terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

QUARTA-FEIRA DE CINZAS*

CINZA NA TESTA NÃO GARANTE ARREPENDIMENTO VERDADEIRO..!!

TEXTO BASÍCO AT 3:19-20

INTRODUÇÃO

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.
Atos 3:19-20

Muitas pessoas nesta 14-02-2024 passarão por um rito religioso, colocando cinzas sobre a testa. 

Afinal hoje é quarta-feira de cinzas. É uma espécie de arrependimento dos pecados e excessos cometidos no carnaval. 

I - A grande pergunta é: o que é arrependimento? 

Será que um ritual externo pode limpar o coração e aliviar a consciência? 

Arrependimento tem três implicações. A palavra grega "metanoia" traz a idéia de mudar de mente. Portanto tem um componente racional. 

Depois traz a idéia de sentir tristeza segundo Deus, ou seja, uma profunda convicção que o pecado é uma ofensa contra Deus. 

Portanto, o arrependimento tem um envolvimento emocional. 

Finalmente, o arrependimento envolve a vontade, pois significa dar meia volta e tomar uma nova direção. 

Não é arrependimento e novamente arrependimento, mas arrependimento e frutos de arrependimento. 

Não é quarta-feira de cinzas e novamente quarta-feira de cinzas que agrada a Deus, mas um coração quebrantado e volta para o Senhor!

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.1 João 1:9

É verdade que as cinzas na testa não garantem o arrependimento verdadeiro. 

II - O arrependimento genuíno é um processo interior que envolve:

A) Reconhecimento do pecado: Admitir as falhas e erros cometidos, reconhecendo a culpa e a responsabilidade pelas ações.

B) Tristeza segundo Deus: Sentir remorso e arrependimento pelos pecados, reconhecendo a ofensa causada a Deus e ao próximo.

D) Confissão dos pecados: Humilhar-se diante de Deus e confessar os pecados com sinceridade, buscando o perdão divino.

E) Desejo de mudança: Anseio por abandonar o pecado e viver uma vida de acordo com os valores cristãos.

F) Frutos de arrependimento: Demonstrar mudança de vida através de ações concretas, como a prática da justiça, da misericórdia e do amor.

As cinzas na testa são um símbolo importante, mas não substituem o arrependimento verdadeiro. Elas servem como um lembrete da mortalidade humana, da necessidade de conversão e da busca pela graça de Deus.

O verdadeiro arrependimento é um ato de fé e entrega a Deus. É um processo contínuo que exige compromisso e perseverança.

Lembre-se: Deus é misericordioso e perdoa a todos que se arrependem de seus pecados com sinceridade.

III - Aqui estão algumas reflexões adicionais sobre o tema:

A Quarta-feira de Cinzas é um convite à reflexão e ao arrependimento. É um tempo para se voltar para Deus com um coração contrito e buscar Sua graça transformadora.

O arrependimento verdadeiro é essencial para a salvação. Sem arrependimento, não há perdão dos pecados e nem a possibilidade de vida eterna.

Deus está sempre pronto para perdoar aqueles que se arrependem. Sua misericórdia é infinita e Seu amor é incondicional.

Que a Quarta-feira de Cinzas seja um tempo de profunda reflexão, arrependimento e transformação em sua vida!

IV - Passagens bíblicas sobre o arrependimento:

Mateus 4:17: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

Atos 2:38: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."

2 Coríntios 7:10: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera morte."
Conclusão:

A Quarta-feira de Cinzas é um momento oportuno para reflexão, arrependimento e mudança de vida. As cinzas na testa servem como um lembrete simbólico, mas o verdadeiro arrependimento se manifesta em um coração sincero e contrito diante de Deus, buscando Sua graça e misericórdia. Que este seja um tempo de transformação genuína em sua vida!

Tags:Revelação,Luz,Vida,Salvação,Jardim,Éden,Arca,Aliança,Monte,Sinai,Mar,estudos,leitura,Vermelho,Tabernáculo,Fé,Esperança,Amor,Justiça,Santidade,Bíblia,Foco,Bibliateca,Deus,Jesus,Espirito,Santo,Perdão,Quaresma,Sinza,Morte,Pascoa.!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.