suas empresas, mas simplesmente não conseguir falar com seu cônjuge e filhos.
Líderes espirituais deixando de lado esposa e filhos para exercer a sua função dentro das igrejas.
Quanto tempo lhe resta nessa vida?
Eu não sei! Mas uma coisa eu tenho certeza: ainda há tempo para fazer o ajuste de suas prioridades.
Reavalie seus critérios.
Não seja culpado por um casamento frustrado, por um filho desgarrado, por uma igreja fraca, pois se deseja ser uma pessoa abençoada em tudo que fizer, busque andar na sequência de prioridades correta.
Sendo um excelente cônjuge, um bom pai, uma boa mãe, você seguramente será um bom profissional, um bom amigo, enfim, uma pessoa abençoada.
A ser viço do rei Pr. João Munes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.