quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

QUANDO DEUS FALA..!!!!*

TEXTO BASÍCO I SM 13:1-10

INTRODUÇÃO

1.Saul reinou um ano; e no segundo ano do seu reinado sobre Israel,

2.Saul escolheu para si três mil homens de Israel; e estavam com Saul dois mil em Micmás e na montanha de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e o resto do povo despediu, cada um para sua casa.

3.E Jônatas feriu a guarnição dos filisteus, que estava em Gibeá, o que os filisteus ouviram; pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus.

4.Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal.

5.E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven.

6.Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas.

7.E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo ia atrás dele tremendo.

8.E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.

9.Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

10.E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.1.samuel 13:1-10

Propósito geral: Doutrinal

Propósito específico: Demonstrar ao crente que Deus ainda fala aos homens de diversas maneiras.

Há na Bíblia vários casos em que Deus falou aos homens transmitindo-lhes mensagens.

Abraão, Moisés, Paulo. Um dos casos mais conhecido e mais impressionante é o do jovem Samuel. 

A história de Samuel não é um conto de fadas, mas uma história bíblica onde tudo é verdade. Houve, portanto, homens aos quais Deus falou. Mas alguns perguntariam:

“Deus ainda fala aos homens?” A resposta é positiva.

A revelação divina já está completa, mas Deus fala para dar orientação aos homens.

TRANSIÇÃO: Deus fala aos homens de três maneiras.

I - POR MEIO DE SUA PALAVRA - (Sl 37:4-5)

Deus não fala audivelmente como falou aos personagens bíblicos. Fala a consciência dando orientações claras.

Abrir a Bíblia ao acaso esperando resposta de Deus cheira a superstição. Não cremos.

Cremos plenamente nas respostas dadas por Deus por meio de Sua Palavra.

Ler a Bíblia deve ser um, hábito salutar, permanente, cotidiano, na vida do crente.

Muitas vezes lemos um trecho da Bíblia já conhecido.

O texto mostra autoridade, brilho, propriedade, significado, que parece que estamos lendo pela primeira vez.

É Deus que está falando por intermédio da Sua Palavra.

II - POR MEIO DA ORAÇÃO - (Mt 6:5-8)

A oração é algo muito sério na vida cristã. Não é mera rotina. Oração é conversa íntima e pessoal estabelecida entre o crente e o Pai celestial. Orar contemplando a face do Senhor.

Sentindo Sua presença em nossa vida. Orar é buscar Deus deixando de lado as coisas do mundo. É paz. É observar silêncio. Deus nos fala por meio de nossa oração. 

Devemos aprender de Jesus (Lc 11:1; Mt 6:5-15). A oração feita segundo a vontade de Deus é fonte de preciosa inspiração para a nossa vida. Na oração apresentamos nossos planos a Deus,consultamos, procuramos Sua resposta e Deus nos atende.

III - POR MEIO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS - (Dt 8:1-3)

O verdadeiro crente jamais perde a consciência da presença de Deus. Em quaisquer circunstâncias não esquecer que é cristão. O crente tem experiências positivas: bênçãos,oportunidades, apoio, comunhão; e negativas: dor, sofrimento, provações (Ex 20;20). 

Deus usa fatos da vida para ministrar lições preciosas. As vezes um fracasso, as vezes uma vitória.

IV - QUANDO DEUS NÃO FALA – (Is 65:12)

Quando não há comunhão. Quando não há disposição de cumprir a Sua vontade.

CONCLUSÃO:

Deus continua falando de diferentes maneiras (Hb 1:1-2). É necessário manter a alma preparada para ouvir o que Deus fala. Deus está presente na vida do crente. 

Lembrar de Deus somente quando está com outros cristãos é sinal de vida espiritual fraca.

Para ouvir a voz de Deus é necessário comunhão com Ele e seguir os passos de Jesus.

Porque Deus nos fala por Sua Palavra, pela oração e por nossas experiências.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.