terça-feira, 9 de abril de 2024

REVELANDO A PROFUNIDADE DA BOMDADE DIVINA

REVELANDO A PROFUNIDADE DA BOMDADE DIVINA

TEXTO BASÍCO EFÉSIOS 5:9

INTRODUÇÃO

Porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade. Efésios 5:9

Ele ama a justiça e o juízo;a terra está cheia da bondade do Senhor. Salmo 33:5

O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.Provérbios 21:21

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;e habitarei na Casa do Senhor por longos dias. Salmo 23:6

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.Gálatas 5:22-23

Oh! Quão grande é a tua bondade,que guardaste para os que te temem,e que tu mostraste àqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!Salmo 31:19

Pereceria sem dúvida,se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes.Salmo 27:13

A bondade de Deus é um tema central na fé cristã, permeando as escrituras e manifestando-se de diversas maneiras ao longo da história bíblica. 

A bondade de Deus enche a terra e traz salvação. Por sua bondade, Deus enviou Jesus para pagar o preço por nossos pecados. A bondade de Deus transforma nossos corações. A nossa resposta à sua bondade deve ser também tratar outras pessoas com bondade.!!

I - Bondade Divina na Criação

Desde os primeiros versículos do livro de Gênesis, a bondade de Deus é evidente na obra da criação. 

Ao proclamar que cada parte da criação era boa, Deus demonstrou seu cuidado e amor por tudo o que criou. Cada aspecto da natureza reflete a generosidade e a beleza do Criador, convidando-nos a contemplar sua bondade infinita.

II - Bondade Manifestada na Providência

Ao longo da história bíblica, vemos inúmeras evidências da bondade de Deus manifestada em sua providência. 
Desde a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito até o cuidado individual demonstrado a personagens como José, Rute e Daniel, Deus revela sua bondade ao guiar, proteger e prover para seu povo em todas as circunstâncias.

III - A Revelação Suprema da Bondade de Deus: Jesus Cristo

Algumas informações sobre a conexão entre Jesus Cristo e a Bondade Suprema de Deus.

Jesus Cristo é considerado, pelos cristãos, a encarnação suprema da bondade divina. Sua vida e ministério terrenos são testemunhos tangíveis da imensidão do amor de Deus pela humanidade. 

Aqui estão algumas razões pelas quais essa conexão é destacada:

1.Ensinamentos de Amor e Misericórdia: Jesus ensinou princípios fundamentais de amor, perdão e misericórdia, refletindo a natureza intrínseca da bondade de Deus. Seus sermões, parábolas e interações com as pessoas demonstraram o cuidado e a compaixão divina.

2.Curas e Milagres: Jesus realizou numerosos milagres, incluindo curas de doenças, ressurreição de mortos e controle sobre a natureza. Essas obras miraculosas foram expressões concretas da bondade e do poder de Deus agindo através dele.

3.Sacrifício Redentor: O ápice da bondade de Deus é visto no sacrifício de Jesus na cruz. Ao oferecer sua vida como expiação pelos pecados da humanidade, Jesus demonstrou o amor supremo de Deus, proporcionando a reconciliação e a salvação para todos os que creem nele.

4.Ressurreição e Esperança: A ressurreição de Jesus após sua crucificação é uma prova definitiva da vitória sobre o pecado e a morte. Isso oferece esperança e confirma a promessa da vida eterna para aqueles que confiam nele, revelando a bondade suprema de Deus em conceder a dádiva da redenção.

Portanto, a conexão entre Jesus Cristo e a Bondade Suprema de Deus é essencial para entender a natureza e o caráter do Criador, revelando sua infinita misericórdia e amor pelos seres humanos.

IV - Exemplos Bíblicos de Bondade Divina

1.O Bom Samaritano (Lucas 10:25-37): Esta parábola ilustra vividamente a natureza da bondade divina ao retratar um samaritano demonstrando compaixão e cuidado para com um estranho ferido à beira da estrada.

2.A Prodigalidade do Pai (Lucas 15:11-32): A história do filho pródigo destaca a generosidade e a misericórdia do pai, que recebe de braços abertos seu filho arrependido, demonstrando a infinita bondade de Deus para com os pecadores que se voltam para ele.

4.A Mulher Samaritana (João 4:1-42): Jesus mostra sua bondade ao revelar-se como o Messias à mulher samaritana, oferecendo-lhe a água viva que sacia a sede espiritual e transforma vidas.!!!

Alguns versículos bíblicos para refletir sobre bondade Divina:

A bondade de Deus é uma realidade eterna e inabalável que permeia todas as páginas das Escrituras e se manifesta em nossas vidas diárias. Ao contemplarmos a profundidade dessa bondade divina, somos convidados a responder com gratidão, confiança e amor, refletindo assim a imagem daquele que é infinitamente bom. Aleluia!!

Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade. Não te lembres dos pecados da minha mocidade nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor. Salmo 25:6-7

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Colossenses 3:12

E seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos;sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmo 90:17

Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor aprender no seu templo. Salmo 27:4

Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão; e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente o mal cada um contra o seu irmão, no seu coração. Zacarias 7:9-10


Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.