domingo, 6 de novembro de 2022

QUANDO DEUS JULGA AS NAÇÕES*

TEXTO BASE JOEL 3.1-21

INTRODUÇÃO

Os homens sempre escarneceram da idéia do juízo.  

Neste capítulo final, Joel vai tratar do grande tema do livro: O Dia do Senhor. Como um fotógrafo, Joel utiliza uma lente de grande abertura para o quadro geral de 2.30-32. 

Então, no capítulo 3, ele usa uma lente de aproximação para observar mais de perto o Dia do Senhor, com sua mistura de juízo e graça.  

Esse dia será de glória para o povo de Deus e juízo inevitável para os ímpios. Será dia de luz para uns e trevas para outros. 

Aqueles que perseguiram e pisaram o povo de Deus enfrentarão a ira do Deus Todo-poderoso. Enquanto Deus mudará a sorte do seu povo (3.1), despejará o mal feito dos ímpios sobre sua própria cabeça (3.4,7).

O texto em tela pode ser sintetizado, segundo Warren Wiersbe, em quatro grandes tópicos: 

1) A corte – Nos últimos dias, Deus convocará as nações para a corte suprema e as julgará pelos pecados cometidos contra seu povo (3.1-8); 

2) A colheita – Deus chamará as nações para uma guerra santa e nessa peleja meterá a foice para ceifar os ímpios que estarão maduros para o juízo, ao mesmo tempo em que poupará seu povo gloriosamente (3.9-13); 

3) A tempestade – As nações sentirão a ira de Deus, mas ele cuidará do seu povo e o protegerá. (3.14-17); 

4) O jardim – O livro de Joel inicia com seca e fome, mas termina com a descrição de uma terra que jorra vinho e leite. 

Deus perdoará graciosamente seu povo e habitará com ele. Deus dará a seu povo um novo começo (3.18-21).  
Vejamos esses quatro pontos.

I.A CORTE - DEUS ENTRA EM JUÍZO COM OS ÍMPIOS (3.1-8)

Toda a ação está nas mãos de Deus. É ele quem muda a sorte do seu povo (3.1) e também quem convoca os ímpios para o juízo (3.2). 

Quem está assentado no trono é aquele que controla o universo. 

Os ímpios sempre pensaram que estavam no controle, mas no dia do juízo saberão que Deus é quem governa o mundo e o levará a juízo. 

David Hubbard diz que é impossível fazer o resgate derradeiro do povo de Deus sem que haja um dia de acerto de contas para seus inimigos que, tanto contribuíram para seu sofrimento.  

Antes do povo de Deus ser exaltado, seus inimigos serão fragorosamente derrotados. 

No tribunal de Cristo haverá livramento para uns e condenação para outros.

Algumas verdades devem ser destacadas:

1.A acusação é formalizada (3.2,3)

Deus não apenas convoca as nações para o juízo, mas também constitui o tribunal. 

Ele não apenas é o promotor de acusação, mas também o juiz que lavra a sentença. Quais são os pecados denunciados nesse tribunal?
Em primeiro lugar, os ímpios repartiram a terra do povo de Deus entre si (3.2). “... repartiram a minha terra entre si”. 

Aquela terra tinha sido dada por Deus ao seu povo, mas os invasores se apossaram dela e a repartiram entre si. Eles violaram o direito de posse. 

Eles transgrediram o oitavo mandamento: “Não furtarás” (Ex 20.15). 

Eles agiram com crueldade, saqueando bens e terras que não lhes pertencia. 

Em segundo lugar, os ímpios dispersaram o povo de Deus (3.2). “... Israel, a quem eles espalharam por entre os povos...”. O povo judeu não foi apenas privado da posse de sua terra, mas também expulso dela. 

Eles foram banidos e dispersos por entre os povos. 

Os judeus enfrentaram a crueldade da diáspora. Viveram o drama do cativeiro em terra estranha. 

Foram tratados como brutal desumanidade. Warren Wiersbe descreve esses fatos, assim:

Não há povo que tenha sofrido tanto nas mãos de outros homens como os judeus. 

O Faraó tentou afogar o povo de Israel, mas, em vez disso, seu próprio exército foi afogado por Deus. 

Balaão tentou amaldiçoar os hebreus, mas Deus transformou sua maldição numa bênção. 

Os assírios e babilônios capturaram os judeus e levaram-nos para o exílio, mas esses dois reinos poderosos não existem mais, enquanto os judeus ainda estão em nosso meio. 

Hamã tentou exterminar os judeus, mas ele e seus filhos acabaram enforcados. 

Nabucudonosor colocou três judeus numa fornalha de fogo, mas descobriu que Deus estava com eles e os livrou. 

O povo de Deus ao longo dos séculos tem sido perseguido pelo mundo. 

Os discípulos de Cristo foram perseguidos e tiveram que fugir de cidade em cidade. 

Os cristãos primitivos foram banidos e dispersos pelos antros da terra. 

Os cristãos foram espoliados de seus bens, presos, torturados e mortos com brutal crueldade. Porém, esses crimes jamais ficarão impunes.

Em terceiro lugar, os ímpios mercadejaram o povo de Deus (3.3,6). “Lançaram sortes sobre o meu povo, e deram meninos por meretrizes, e venderam meninas por vinho, que beberam”. 

Oscar Reed está certo quando diz que os inimigos de Israel não mostraram consideração pelos seus cativos.  

O povo de Deus foi tratado como mercadoria barata e vendido como escravo. 

Não apenas cometeram o grave pecado do tráfico humano, mas também praticaram um comércio aviltante, trocando meninos por meretrizes para sua diversão carnal e vendendo meninas por vinho, para se embebedarem. 

Os profetas Amós e Naum, de igual forma, condenaram severamente o tráfico de vidas humanas (Am 8.6; Na 3.10). Na verdade, pouca coisa irrita mais a Deus do que a desumanidade. Por preços irrisórios, pessoas foram permutadas como se fossem mercadorias (Am 2.6; 8.6) a troco de um momento de prazer, uma noite com meretrizes ou um odre de vinho. 

O profeta Joel denuncia o fato dos judeus terem sido vendidos aos gregos para os apartarem para longe da sua terra (3.6). 

Não apenas os venderam, mas os venderam com a intenção de que jamais pudessem retornar à sua terra. Venderam-nos com intenção maliciosa. 

O profeta Jeremias descreve essa mesma cena, falando sobre os babilônios: “vos alegrais e exultais, ó saqueadores da minha herança, saltais como bezerros na relva e rinchais como cavalos fogosos” (Jr 50.11). A. R. 
Crabtree está com a razão quando afirma que as injustiças praticadas contra o homem são pecados contra Deus. 
Aquele que despreza os direitos do homem mostra, ao mesmo tempo, o seu desprezo pela justiça divina e escárnio para com o Deus de amor. 

Em quarto lugar, os ímpios saquearam a Casa de Deus (3.5). “Visto que levastes a minha prata e o meu ouro...”. 
Os inimigos de Judá não apenas lotearam sua terra, dispersaram e venderam o povo como escravo, mas também roubaram e saquearam o seu templo, apropriando-se indebitamente de seu ouro e de sua prata (Dn 5.1-4).

Em quinto lugar, os ímpios profanaram a Casa de Deus (3.5). “... e as minhas jóias preciosas metestes nos vossos templos”. 

Os invasores não se contentaram em apenas roubar a Casa de Deus, mas também levaram esses tesouros do templo para seus templos pagãos, profanando, assim, esses objetos, o culto e o próprio Deus (Dn 1.2).

2.O juiz é apresentado (3.1-6)

Deus é o agente da ação o tempo todo. 

O Senhor dirigirá um tribunal de justiça para julgar as nações pelas injustiças que tinham praticado contra o seu povo, a sua herança.  

É Deus quem convoca as nações para o juízo. É Deus quem as denuncia, julga e condena. É Deus quem marca o tempo e o lugar do julgamento. É Deus quem formaliza a acusação, fundamenta o libelo acusatório e pronuncia a sentença. 

David Hubbard diz que o próprio Senhor fará uma acusação, na qualidade de promotor, e também dará o veredicto, na qualidade de juiz.  Vejamos alguns pontos importantes:

Em primeiro lugar, a tempo do julgamento é definido (3.1,2). “Eis que naqueles dias e naquele tempo, em que mudarei a sorte de Judá e de Jerusalém, congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas...”. 

Nós não sabemos os tempos e as épocas, mas esse Dia está imutavelmente estabelecido na agenda e no propósito de Deus. Esse será o tempo do fim, será o grande dia do juízo, quando o Senhor Jesus, vindo na sua glória, assentar-se-á em seu trono e passará a julgar as nações (Mt 25.31-46). 

Em segundo lugar, o lugar do julgamento é definido (3.2). “... e as farei descer ao vale de Josafá...”. 

Embora o vale de Josafá seja um ponto geográfico específico, na cidade de Jerusalém, penso que a melhor interpretação é considerar esse lugar figuradamente. 

Esse é o único lugar na Bíblia que se menciona, o Vale de Josafá. Esse vale fica entre Jerusalém e o Monte das Oliveiras, conhecido no Novo Testamento como o Vale de Cedrom.  Warren Wiersbe está correto quando diz que o nome “vale de Josafá” pode muito bem ser simbólico, uma vez que “Josafá” significa “o Senhor julga”.  Concordo com David Hubbard quando diz que a ênfase recai sobre o caráter legal do juízo, não sobre a localização geográfica.  

O lugar do juízo é cósmico. Ele apenas indica que aquele que está assentado no trono é o juiz de vivos e de mortos e que ninguém escapará do seu juízo. 

João Calvino, por sua vez, entende que a menção do vale de Josafá enfatiza mais o livramento do povo de Deus do que a condenação dos ímpios. 

Em terceiro lugar, a razão do julgamento é definida (3.2). “... ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança...”. O povo de Judá havia pecado contra Deus, mas ainda era o povo da aliança. 

Deus disciplina seu povo, mas não o rejeita. 

Os invasores agiram com crueldade e deixaram de aperceber que eles eram apenas a vara da disciplina de Deus para corrigir Judá.  

O profeta Joel deixa claro que Judá era o povo de Deus, a sua herança particular (Dt 32.9). 

Quem fere o povo de Deus, toca na menina dos olhos de Deus. 

A coisa mais importante para Deus no universo é o seu povo. 

3.O réu é condenado (3.4-8)

Todas as nações e todos os homens terão que comparecer perante o tribunal de Cristo (2Co 5.10). 

Deus já marcou o dia do juízo e constituiu um juiz que julgará a todos os homens (At 17.31). 

Nesse dia, grandes e pequenos, reis e vassalos, servos e chefes, doutores e analfabetos, religiosos e ateus terão que comparecer diante do grande trono branco (Ap 20.11-15). 

O juiz virá, então, com grande glória e poder e assentar-se-á em seu trono e passará a julgar as nações (Mt 25.31-46). 

Os livros serão abertos e os homens serão julgados segundo o que tiver escrito nesses livros (Ap 20.12). Suas palavras, suas obras, suas omissões e até seus pensamentos secretos os condenarão naquele tribunal. 

Nesse dia, os homens desmaiarão de terror. 

Aqueles que viveram despercebidos e os que zombaram de Deus e do seu Cristo se encherão de pavor e buscarão a morte, mas não a encontrarão. 

Ninguém nem mesmo nenhum lugar do universo poderá escondê-los da face daquele que está assentado no trono. 

Os poderosos deste mundo terão que enfrentar a ira do Cordeiro (Ap 6.12-17).

Algumas verdades solenes devem ser aqui destacadas:

Em primeiro lugar, a sentença é justa (3.4-8). “... farei sem demora cair sobre a vossa cabeça a vossa vingança...” (3.4,7,8). 

O mal feito contra o povo de Deus cairá sobre a cabeça dos malfeitores. 

Eles colherão exatamente o que semearam. Eles beberão o refluxo maldito do seu próprio fluxo venenoso. 

Eles sorverão o mesmo cálice que deram ao povo de Deus. 

Assim como eles venderam os filhos de Judá como mercadoria barata, trocando meninos por meretrizes e meninas por vinho, assim seus filhos também serão vendidos. 

O profeta diz em nome do Senhor: “Venderei vossos filhos e vossas filhas aos filhos de Judá, e estes, aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse” (3.8).

Em segundo lugar, a sentença é certa (3.7). “Eis que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes e farei cair a vossa vingança sobre a vossa própria cabeça”. Deus toma em suas mãos a vingança e reverte a situação. 
Traz os judeus dispersos e comercializados de volta à sua terra e dispersa os opressores. 

Aqueles que estavam no topo da pirâmide caem vertiginosamente para o abismo e os que estavam prostrados e humilhados são restaurados e levados a uma posição de honra. 

Em terceiro lugar, a sentença é rápida (3.4). “... farei, sem demora, cair sobre a vossa cabeça, a vossa vingança”. Naquele dia os recursos dos homens sucumbirão. 

O poder dos poderosos não poderá livrar-lhes. 

O dinheiro dos ricos não lhes servirá de garantia. 

A ruína dos ímpios será certa e a condenação deles rápida. 

Ninguém poderá livrá-los da ira do Cordeiro nem reverter sua sentença inexorável de condenação. 

Aqueles que escaparam da justiça dos homens, jamais escaparão da justiça divina. 

Aqueles que subornaram juízes e testemunhas e compraram sentenças favoráveis por dinheiro jamais se livrarão do justo e rápido juízo de Deus.

II. A COLHEITA – OS ÍMPIOS SE REÚNEM PARA O JUÍZO FINAL (3.9-13)

O próprio juiz está convocando as nações para uma guerra santa (3.9). Todos os valentes devem ser suscitados. 
Todos os recursos da terra devem ser reunidos. Todas as armas devem ser usadas. Todas as forças devem ser exploradas. 

Essa guerra é urgente, universal e medonha. 

Deus está desafiando todas as nações da terra que se levantaram contra ele e seu povo para essa peleja. 

Esse dia é visto pelo profeta como uma grande colheita. 

A Bíblia diz que a ceifa é a consumação do século e os ceifeiros serão os anjos (Mt 13.39; 24.31). 

O povo de Deus será recolhido como trigo para o celeiro (Mt 24.31;Ap 14.14-16), mas os ímpios serão ceifados como uvas maduras para a lagaragem, onde serão esmagados e pisados sob a justa ira de Deus (Ap 14.17-20.).

Algumas verdades precisam ser aqui destacadas:

1.A guerra santa é declarada (3.9-11)

Destacamos algumas lições importantes:

Em primeiro lugar, essa guerra é universal (3.9). “Proclamai isto entre as nações: Apregoai guerra santa e suscitai os valentes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra”. 

O próprio Deus é quem chama as nações para essa batalha. É a batalha final. 

É o Armagedom. Essa guerra é universal porque as nações todas são convocadas. 

Essa guerra é retumbante, porque todos os valentes e todos os homens de guerra são intimados. Todo arsenal da terra estará disponível nessa peleja. 

Essa guerra é santa porque nela o próprio Deus julgará o mundo com justiça. Essa guerra é santa porque nela Deus vingará a causa do seu povo. 

Essa guerra é santa porque nela o mal será finalmente desbancado e os inimigos de Deus e do seu povo serão derrotados completamente. Nessa guerra a única arma usada para derrotar os inimigos é a espada afiada que sai da boca do Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.15,16).

Em segundo lugar, essa guerra é encarniçada (3.10). “Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras...”. Os homens transformarão instrumentos de trabalho em armas de guerra. 

Eles se armarão até os dentes para essa peleja. 

Eles reunirão todos os seus esforços, todas as suas armas, todo o seu arsenal. J. J. Given diz que cada indivíduo nessa grande multidão pensará que sua missão é destruir o povo de Deus, a igreja do Deus Altíssimo, e vê a si mesmo comissionado para esse propósito. 

Em terceiro lugar, essa guerra é eletrizante (3.10b). “... diga o fraco: Eu sou forte”. 

Os homens não apenas se reunirão em grandes multidões, fortemente armados, mas, também, buscarão encorajamento dentro de si mesmos. Charles Feinberg diz que tão grande será o desejo de destruir o povo de Deus que até os fracos se imaginarão fortes.  

Os ímpios buscarão qualquer fio de esperança para triunfarem nessa batalha final. 

Eles se entusiasmarão com a possibilidade de uma vitória retumbante. 

Em quarto lugar, essa guerra é urgente (3.11). “Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos...”. 

Os povos virão de todos os recantos, de todos os lugares. Será uma guerra mundial. Será a batalha final. Será uma reunião urgente dos povos na mais fatídica e brutal batalha da história. 

2.O desafiante é apresentado (3.12)

Três verdades são aqui destacadas:

Em primeiro lugar, os desafiados são identificados (3.12). “Levantem-se as nações...”. 

A guerra santa é declara a todas as nações. Todos os povos da terra virão para esse combate. 

É uma batalha de cunho universal. Todos os ímpios fortalecerão seus braços para essa peleja. 

Em segundo lugar, o lugar da batalha é apontado (3.12). “... e sigam para o vale de Josafá...”. 

O vale de Josafá ou vale da Decisão (3.14) não é um lugar onde os ímpios se converterão a Deus, mas o lugar onde Deus despejará sua ira santa sobre os ímpios, impondo-lhes fragorosa derrota e eterna condenação. 

Naquele Deus tomará a decisão e não os ímpios. 

Em terceiro lugar, o desafiante é revelado (3.12). “... porque ali me assentarei para julgar todas as nações em redor”. 

O Deus a quem as nações afrontaram serão julgadas e condenadas. Aquele que julga com justiça é o mesmo que se assenta no trono. Ele é Rei. 

Ele é o soberano juiz do universo. Diante dele todos terão que comparecer para serem julgados segundo suas obras.

3.A condenação é aplicada (3.13)

Duas verdades são aqui apontadas:

Em primeiro lugar, o tempo da condenação é declarado (3.13). “Lançai a foice, porque está madura a seara...”. 

O cálice da ira de Deus está cheio. A medida da transgressão dos povos transbordou. A seara está madura para a ceifa. 

O juiz se assenta no trono e diz: “Basta, e nenhum dia a mais!”. 

Os homens pecam contra Deus e pensam que nada lhes acontecerá. 

Eles tentam a Deus e escapam. Mas, o cálice da ira de Deus está se enchendo. Nesse dia, Deus vindicará sua justiça. 

Nesse dia, a porta da graça se fechará e os homens terão que enfrentar a ira daquele que está no trono.

Em segundo lugar, a razão da condenação é exposta (3.13). “... vinde, pisai, porque o lagar está cheio, os seus compartimentos transbordam, porquanto a sua malícia é grande”. 

Os ímpios serão pisados como as uvas maduras num lagar. 

O dia do juízo é comparado como uma lagaragem, onde os ímpios serão esmagados por causa de sua grande malícia (Ap 14.17-20). 

Oscar Reed diz que aqui, a colheita madura e os tanques transbordantes indicam o grau de maldade pelo qual as nações serão julgadas. 

III. A TEMPESTADE – A CHEGADA DO DIA DO SENHOR (3.14-17)

O profeta Joel passa a descrever a solenidade do Dia do Senhor, o grande Dia do juízo. 

Nesse Dia, enquanto os ímpios serão condenados, o povo de Deus será liberto. 

Deus se apresentará como o terror dos ímpios e como o refúgio do seu povo. 

Vejamos essas duas verdades sublimes.

1.A condenação dos ímpios é inexorável (3.14-16a).

Algumas verdades solenes são aqui destacadas.

Em primeiro lugar, a condenação dos ímpios é abrangente (3.14). “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão”. 

As nações todas serão congregadas ao vale da Decisão. 

Esse vale não é um ponto geográfico da terra, mas o lugar cósmico onde Deus pronunciará a sentença contra os ímpios. Esse será o grande Dia do Senhor.

Em segundo lugar, a condenação dos ímpios é inescapável (3.15). “O sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram seu esplendor”. 

Nesse dia, o universo inteiro estará de luto. 

Os astros não darão sua claridade. Toda a terra estará em trevas e em convulsão e, as colunas do universo serão abaladas. 

Não haverá lugar seguro onde os homens encontrem refúgio ou possam se esconder da ira daquele que se assenta no trono (Ap 6.12-17). 

Não somente o sol e a lua não darão sua claridade, num total eclipse, mas também as estrelas retirarão o seu resplendor. 

As luzes do céu serão ofuscadas pelo indizível fulgor da glória daquele que se assentará no trono para julgar.  
Matthew Henry diz que a glória e o brilho dos astros do firmamento serão eclipsados pelo brilho maior da glória do grande Juiz que aparecerá.  

A condenação dos ímpios será inescapável. 

David Hubbard faz uma importante observação: Os céus escurecidos apontam para a intensidade tremenda e a dimensão cósmica da atividade divina. Toda a criação – inclusive as fontes fidedignas de luz e referenciais de tempo e orientação – vacila diante disso. 

No versículo 16, a ênfase passa da prova visível para a evidência audível da intervenção de Deus. 

A voz que trouxe o universo à existência na criação tem o poder de abalá-lo. 

Em terceiro lugar, a condenação dos ímpios será terrível (3.16a). “O Senhor brama de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão...”. 

Deus se apresenta nesse tribunal como um leão que ruge. Nenhum valente poderá enfrentá-lo. Ele triunfará sobre seus inimigos. 

A Grande Babilônia será destruída (Ap 17.1; 18.2). 

O falso profeta será derrotado e o anticristo destruído pela manifestação da vinda de Cristo, e ambos, lançados no lago de fogo (Ap 19.20). 

O diabo, o patrono do pecado, será, também, lançado no lago de fogo (Ap 20.10). 

A morte e o inferno igualmente serão lançados no lago de fogo (Ap 20.14). 

E finalmente, os ímpios, ou seja, todos aqueles cujos nomes não forem encontrados no livro da vida, serão de igual forma condenados ao fogo eterno (Ap 20.15). 

Dionísio Pape está correto quando afirma que a crise da humanidade não se resolverá nem pela política internacional nem pelo progresso científico. 

O homem precisa buscar a Deus, o Deus de Joel, o Deus da Bíblia.  E segundo o profeta Isaías, deve buscá-lo enquanto se pode achar, e invocá-lo enquanto está perto (Is 55.6)

2.A libertação do povo de Deus é gloriosa (3.16b,17)

Três verdades são aqui ressaltadas:

Em primeiro lugar, Deus é o libertador do seu povo (3.16b). “... mas o Senhor será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel”. 

 O universo abalado e os terrores do julgamento serão sucedidos pelo reino que não se abalará, uma vez que Deus será a fortaleza do seu povo e habitará com seu povo, diz James Wolfendale.  

O dia do juízo será dia de glória para a igreja. 

Ao mesmo tempo em que os ímpios vão ouvir do justo e reto juiz: “Apartai-vos de mim malditos...” (Mt 25.41), a igreja ouvirá: “Vinde benditos de meu Pai...” (Mt 25.34). 

Os ímpios não prevalecerão na congregação dos justos, mas serão como a palha que o vento dispersa. 

O povo de Deus que foi odiado, perseguido, disperso e mercadejado será poupado, liberto e glorificado naquele grande Dia.

Em segundo lugar, Deus habitará com o seu povo (3.17). “Sabereis, assim, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte...”. Enquanto os ímpios serão banidos para sempre da face do Senhor (2Ts 1.9), os salvos desfrutarão da eterna presença do Senhor. 

Deus habitará com eles e eles serão povos de Deus (Ap 21.1-3). Nossa comunhão com Deus, então, será ininterrupta. 

O próprio Senhor será o santuário (Ap 21.22). 

Hoje ele habita em nós (1Co 6.19), então, nós habitaremos nele (Ap 21.22)


Em terceiro lugar, Deus santificará o seu povo (3.17). “... e Jerusalém será santa...”. 

Naquele Dia, receberemos um corpo novo, glorificado, semelhante ao corpo da glória de Cristo (Fp 3.21). 

Nenhuma contaminação entrará na nova Jerusalém (Ap 21.27). 

A igreja será bela por fora (Ap 21.9-11) e bela por dentro (Ap 21.19,20.). 

Ela resplandecerá a glória do Cordeiro e será apresentada a ele como noiva pura, santa e sem mácula (Ap 21.9-11).

Em quarto lugar, Deus protegerá o seu povo (3.17). “... estranhos não passarão mais por ela”. 

Os inimigos da igreja jamais poderão roubar essa glória da igreja. 

O céu é o nosso destino final e de lá jamais seremos banidos. 

O inimigo não estará no céu. O pecado não entrará no céu. 

O sofrimento não chegará ao céu. Desfrutaremos das glórias inefáveis da bem-aventurança eterna.

IV. O JARDIM – O MUNDO RESTAURADO DE DEUS (3.18-21)

Joel começa o seu livro fazendo uma descrição dramática da assolação da terra de Judá pela invasão dos gafanhotos, onde o Jardim do Éden foi transformado em deserto. 

Agora, na restauração de todas as coisas, ele vê os montes e outeiros, os lugares mais áridos da terra, se transformando em pomares frutuosos, em jardins engrinaldados de vida e beleza. 

Algumas verdades preciosas podem ser aqui destacadas.

1.Deus restaura a criação (3.18)

“E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; sairá uma fonte da Casa do Senhor e regará o vale de Sitim”. 

Em fascinante linguagem simbólica, Joel descreve o futuro glorioso do povo de Deus. 

Não apenas o povo de Deus será remido e glorificado, mas também a criação, que agora, geme sob o cativeiro da corrupção, será glorificada (Rm 8.21-25). 

Deus transformará não apenas nosso corpo de humilhação em corpo de glória, mas, também, renovará toda a obra da criação. Então, haverá novos céus e nova terra (Ap 21.1). 

2.Deus faz justiça a seu povo (3.19,20)

“O Egito se tornará em desolação, e Edom se fará um deserto abandonado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente, Judá, porém, será habitada para sempre, e Jerusalém, de geração em geração”. 

O Egito e Edom são aqui um símbolo de todas as nações hostis e de todos os inimigos do povo de Deus. 

Enquanto o povo de Deus é poupado, liberto e glorificado, os seus inimigos são desamparados. 

Enquanto o povo de Deus habitará seguro numa terra que jorra vinho e leite, seus inimigos viverão em total desolação. 

3.Deus purifica graciosamente o seu povo (3.21)

“Eu expiarei o sangue dos que não foram expiados...”. O povo de Deus é aquele cujos pecados foram expiados. 

O povo de Deus é aquele que foi lavado no sangue do Cordeiro. 

Eles não entrarão na Sião Celestial por seus méritos, mas pelos portais da graça. 

A igreja glorificada não é formada por esta ou aquela denominação, mas por todos aqueles que foram comprados e lavados no sangue de Jesus. 

O profeta Zacarias diz que “naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza” (Zc 13.1). 

O profeta Ezequiel descreve essa purificação: Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. 

Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (Ez 36.24-27). 

Essa expressão, “eu expiarei o sangue dos que não foram expiados” é entendida, também, por alguns eruditos, como a aplicação da vingança justa de Deus contra os inimigos que perseguiram e mataram o povo de Deus (Ap 6.10,11).   

Calvino já entende que este texto fala acerca da purificação da maldade do próprio povo de Deus, a fim de que ele possa brilhar em sua presença. 

4.Deus habita eternamente com o seu povo (3.21b). 

“... porque o Senhor habitará em Sião”. O céu é o trono do grande Rei. É a Casa do Pai. É o paraíso. 

É o Jardim do Éden restaurado. É a Nova Jerusalém, a Cidade Santa, onde o Senhor habitará para sempre com o seu povo. 

David Hubbard chega mesmo a afirmar que a característica maior do Dia do Senhor não é a guerra que ele trava contra seus inimigos no vale da Decisão, nem o refrigério que dá a seu povo, mas sua presença renovada, restaurada e permanente com eles. 

A profecia de Joel começa com uma tragédia – a invasão dos gafanhotos - mas termina em triunfo, com o reinado do Rei dos reis e Senhor dos senhores. “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Ap 11.15). Aleluia!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

ANGÚSTIA NOSSA DE CADA DIA

TEXTO BASE RM 8:22

INTRODUÇÃO

"Toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora"

Por meio deste esboço, “Angústia nossa de cada dia, vamos refletir sobre o fato de que, desde os primeiros instantes de vida até à morte, todos experimentam esse sentimento denominado “angústia”: 

Angústia de fome, angústia de dor, angústia de afeto, angústia de frio e de calor, angústia de canseira, angústia de amor, angústia de perda, angústia de vida e de morte… e vai por aí afora. Se a angústia é inevitável, qual significado nós podemos lhe dar, quais LIÇÕES podemos extrair dela?

O que a Bíblia nos fala desta “Angústia nossa de cada dia?”.

1. A ANGÚSTIA NOSSA DE CADA DIA NÃO É “PRIVILÉGIO” DE NINGUÉM

Toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora – Romanos 8.22.

2. A ANGÚSTIA PODE ESTAR FAZENDO PARTE DA DISCIPLINA DE DEUS

Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de disciplina e de opróbrio; porque filhos são chegados à hora de nascer, e não há força para dá-los à luz – 2 Reis 19.3.

3. A ANGÚSTIA TEM O POTENCIAL DE NOS APROXIMA DA PALAVRA DE DEUS

Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra – Salmos 119.67.

O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica – Salmos 119.50.

4. A ANGÚSTIA PODE NOS LEVAR A CONHECER MELHOR O NOSSO DEUS

Algumas das qualidades do nosso Deus que podemos conhecer em momentos de angústia, são:

4.1 – O Senhor é bom: O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam – Naum 1.7.

4.2 – O nosso Deus é Deus de livramento: Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás – Salmos 50.15.

4.3 – O nosso Deus é acessível: Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado – 2 Crônicas 15.4.

4.4 – O nosso Deus é Deus que responde e anda conosco: Levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei – Gênesis 35.3.

5. A ANGÚSTIA NOS PERMITE CONHECER OS VERDADEIROS AMIGOS

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão – Provérbios 17.17.

6. A ANGÚSTIA NOS ENSINA A TER ATITUDE

Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena – Provérbios 24.10.

7. A ANGÚSTIA REVELA QUEM TEM “RAIZ” E QUEM NÃO TEM

[Quem] não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza – Mateus 13.21.

8. A ANGÚSTIA NUNCA SERÁ MAIOR QUE O AMOR DE CRISTO

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? – Romanos 8.35.

9. JESUS SOFREU POR NÓS A MAIOR DE TODAS AS ANGÚSTIAS

E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres – Marcos 14.33-36.

Conclusão:

A “angústia nossa de cada dia” não precisa ser, necessariamente, uma experiência negativa em todos os seus aspectos. Muitas lições podemos extrair destes momentos difíceis. 

O próprio Filho de Deus padeceu angústia, por nós.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

A MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO*

TEXTO BASE AP 13: 1-18

INTRODUÇÃO

O ANTICRISTO, O AGENTE DE SATANÁS

1.E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.

2.E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

3.E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

4.E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

5.E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

6.E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.

7.E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.


1. A pretensão do anticristo – Satanás, embora derrotado (Ap 12), ainda recebe permissão para perseguir a igreja com sua fúria mais terrível. Ele sempre quis imitar a Deus. 


O dragão quis ser igual a Deus, numa tentativa de imitar a Deus Pai. 

A besta que surge da terra, o Anticristo tentará imitar Jesus Cristo. 

Como o Filho encarnou-se, morreu e ressuscitou, o Anticristo – será uma espécie de encarnação de Satanás, que passará por uma experiência de morte e um simulacro da ressurreição. 

A besta que surge da terra, o falso profeta, levará os homens a adorarem a primeira besta, numa tentativa de imitar o Espírito Santo que leva os homens a adorarem a Cristo. 

A Grande Meretriz, a falsa igreja, é uma imitação da Mulher Celestial, da Noiva do Cordeiro, a igreja fiel.

Onde quer que um poder civil despótico dê as mãos a alguma religião falsa, aí temos uma reprodução dessas duas bestas.


2. O tempo da aparição do anticristo – Embora o mistério da iniquidade já esteja operando (2 Ts 2:7), 

O anticristo como pessoa que encarnará o poder dos reinos ímpios e também todo o poder de Satanás, emergirá no breve tempo do fim, visto na Bíblia de várias formas: 

a) A apostasia (2 Ts 2:3); b) A grande tribulação (Mt 24:21-22); c) A revelação do homem da iniquidade (2 Ts 2:3); d) O pouco tempo de Satanás (Ap 20:3).


I. AS VÁRIAS FACETAS DO ANTICRISTO

1. O anticristo no Livro de Daniel

a) Dn 7:1-6,17-18 - O anticristo é representado inicialmente não como uma pessoa, mas como quatro reinos (leão, urso, leopardo e outro terrível) – Os impérios da Babilônia, Medo-Persa, Grego e Romano.

b) Dn 7:21,25 – 1) Antíoco Epifanes – profanou o templo quando o consagrou ao deus grego Zeus e mais tarde sacrificou porcos no altar do templo.


2. O anticristo no Ensino de Jesus

a) Mt 24:15-28 – 1) O anticristo é visto como o imperador romano Tito que no ano 70 d.C., destruiu a cidade de Jerusalém e o templo (v. 15-20), 2) O anticristo é visto como um personagem escatológico (v. 21-22). 

A profecia bíblica vai se cumprindo historicamente e avança para a sua consumação final.

3. O anticristo nas Cartas de João

a) Definição – A palavra “anticristo” = cristo substituto ou cristo rival. Ele será um adversário jurado de Cristo.

b) 1 Jo 4:2-3 – O termo anticristo é usado em um sentido impessoal.

c) 1 Jo 2:22; 2 Jo 7 – João refere-se ao anticristo de forma pessoal. 

Mas João vê o anticristo como uma pessoa que já está presente, ou seja, como alguém que representa a um grupo de pessoas. 

Assim, o anticristo é um termo utilizado para descobrir uma quantidade de gente que sustenta uma heresia fatal.

d) 1 Jo 2:28 – João fala tanto do anticristo que virá e do anticristo que já está presente. Assim, João esperava um anticristo que viria no tempo do fim – Os anticristos são precursores do Anticristo.

e) Conclusão sobre o entendimento de João sobre o anticristo – Para João o anticristo sempre esteve presente nos seus precursores, mas ele se levantará no tempo do fim como expressão máxima da oposição a Cristo e sua igreja.


4. O anticristo como o homem do pecado na teologia de Paulo – 2 Ts 2:1-12

a) Surgirá da grande apostasia (v. 3);

b) Será uma pessoa (v. 3);

c) Será objeto de adoração (v. 4);

d) Usará milagres falsos (v. 9);

e) Só pode ser revelado depois que aquilo e aquele que o detém for removido (v. 6,7);

f) Será totalmente derrotado por Cristo (v. 8);


II. A DESCRIÇÃO DO ANTICRISTO – (Ap 13:1-18)

1. Sua ascensão se dará num tempo de muita turbulência – v. 1

• “Vi emergir do mar uma besta” (v. 1). O que significa isso? As águas do mar são multidões, as nações e os povos na sua turbulência político-social (Ap 17:5). 

As águas são símbolo das nações não regeneradas em sua agitação (Is 57:20). 

Antes do levantamento do anticristo, o mundo estará em desespero, num beco sem saída. 

Ele emerge desse caos. O pequeno chifre de Daniel, o homem de desolação citado por Jesus, o homem da iniquidade citado por Paulo, o anticristo citado por João e a besta que emerge do mar são a mesma pessoa. 

Esse personagem encarnou-se na figura dos imperadores (Dominus et Deus) e também em outros reis e reinos despóticos, mas se apresentará no fim como o anticristo escatológico. 

Ele com seu grande poder vai seduzir as pessoas e conquistar as nações.


a) Ele se levantará num contexto de grandes convulsões naturais – Terremotos, epidemias e fomes.

b) Ele aparecerá num tempo de grande convulsão social – Será um tempo de guerras e rumores de guerras, onde reinos se levantarão contra reinos. O mundo será um campo de guerra.

c) Ele surgirá num tempo de profunda inquietação religiosa – Ele brotará do ventre da grande apostasia. 

Os homens obedecerão ensinos de demônios. 

Os falsos mestres e os falsos cristos estarão sendo recebidos com entusiasmo. Nesse tempo haverá duas igrejas: 
a apóstata e a fiel.

d) Ele surgirá oferecendo solução aos problemas mundiais – O mundo estará seduzido pelo seu poder. 

Os homens estarão dizendo: “Paz, paz”, quando lhes sobrevirá repentina destruição. 

O historiador Arnold Toynbee disse: “O mundo está pronto para endeusar qualquer novo Cesar que consiga dar à sociedade caótica unidade e paz”.

e) Ele surgirá num tempo de profunda desatenção à voz do juízo de Deus (Mt 24:37-39) – Esse tempo será como nos dias de Noé.

2. Ele incorpora todo o poder, força e crueldade dos grandes impérios do passado (v. 2)

a) Daniel viu quatro animais ferozes, represetando quatro reinos – A força anticristã foi vista por Daniel como quatro reinos que dominaram o mundo (Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma).

b) O Anticristo incorpora todo o poder dos impérios anticristãos – O anticristo é o braço de Satanás, enquanto o falso profeta é a mente de Satanás. Ele será um ser totalmente mau, prodigiosamente conquistador. 

Ele terá a ferocidade do leão, a força do urso e velocidade do leopardo. 

A besta que sobe do mar simboliza o poder perseguidor de Satanás incorporado em todas as nações e governos do mundo através de toda a história. Essa besta toma diferentes formas. 

No fim se manifestará na pessoa do homem da iniquidade.


3. Ele agirá no poder de Satanás (v. 2-4; 2 Ts 2:9,10)

a) O anticristo vai manifestar-se com um grande milagre (v. 3) – Ele vai distinguir-se como uma pessoa sobrenatural, por um ato que será um simulacro da ressurreição. 

Esse fato é tão importante que João o registra três vezes (v. 3,12,14). 

Certamente não será uma genuína ressurreição dentre os mortos, mas será o simulacro da ressurreição, produzido por Satanás. 

O propósito dessa misteriosa transação será conceder a Satanás um corpo. 

Satanás governará em pessoa. O anticristo será uma espécie de encarnação de Satanás. 

O maioria dos estudiosos vê nessa figura a lenda do Nero redivivo. 

Nero se suicidou em 68 d.C., em um ano no meio de golpes surgiram 4 imperadores: Galba, Oto, Vitélio e finalmente Vespasiano. 

Depois surgiu a lenda de que Nero não tinha morrido, mas escapado para o oriente, e que voltaria em triunfo. 

No tempo de João, Domiciano foi chamado o segundo Nero.

b) O anticristo vai realizar grandes milagres (2 Ts 2:9,10) – “Ora o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais e prodígios da mentira”. 

Hoje vivemos numa sociedade ávida por milagres. As pessoas andam atrás de sinais e serão facilmente enganadas pelo anticristo.

c) O anticristo vai ditar e disseminar falsos ensinos (2 Ts 2:11) – Nesse tempo os homens não suportarão a sã doutrina (2 Tm 4:3), mas obedecerão a ensinos de demônios (1 Tm 4:1). 

As seitas heréticas, o misticismo e o sincretismo de muitas igrejas pavimentam o caminho para a chegada do anticristo.

d) O anticristo vai governar na força de Satanás (Ap 13:2) – “Deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade”. Na verdade quem vai mandar é Satanás. 

Os governos subjugados por ele vão estar sujeitos a Satanás. 

Será o pouco tempo de Satanás. O período da grande tribulação. 

O governo do anticristo vai ser universal, pois o Satanás é o príncipe deste mundo. 

O mundo inteiro jaz no maligno. Aquele reino que Satanás ofereceu a Cristo, o anticristo o aceitará. 

Ele vai dominar sobre as nações. “Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação” (Ap 13:7). 

O governo universal do anticristo será extremamente cruel e controlador (Ap 13:16,17). 

O seu poder será irresistível (Ap 13:4). A grande pergunta será: “Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?”

e) O anticristo vai se tornar irresistível (v. 4) – Ele será singular e irresistível. 

Terá a aparência de um inimigo invencível. Contra Deus e os santos que estão no céu vai blesfemar (v. 6). 
Contra a igreja que estará na terra, ele vai perseguir e matar (v. 7,15b).


4. Ele será objeto de adoração em toda a terra (Ap 13:3,4,8,12; 2 Ts 2:4)

a) A adoração ao anticristo é o mesmo que adoração a Satanás (v. 4) – Adoração é um tema central no livro de Apocalipse: a noiva está adorando o Cordeiro, e a igreja apóstata está adorando o dragão e o anticristo. 

O mundo está ensaiando essa adoração aberta ao anticristo e Satanás. 

O Satanismo e o ocultismo estão em alta: As seitas esotéricas crescem. 

A Nova Era proclama a chegada de um novo tempo, em que o homem vai curvar-se diante do “Maitrea”, o grande líder mundial. 

A adoração de ídolos é uma espécie de adoração de demônios (1 Co 10:19,20). 

A necromancia é uma adoração de demônios. 

O grande e último plano do anticristo é levar seus súditos a adorarem a Satanás (Ap 13:3,4). 

Esse será o período da grande apostasia. 

Nesse tempo os homens não suportarão a verdade de Deus e obecerão a ensinos de demônios. 

O Humanismo idolátrico – O endeusamento do homem e sua consequente veneração é uma prática satânica. 

Adoração ao homem e adoração a Satanás são a mesma cousa.

b) O anticristo fará forte oposição a toda adoração que não seja a ele mesmo (2 Ts 2:4) – Ele vai se opor e se levantar contra tudo que se chama Deus, ou objeto de culto. 

Assim agiram os imperadores romanos que viam no culto ao imperador o elo de união e fidelidade dos súditos do império. 

Deixar de adorar o imperador era infidelidade ao Estado. 

O anticristo também se assentará no templo de Deus, como Deus, fazendo-se passar por Deus. 

Ele vai usurpar a honra honra e a glória só devida a Deus.

c) A adoração do anticristo será universal (Ap 13:8,16) – Diz o apóstolo João que “adorá-lo-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro”. 

Satanás vai tentar imitar Deus também nesse aspecto. 

Ao saber que Deus tem os seus selados, ele também selará os seus com a marca da besta (Ap 13:8, 16-18). 

Todas as classes sociais se acotovelarão para entrar nessa igreja apóstata e receber a marca da besta (13:16).

d) O anticristo perseguirá de forma cruel aqueles que se recusarem a adorá-lo (Ap 13:7,15) – Esse será um tempo de grande angústia (Jr 30:7; Dn 12:1; Mt 24:21-22). 

A igreja de Cristo nesse tempo será uma igreja mártir (13:7,10). Mas os crentes fiéis vão vencer o diabo e o anticristo, preferindo morrer a apostatar (Ap 12:11).


5. Ele fará oposição aberta a Deus e à igreja de Cristo (Ap 13:6,7; 2 Ts 2:4)

a) O anticristo será um opositor consumado de Deus (Dn 7:25; 11:36; 2 Ts 2:4; 1 Jo 2:2; Ap 13:6) – “Proferirá palavras contra o Altíssimo”; “contra o Deus dos deuses, falará cousas incríveis”. O apóstolo Paulo diz que ele 
“se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus”. João declara: 
“e abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome”. 

Diz ainda: “Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho”. 

O anticristo vai usar todas as suas armas para ridicularizar o nome de Deus. Ele vai fazer chacota com o nome do Altíssimo.


b) O anticristo fará violenta e esmagadora oposição contra a igreja (Dn 7:25; 7:21; Ap 12:11; 13:7) – “Ele magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos”. 
“Ele fará guerra contra os santos e prevalecerá contra eles”. 

Mas, mediante a morte os santos o vencerão (Ap 12:11). João diz: “Foi-lhe dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse” (13:7). 

O anticristo se levantará contra a igreja, contra o culto e contra toda expressão de fidelidade a Deus. 

Esse será o ponto mais intenso da grande tribulação (Mt 24:15-22).


6. O anticristo será apoiado pela segunda besta, o falso profeta (Ap 13:11-18; 16:13; 19:20)

a) A segunda besta seduzirá o mundo inteiro a adorar a primeira besta (Ap 13:11-15) – Se a primeira besta é o braço de Satanás, a segunda é a mente de Satanás. Ela é o falso profeta. 

A primeira besta age no campo político, a segunda no campo religioso. 

O Falso Profeta vai preparar o terreno para o anticristo e vai preparar o mundo para adorá-lo. 

A primeira besta será conhecida pelo seu poder conquistador, pela sua força (v. 4). 

A segunda besta será conhecida pelo seu poder sobrenatural, de fazer grandes milagres (v. 13-16).

b) A segunda besta usará também a arma do controle para garantir a adoração da primeira besta (Ap 13:16-18) – Esse será um tempo de cerco, de perseguição, de controle, de vigilância, de monitoramento das pessoas, no aspecto político, religioso e econômico. 

Todo regime totalitário busca controlar as pessoas e tirar delas a liberdade. 

A recusa na adoração à primeira besta implica em morte (v. 15b).

c) A segunda besta usará um selo distintivo para os adoradores da primeira besta (Ap 13:18; 14:9-11) – Assim como a noiva do Cordeira recebe um selo (7:3; 9:4), também os adoradores da besta recebem uma marca (13:16). 

Então só haverá duas igrejas na terra, aquela que adora a Cristo e aquela que adora o anticristo. 

Assim como os que recebem o selo de Deus terão a vida eterna, os que recebem a marca da besta vão perecer eternamente (Ap 14:11; 20:4).


III. A MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO

1. Sua presente dissimulação e futura revelação (2 Ts 2:6-8)

*Diz o apóstolo Paulo que o anticristo está sendo detido por ALGO (v. 6) e por ALGUÉM (v. 7). 

“E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 

Com efeito o mistério da iniquidade já opera o aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém” (2 Ts 2:6-7). 

O que é esse ALGO? Quem é esse ALGUÉM? A maioria dos estudiosos entende que o algo é a LEI e que o ALGUÉM é 

AQUELE QUE FAZ A LEI SE CUMPRIR.

*É por isso que o anticristo vai surgir no período da grande apostasia, quando os homens, não suportarão leis, normas nem absolutos. 

Então, eles facilmente se entregarão ao homem da ilegalidade, o filho da perdição.


2. O número de sua identificação (Ap 13:18; 2 Ts 2:3)

*O anticristo no seu cumprimento profético foram governos anticristãos e totalitários ao longo dos séculos que perseguiram a igreja, assim, como o falso profeta simboliza as religiões e as filosofias falsas deste mundo que desviaram os homens de Deus para adorarem o anticristo e o dragão. 

Ambas as bestas se opõem a igreja durante toda a dispensação.

*Mas, o anticristo aponta para um personagem escatológico que reunirá toda a maldade dos impérios e governos totalitários.

*O anticristo será uma pessoa, ele é o homem da iniquidade, o filho da perdição, o abominável da desolação, a besta que emerge do mar, a encarnação de Satanás: Os cristãos primitivos entenderam que ele era Nero. 

Os reformadores entenderam que ele era o Papa romano. Estudiosos modernos disseram que foi representado por Napoleão, Hitler, Mussoline.

*Seu número é 666. Sete é o número perfeito, seis o número imperfeito. 

Seis é o número do homem, o número incompleto, imperfeito, o número do fracasso. 

O número do anticristo é fracasso, sobre fracasso, sobre fracasso. Ele incorporará a plenitude da imperfeição, a consumação da maldade.


3. A limitação do anticristo (Ap 13:5)

a) O anticristo tem um poder limitado - visto que pode matar os santos, mas não vencê-los (12:11; 20:4). 

Os verdadeiros crentes preferirão a morte à apostasia (13:8), vencendo assim a besta (15:2). 

Eles não temem aquele que só pode matar o corpo e não a alma. 

O anticristo também não pode fazer nada contra Deus e contra os remidos na glória, a não ser falar mal (13:6).

b) O anticristo tem um tempo limitado (13:5) - Quando o seu tempo acabar, ele mesmo será lançado no lago do fogo (19:20).


4. Sua total destruição (2 Ts 2:8)

*Jesus o matará com o sopro da sua boca e o destruirá pela manifestação da sua vinda (2 Ts 2:8).

*Ele será quebrado sem esforço de mãos humanas (Dn 8:25).

*Jesus vai tirar o domínio do anticristo para o destruir e o consumir até o fim (Dn 7:26).

*O anticristo será lançado no lago do fogo que arde com enxofre (Ap 19:20).

*Cristo colocará todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (1 Co 15:24-25).

*A igreja selada por Deus (Ap 9:4), preferirá a morte à apostasia e assim vencerá o dragão e o anticristo (Ap 12:11). 

Aqueles cujos nomes estão no livro da vida não adorarão o anticristo (Ap 13:8). 

Esses reinarão com Cristo para sempre.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE

TEXTO BASE AP 6.1-17 

INTRODUÇÃO 

1. E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.

2. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.

3. E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.

4. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.

Quando os selos estiverem sendo deslacrados e os juízos prestes a desencadearem sobre os moradores deste planeta; a igreja estará nas bodas do Cordeiro participando das delícias eternais. 

O que se encontra registrado nos capítulos 6-9, é o que Jesus disse ser o princípio das dores Mt 24.1-4; e o início da setuagésima semana profética predita pelo profeta Daniel Dn 9.24-27. 


A GRANDE TRIBULAÇÃO 

Primeira fase 

Segunda fase 3/ 5 3/ 5

1.269 dias 1.269 dias

42 meses 42 meses

0 7 Princípio das dores Grande tribulação Ap 6 - 9 Ap 10 - 18


HIPOLOGIA ESCATOLÓGICA 

A palavra cavalo aparece 146 vezes na Bíblia. Esse animal é o símbolo do desejo de luta e da imponência. 

O patriarca Jó fez uma belíssima descrição poética acerca do cavalo de guerra Jó 39.19-25. 

O cavalo era conhecido na Mesopotâmia durante o III milênio a.C., como podemos observar na arte de Ur. 

Um tablete babilônico do período de Hamurabi em 1750 a.C. apresenta o primeiro registro sobre o cavalo, o qual é chamado de “asno do leste.” 

Foram os hicsos 1.700 – 1.600 a.C., que da Ásia Menor introduziram o cavalo em Canaã e no Egito, especialmente para puxar os carros de combate. 

A deusa semita oriental da fertilidade e da guerra chamada As tarte, era a “senhora dos cavalos.” 

Salomão aplicou-se a criação de cavalos e chegou a ter 400 estrebarias e 40.000 deles e 12.000 cavaleiros 1 Rs 4.26; 2 Cr 9.25. 

Foi no século III a.C., com os orientais, os macedônios e os cartagineses, que a cavalaria entrou a galope. 

Na Inglaterra, até hoje, pessoas que são celebridades recebem o título de cavaleiro. 

Os maiores cavalos são os de tiro ou tração, chegando alguns a pesar 1.100 kg. 

A altura é medida do chão a cernelha; alguns chegam atingir 2 m. 

A temperatura normal do corpo é 38º centígrados. 

As pernas são adequadas à corrida rápida. 

Grandes músculos na parte superior das pernas proporcionam grande velocidade com um mínimo de esforço. 

As pernas dianteiras suportam a maior parte do peso do cavalo.
 
Absorvem os choques quando o animal corre ou salta. 

As pernas traseiras proveem a força para a corrida e o salto. 

Doravante estaremos analisando os quatro cavaleiros em seus garanhões esporeados e a galope em direção a Terra a arena dos juízos divinos, mordendo os freios, batendo os cascos e rinchando altissonante mente. 

O que se encontra averbado nos capítulo 4 e 5 ocorreu no céu; mas, o que encontramos no capítulo 6 se dirige para a terra. 

Os cavaleiros saem a galopeada a após o grito estrídulodosquatro seres viventes: “Vem e vê!” 



O CAVALEIRO DO CAVALO BRANCO 

2. “E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma 
coroa, e saiu vitorioso e para vencer.” 
 
Na palavra profética os cavalos são símbolos da força irrefreável de Deus contra este mundo pirrônico. 

O cavalo branco é um lipzão que quando nasce é acinzentado e ao completar o crescimento fica branco. 

O branco aqui não se trata de pureza, e sim, da falsa paz proposta pelo arqueiro montado em seu cavalo. 

A falsa paz apresentada pelo anticristo será rapidamente interrompida com a abertura do segundo selo, quando o cavalo vermelho trará em seu galope uma guerra generalizada. 

Na cavalaria dos exércitos orientais, o arco fazia parte do equipamento de guerra. 

Nas Escrituras ele representa o poder militar Sl 46.9; Jr 51.56. 

O Senhor Jesus retornará a terra no final da grande tribulação para a batalha do Armagedom com os santos glorificados. 

Se o cavaleiro do cavalo branco não for o anticristo como muitos afirmam; quer dizer que elesurgirá somente depois da primeira metade da grande tribulação? 

Ele governará o mundo por uma semana de 7 anos, como declara a matemática profética de Daniel 9.27. 

A coroa fala da falsa realeza do anticristo. 

Esse primeiro cavaleiro representa o indivíduo que se empenha egocêntricamente em conquistar o mundo. 

Nesse caso é o anticristo. 

O cavaleiro montado no cavalo branco simboliza a vitória militar do anticristo. 

Após o galope ardeste cavalo a sequência foi a guerra; a fome e a morte; portanto, não pode ser a proclamação do evangelho como é defendida por alguns intérpretes. 

Onde as Boas Novas são pregadas seguem a paz; o amor; o perdão e a misericórdia. 


O CAVALEIRO DO CAVALO VERMELHO 

4. “E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra 
e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.” 

Com o deslacramento do segundo selo, surge no cenário profético um cavalo baio, possuindo pernas, crina e rabo preto. 

Atualmente os gastos militares no mundo chegam a 1,12 trilhão de dólares. 

Os Estados Unidos são responsáveis por 48% do total mundial e todos os países do mundo gastam o equivalente a 32%%. 

Gastos com armas nos Estados Unidos representaram 2,5% do produto interno bruto mundial ou uma média de despesas de 173 dólares per capita. 

Entre 1992 e 1999, o mundo em desenvolvimento comprou todo tipo de armamentos por um valor superior a 200bilhões de dólares, enquanto os Estados Unidos foram o principal fornecedor de armas nos últimos cinco anos. 
Desde janeiro, o mundo sofreu 37 grandes conflitos armados. 

Hoje, há guerras em alguns pontos do globo, mas naabertura do segundo selo a paz será estancada da terra e as nações não mais se entenderão, e a ONU, para mais nada servirá. 

Só haverá carnificina nauseante por todos os lados e só haverá anarquia social. 

Nesse tempo, não haverá comércio normalizado e nem negócios realizados. 

A grande espada denota intensidade das guerras espalhadas pelos cinco continentes e os sete mares. 

Será tanto guerra interna como internacional Jr 25.27-29. 


O CAVALEIRO DO CAVALO PRETO 

5. “E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi o terceiro animal, dizendo: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo 
preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.” 

A fome existente em Samaria nos dias de Eliseu é uma pequena amostra do que será na época do galope do cavalo preto que trará escassez, miséria e luto no mundo 2 Rs 6.24-30. 

A balança indica o racionamento. Uma medida de trigo será vendida por um denário. 

No sistema de medida de capacidade nos tempos antigos equivalia a 1 litro. 

Um denário ou um dinheiro correspondia ao salário de um dia de trabalho. Segundo Kiddle: “Na época de Cícero, com um denário se comprava doze litros de trigo e vinte e quatro de cevada.” 

Cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com menos de US$ 1 dólar por dia. Outros 2,7 bilhões lutam para sobreviverem com menos de US$ 2 dólares por dia. 

Anualmente morrem 11 milhões de crianças, a maioria com menos de 5 anos. 

Todos os anos morrem, 6 milhões de crianças com má nutrição antes de completar 5 anos. 

Cerca de 800 milhões de pessoas deitam todas as noites com fome; dentre elas, 300 milhões são crianças. 

A cada 3,6 segundos, uma pessoa morre de fome, e a maioria crianças com menos de 5 anos. 

A fome e a escassez serão de tal dimensão que otrigo custará de cinco a doze vezes o preço normal. 

A preservação do vinho e do azeite diz respeito aos ricos que ainda continuarão gozando do prazer gastronômico em alta escala.



O CAVALEIRO DO CAVALO AMARELO 

8. “E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e 
com as feras da terra.” 

Na linguagem hipológica, o cavalo amarelo é um alazão que tem a cor de um cadáver. 

O cavalgador desse garanhão é a morte. A alta incidência de epidemias nessa época será incontrolável. “E com as feras da terra.” 

A paz será também desa irragada do reino animal e até mesmo os animais mais dóceis tornar-se-ão bravios Ez14.21. 

As epidemias multiplicar se-ão nessa ocasião de mega juízos. 

Podemos ver nesse texto que a morte reivindica o corpo e o Hades o espírito. 

9. “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de

Deus e por amor do testemunho que deram.” 

Esses mártires serão os judeus, os gentios que se converterão, e os desviados que se reconciliarão após o arrebatamento, e que hão de expor suas vidas à morte por causa do testemunho de Jesus diante do anticristo. 

As almas dos mártires no período tribulacional foram vistas debaixo do altar. 

No ritual do sacrifício durante o sacerdócio arônico o sangue da vítima era derramado na base do altar dos holocaustos; daí surgiu essa expressão: “debaixo do altar.” 
 
12. “E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se 
negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue.” 
 
Já ocorreram inúmeros abalos sísmicos que ficaram gravados nos anais da história devido à intensidade. 

As estatísticas sobre os terremotos e abalos sísmicos ocorridos nos últimos anos dizem que ocorreram: 16.612 

em 1990; 21.007 em 1995; 22.256 em 2.000; 28.828 em 2.004 até 22 de outubro. 

No período de apenas 31 dias, de 21 de setembro até 22 de outubro de 2004 ocorreram 7.609. 

Para o pesquisador Vasile Marza da UNB, o desastre ocorrido no sul da Ásia, na ilha de Sumatra atingiu uma magnitude tal que gerou uma energia equivalente a 32,4 mil bombas atômicas jogadas sobre a cidade de Hiroshima. 

Atingiu 9 pontos na escala Richter, e, em 3 a 4 minutos, gerou uma energia equivalente a quatros anos e meio da produção da usina hidrelétrica de Itaipú, a maior do mundo. 

Na abertura do sexto selo haverá um tremor como nunca previsto pelos sismólogos, que provocará mudanças geofísicas no globo terrestre. 

As sublevações e as convulsões não poderão ser medidas pela escala Richter. 

Aterra ficou mais achatada e, portanto, mais redonda depois do terremoto de 9 graus na escala Richter que resultou nos tsunamis que mataram mais de 150.000 pessoas no sudeste asiático. 

O terremoto fez com que o Pólo Norte se deslocasse 2,5 cm na direção 145 graus este. 

Não será um terremoto local, mas mundial, que marcará o começo do fim de todas as coisas Is 24.13,18-20.

O sol enegrecerá por causa de um eclipse jamais visto que será ocasionado pela administração astronômica de Jeová Mt 24.29. 

O sol ficou negro como saco de cilício. 

Cilício era um tecido de pelos negros de cabras da província da Cilícia, terra natal do apóstolo São Paulo. 

A lua como refletora dos raios solares, se tornará numa circunferência sanguínea Jl 2.31. 15. “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas.” 

Encontramos nesta passagem o pavor atordoante e imensurável das sete classes que compõe a sociedade humana. 

Os ais cósmicos incluem também os sete fenômenos da natureza 6.12-17. 

Nesse período quando o Cordeiro irar-se, os famosos, os grandes, os estadistas, os magnatas, as estrelas do cinema e os galácticos do futebol, não sentirão mais o prazer de serem filmados e não darão mais autógrafos 
porque desejarão morrer por causa dos castigos. 
 
16. “e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro.” 

Quem se abrigar hoje em Cristo, a Rocha dos séculos, não precisará procurar as cavernas e as montanhas naqueles 
dias nefastos. 

O dia da ira começará com a abertura dos selos e se concretizará exatamente no retorno de Cristo em glória. 

Os homens relutam para não buscar a Deus. 

Até mesmo, muitos cristãos são aversivos à oração; mas, na abertura desse selo, se realizará, a maior reunião campal de oração de todos os tempos. 


CONCLUSÃO

AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA

1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!

2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!

3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!

4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado! 

Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!

Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!