domingo, 7 de abril de 2024

AME CADA PESSOA -VIVENDO O MANDAMENTO MAIOR.!*

AME CADA PESSOA -VIVENDO O MANDAMENTO MAIOR.!*

TEXTO BASE MT 22:34-40

INTRODUÇÃO

34. Ao saber que Jesus havia silenciado os saduceus, os fariseus se reuniram em conselho.

35. E um deles, intérprete da Lei, para o experimentar, lhe perguntou:

36. Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?

37. Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

38. Este é o grande e primeiro mandamento.

39. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

I - O Mandamento do Amor ao Próximo:

Leitura de referência: Mateus 22:39.

Nesta passagem, Jesus cita dois mandamentos principais: amar a Deus com todo o coração, alma e entendimento, e amar o próximo como a si mesmo. 

Ele afirma que esses dois mandamentos resumem toda a Lei e os Profetas, ou seja, toda a Escritura Sagrada.

O "Mandamento Maior" refere-se a uma passagem específica na Bíblia onde Jesus Cristo responde a uma pergunta feita por um dos escribas, que era um especialista na lei religiosa judaica. 

A passagem está registrada em Mateus 22:34-40 (também encontrada em Marcos 12:28-34 e Lucas 10:25-28). 

Aqui está o contexto e a passagem em Mateus:

Contexto: Um escriba fariseu, conhecido por ser um conhecedor da Lei de Moisés, tenta testar Jesus, fazendo-lhe uma pergunta sobre qual é o maior mandamento na Lei.

II - O Exemplo de Amor de Jesus:

Leitura de referência: João 13:34-35.

O exemplo de amor de Jesus é uma parte fundamental do ensinamento cristão e é encontrado em várias passagens das Escrituras. 

Aqui estão alguns aspectos importantes desse exemplo:

1.Serviço desinteressado: Jesus demonstrou Seu amor servindo aos outros de forma desinteressada. Ele lavou os pés de Seus discípulos, um ato de humildade e serviço que chocou e inspirou aqueles que O seguiram. Esse exemplo mostra que o verdadeiro amor está disposto a se humilhar e servir os outros.

2.Perdão incondicional: Jesus ensinou e exemplificou o perdão incondicional. Mesmo quando Ele estava na cruz, Jesus intercedeu por aqueles que O crucificaram, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Esse exemplo de perdão nos desafia a perdoar mesmo quando somos feridos.

3.Compaixão e cura: Jesus demonstrou compaixão ao encontrar as necessidades das pessoas ao Seu redor. Ele curou os doentes, alimentou os famintos e consolou os aflitos. Seu coração compassivo nos lembra que o amor não é apenas uma emoção, mas é demonstrado por meio de ações concretas que buscam o bem-estar dos outros.

4.Aceitação e inclusão: Jesus aceitou e incluiu aqueles que eram marginalizados e excluídos pela sociedade. Ele comeu com pecadores, conversou com samaritanos e mostrou amor aos estrangeiros. Seu exemplo nos desafia a amar e aceitar todas as pessoas, independentemente de sua origem, status social ou pecado.

Esses são apenas alguns aspectos do exemplo de amor de Jesus, que continua a inspirar e desafiar os cristãos a viverem de acordo com Seu ensinamento de amar uns aos outros como Ele nos amou.


III - Os Desafios de Amar Cada Pessoa:

Amar cada pessoa apresenta vários desafios que muitas vezes podem dificultar a prática desse mandamento. 

Aqui estão alguns desses desafios:

1.Preconceitos e julgamentos: Nós, como seres humanos, muitas vezes carregamos preconceitos e julgamentos em relação às outras pessoas. Isso pode ser baseado em sua aparência, origem étnica, religião, orientação sexual, status social, entre outros. Superar esses preconceitos e tratar cada pessoa com amor e respeito é um desafio significativo.

2.Mágoas e ressentimentos: Quando somos magoados ou feridos por alguém, pode ser difícil amar essa pessoa. O perdão pode ser um desafio, especialmente quando a dor é profunda. Superar mágoas passadas e escolher perdoar é um aspecto desafiador do amor ao próximo.

3.Diferenças de opinião e conflitos: Vivemos em um mundo onde as pessoas têm diferentes opiniões, crenças e valores. Isso pode levar a conflitos e discordâncias. Amar aqueles com quem discordamos ou com quem estamos em conflito pode ser difícil, exigindo paciência, compreensão e humildade.

4.Egoísmo e autopreservação: Nossa natureza humana muitas vezes nos leva a colocar nossas próprias necessidades e interesses em primeiro lugar. Amar cada pessoa requer sacrifício e autolessness, o que pode ser desafiador em uma cultura que valoriza o individualismo e a autopreservação.

5.Limitações emocionais e físicas: Às vezes, podemos nos sentir emocionalmente esgotados ou incapazes de lidar com as necessidades das pessoas ao nosso redor. Lidar com nossas próprias limitações físicas e emocionais enquanto tentamos amar e servir os outros pode ser um desafio significativo.

Superar esses desafios requer uma profunda transformação interior e uma dependência contínua da graça e do poder de Deus. É um processo contínuo de crescimento espiritual e amadurecimento na fé.


IV - Benefícios do Amor ao Próximo:

Certamente! O amor ao próximo traz uma série de benefícios que impactam não apenas aqueles que recebem o amor, mas também aqueles que praticam o amor. 

Aqui estão alguns dos principais benefícios do amor ao próximo:

1.Crescimento espiritual: Ao amar o próximo, estamos obedecendo ao ensinamento de Jesus e nos aproximando de Deus. Esse ato de obediência fortalece nossa fé e nos ajuda a crescer espiritualmente, desenvolvendo um relacionamento mais profundo com Deus.

2.Felicidade e contentamento: O amor ao próximo traz uma sensação de satisfação e alegria interior. Ao vermos o impacto positivo que podemos ter na vida dos outros, experimentamos uma sensação de realização e contentamento que contribui para nossa felicidade pessoal.

3.Forte comunidade e relacionamentos: O amor ao próximo fortalece os laços comunitários e promove relacionamentos saudáveis. Quando nos importamos e apoiamos uns aos outros, construímos uma comunidade mais unida e solidária, onde todos se sentem valorizados e incluídos.

4.Paz interior e reconciliação: O amor ao próximo promove a paz interior e a reconciliação em relacionamentos conflituosos. Ao perdoar e demonstrar compaixão, podemos superar ressentimentos e conflitos, encontrando paz interior e restaurando relacionamentos quebrados.

5.Bênçãos e recompensas de Deus: A Bíblia promete bênçãos e recompensas para aqueles que praticam o amor ao próximo. Quando compartilhamos generosamente nosso tempo, recursos e cuidado com os outros, Deus promete nos abençoar abundantemente e recompensar nossa fidelidade.

6.Transformação da sociedade: O amor ao próximo tem o poder de transformar a sociedade e torná-la um lugar melhor para se viver. Quando nos unimos para cuidar dos necessitados, promover a justiça e trabalhar pelo bem comum, podemos criar uma sociedade mais justa, compassiva e inclusiva.

Esses são apenas alguns dos benefícios do amor ao próximo, que demonstram o impacto positivo que esse princípio pode ter em nossas vidas e em nosso mundo.

V - Prática do Amor ao Próximo:

Certamente! A prática do amor ao próximo envolve uma série de ações e atitudes que demonstram cuidado, compaixão e preocupação pelo bem-estar dos outros. 

Aqui estão algumas maneiras de praticar o amor ao próximo:

1.Serviço voluntário: Uma das maneiras mais diretas de praticar o amor ao próximo é servir de forma voluntária em sua comunidade. Isso pode envolver trabalhar em abrigos de sem-teto, participar de programas de alimentação para os necessitados, ajudar em hospitais ou asilos, entre outras atividades.

2.Apoio emocional: O amor ao próximo também pode ser demonstrado através do apoio emocional e da escuta ativa. 
Estar presente para os outros em tempos de dificuldade, oferecer ombro amigo, encorajamento e compreensão pode fazer uma grande diferença na vida de alguém.

3.Doações e compartilhamento: Compartilhar recursos materiais com os necessitados é uma forma prática de demonstrar amor ao próximo. Isso pode incluir doações de alimentos, roupas, dinheiro ou tempo para ajudar aqueles que estão passando por dificuldades financeiras.

4.Atos de gentileza: Pequenos gestos de gentileza podem ter um impacto significativo no dia de alguém. Isso pode incluir segurar a porta para alguém, oferecer um sorriso caloroso, elogiar alguém por seu trabalho ou ajudar alguém com suas tarefas cotidianas.

5,Perdão e reconciliação: Praticar o perdão e buscar a reconciliação em relacionamentos conflituosos é uma expressão poderosa de amor ao próximo. Isso envolve deixar de lado ressentimentos passados, oferecer perdão genuíno e trabalhar para restaurar relacionamentos quebrados.

Defesa da justiça e dos direitos humanos: Amar ao próximo também inclui a defesa dos direitos e da dignidade de todos os seres humanos. Isso pode envolver o combate à injustiça, a defesa dos oprimidos e marginalizados e o trabalho para criar uma sociedade mais justa e inclusiva.

Essas são apenas algumas maneiras de praticar o amor ao próximo no dia a dia. Cada oportunidade de demonstrar amor ao próximo nos desafia a sair de nossa zona de conforto e a estender a mão para aqueles que estão ao nosso redor.

Lembre-se: Pelo perdão…

Somos libertos e curados;

Temos a oportunidade de recomeçar de novo;

Reconstruímos uma relação que havia sido quebrada.

O perdão nos ajuda a curar feridas, a tapar brechas e a construir nossos sonhos.

Conclusão:

AME CADA PESSOA -VIVENDO O MANDAMENTO MAIOR.!

1. OUVINDO com mais atenção.

2. FALANDO no momento certo.

3. ELOGIANDO com mais generosidade.

4. PERDOANDO com mais compaixão.

Oração: 

"Querido Deus, ajuda-me a amar o próximo como a mim mesmo, a estender compaixão e gentileza a todos ao meu redor, e a demonstrar Teu amor em todas as minhas ações. Que eu possa ver cada pessoa como um ser amado por Ti e tratar a todos com dignidade e respeito. Em nome de Jesus, amém."

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.