Texto base: Salmo 13
Introdução
B. Oração dependente de Davi.
I. Davi ora por seu relacionamento com Deus.
Considera- me e ouve-me, Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos,
para que eu não durma o sono da morte;
a. Considere e ouça-me : Não devemos pensar que Davi quis dizer duas coisas diferentes quando disse: “ Considere e ouça-me ”. Ele usou o método hebraico de repetição para mostrar ênfase. Davi clamou desesperadamente a Deus, pedindo ao SENHOR que o ouvisse .
1. Davi sentiu que Deus não estava ouvindo antes ( Você se esquecerá de mim para sempre? Até quando esconderá de mim o seu rosto? Salmo 13:1 ). No entanto, ele deve continuar a clamar porque Deus é honrado quando clamamos a Ele persistente e desesperadamente.
2. Deus frequentemente espera até que nossas orações estejam desesperadas antes de nos responder. A causa da impotência de muitas de nossas orações é a falta de desespero; muitas vezes quase oramos com a atitude de querer que Deus se importe com coisas com as quais realmente não nos importamos muito.
3. A oração desesperada tem poder não porque ela por si só persuade um Deus relutante. Em vez disso, ela demonstra que nosso coração se importa apaixonadamente com as coisas com as quais Deus se importa, cumprindo a promessa de Jesus Se vocês permanecerem em Mim e Minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem e isso lhes será feito( João 15:7).
b. Ilumina meus olhos : Davi tinha a sabedoria de saber que, embora sentisse sentimentos poderosos, ele não estava vendo a realidade. Sua visão estava turva e escura, então ele clamou a Deus: “ Ilumina meus olhos .”
1. Esta foi uma grande oração. Precisamos que a luz de Deus brilhe sobre nós e nos dê Sua sabedoria e conhecimento. Não importa em que problema estejamos, devemos clamar de todo o coração: “ Ilumina meus olhos .”
2. O apóstolo Paulo sabia da importância de ter nossos olhos iluminados pelo Senhor. Foi isso que ele orou pelos cristãos: que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, sendo iluminados os olhos do vosso entendimento ; para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, quais sejam as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder( Efésios 1:17-19 ).
c. Para que eu não durma o sono da morte : Se não formos iluminados por Deus, certamente adormeceremos. E, muitas vezes, o sono espiritual leva à morte espiritual .
1. Paulo pode ter tido este versículo em mente quando escreveu sobre nossa necessidade da luz de Jesus: Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá( Efésios 5:14 ).
II. Davi ora pela vitória sobre seus inimigos.
Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; para que os que me afligem não se alegrem quando eu for abalado.
a. Para que meu inimigo não diga : Davi sabia que uma das piores partes de perder para alguém é ouvi-lo se gabar depois de ter derrotado você. Ele não queria que seu inimigo se alegrasse quando ele fosse derrubado.
b. Para que os que me afligem não se alegrem quando eu for abalado : Sabendo como seus inimigos se regozijariam com sua queda, Davi estava ainda mais determinado a não se abalar .
1. “A consciência de Deus e do inimigo é virtualmente a marca registrada de cada salmo de Davi; as cargas positivas e negativas que produziram a força motriz de seus melhores anos.” (Kidner)
Declaração de C. David.
1. (5a) A confiança de Davi na misericórdia de Deus.
Mas eu confiei na Tua misericórdia;
a. Eu confiei : Davi, após sua oração, chegou a um lugar de confiança e fé. Eu confiei fala no passado; é como se Davi se lembrasse de que ele realmente confiava em Deus, e ele limpou a névoa de seus olhos sonolentos enquanto Deus iluminava seus olhos.
b. Em Tua misericórdia : Neste lugar de desânimo, Davi não podia confiar na justiça de Deus, ou na lei de Deus, ou na santidade de Deus. Essas coisas poderiam condená-lo porque seus sentimentos o fizeram não ver claramente. Mas ele sempre podia confiar na misericórdia de Deus . Quando você não pode confiar em mais nada, confie na misericórdia de Deus.
1. “Ele começa sua oração como se achasse que Deus nunca mais lhe daria um olhar gentil… Mas quando ele se exercitou um pouco no dever, sua indisposição passou, as névoas se dissiparam e sua fé irrompeu como o sol em sua força.” (William Gurnall, citado em Spurgeon)
2. (5b-6a) A alegria de Davi no SENHOR e Sua salvação.
Meu coração se alegrará na tua salvação.
Cantarei ao Senhor,
a. Meu coração se alegrará : Agora, Davi ainda estava no reino dos sentimentos ( alegrar-se ). Mas ele direcionou seus sentimentos em vez de ter seus sentimentos o direcionando ( alegrar-se ). Ele disse ao seu coração para se ocupar em se alegrar!
b. Em Sua salvação : Foi nisso que Davi se alegrou. Davi, se não pudesse se alegrar em mais nada, poderia se alegrar na salvação que Deus lhe deu. Esta é uma base sólida para qualquer crente. Se você é salvo, pode se alegrar , e dizer ao seu coração para começar a se alegrar.
c. Cantarei ao SENHOR : Davi sabia que a alegria é maravilhosamente expressada no canto. Então, ele cantaria ao SENHOR . Cantar ao SENHOR expressaria sua alegria e aumentaria sua alegria.
1. “Não há metade do canto suficiente no mundo… Lembro-me de uma criada que costumava cantar enquanto estava na tina de lavar. Sua patroa lhe disse: 'Por que, Jane, como é que você está sempre cantando?' Ela disse: 'Isso mantém os maus pensamentos longe.'” (Spurgeon)
2. David passou de estar deprimido e se sentir abandonado por Deus, para cantar alegria. “O fato de nos sentirmos abandonados em si significa que realmente sabemos que Deus está lá. Para ser abandonado, você precisa de alguém para ser abandonado. Porque somos cristãos e fomos ensinados por Deus nas Escrituras, sabemos que Deus ainda nos ama e será fiel a nós, independentemente de nossos sentimentos.” (Boice)
III. (6b) Com olhos iluminados, Davi vê a bondade de Deus.
Porque Ele lidou generosamente comigo.
a. Porque Ele lidou generosamente comigo : Enquanto Davi pensava sobre isso, ele tinha bons motivos para se alegrar e cantar, porque Deus tinha sido bom para ele. Se apenas pensarmos sobre isso, cada pessoa nesta terra tem motivos para se alegrar, porque de alguma forma Deus tem sido bom para todos.
b. Ele lidou generosamente comigo : Que transição! No começo do salmo, Davi estava sobrecarregado por seus sentimentos e acreditava que Deus o havia esquecido e estava se escondendo dele. Ele tinha problemas com Deus, consigo mesmo e com os outros.
No entanto, agora ele vê como Deus lidou generosamente com ele. Porque seus olhos estavam iluminados, Davi agora podia ver a bondade de Deus, e que mudança de perspectiva foi essa!
1. Antes que Deus possa iluminar nossos olhos, precisamos concordar que não vemos tudo. Precisamos perceber que nossos sentimentos não estão nos dando informações completas e precisas. Mas se fizermos isso e clamarmos ao SENHOR, Ele iluminará nossos olhos e nos levará de um lugar de desespero para um lugar de confiança, alegria e segurança!
2. “[Em tempos de angústia, o Senhor] com uma ou outra Escritura, me fortaleceria contra todas; tanto que muitas vezes eu disse: Se fosse lícito, eu poderia orar por maiores dificuldades, por causa do maior conforto .” (John Bunyan, citado em Spurgeon)
🤝Nos laços do Calvário que nos unem.
✝️ Pr. João Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.