quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

MOISÉS,O QUE ESTÀ POR TRÀS DA SUA HÍSTÓRIA NA BÍBILA?*

TEXTO BASÍCO ÊXODO 2:1-10

INTRODUÇÃO

1. E FOI um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.

2. E a mulher

concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

3. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.

4. E sua irmã


postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.

5. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.

6. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.

7. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?

8. E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.

9. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.

10. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

Moisés é filho de Anrão e Joquebede da tribo de Levi e irmão de Arão e Miriã. 400 anos se passaram entre a chegada de José e seus irmãos no Egito e a partida de seus descendentes ( Êxodo ). 

Os israelitas tinham-se tornado muito numerosos, o que não foi bem aceito pelos egípcios. 

Eventualmente, à medida que outros faraós subiram ao poder ao longo dos anos, eles perderam sua posição privilegiada. 

Moisés nasceu após o decreto de Faraó para tratá-los severamente e matar todos os recém-nascidos do sexo masculino dos hebreus. Mas seus pais o esconderam pela fé por três meses. 

Quando não puderam mais escondê-lo, eles o colocaram em uma caixa de junco e o colocaram entre os juncos na margem do rio. 

Ele foi encontrado pela filha do faraó, que lhe deu o nome de Moisés , que significa "tirado das águas", e o educou. 

"E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras" ( Êx 2.1-10 ; Atos 7.22 ).

Aos 40 anos visitou seus irmãos. Quando viu um hebreu sendo maltratado por um egípcio, ele o defendeu e matou o egípcio. Mas no dia seguinte ele viu dois israelitas discutindo. 

Ele os lembrou de que eram irmãos e queria julgar entre eles. Mas o culpado o rejeitou e perguntou se ele queria matá-lo, assim como o egípcio. 

Quando Moisés viu que seus atos haviam se tornado conhecidos, ele temeu a ira do faraó e fugiu do Egito. 

Agiu com zelo mas sem orientação divina e por isso ficou foragido por 40 anos (este é o segundo período de 40 anos de sua vida, pois os 40 anos no deserto foram o terceiro). 

Na terra de Midiã ele se casou com Zípora, a filha Jetro, o sacerdote de Midiã. Ela lhe deu dois filhos, Gerson e Eliezer (Êxodo 2.11-22 ; Êxodo 18.2-4).

Ao final de quarenta anos, Deus falou com ele da sarça ardente e lhe disse para descer ao Egito e livrar os israelitas das mãos dos egípcios. 

Aquele que antes agia na carne agora estava ciente de sua própria limitação e aprendeu que Deus estava com ele. 

Ele deveria tornar conhecido o nome do SENHOR ao povo. 

Ele deveria usar vários sinais para autenticar a missão que Deus o havia enviado, crível para o povo (Êxodo 3.2 e seguintes).

Moisés se portou completamente sem medo em relação ao Faraó. 

Ele corajosamente pede a ele que deixe o povo ir ao deserto para sacrificar ao Senhor. Mas Faraó recusou e tornou o trabalho pesado dos israelitas ainda mais pesado.

Dez pragas se seguiram, até que os egípcios, após a morte de todos os primogênitos, finalmente faraó deixou povo ir (Êxodo 5.1ss; Êxodo 13.17).

Deus estava sempre falando com Moisés e dando-lhe instruções em tudo. 

Embora Arão fosse o irmão mais velho, Moisés era o líder e o chamado por Deus. Sob a orientação de Deus, ele os conduziu para fora do Egito através do Mar Vermelho. Miriâ liderou a canção de triunfo com pandeiros e palmas quando eles viram a derrota dos seus inimigos no mar. 

O NT mostra que pela fé ele recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo sofrer aflições com o povo de Deus. Ele deixou o Egito sem temer a ira de Faraó e suportou firmemente como se estivesse vendo o invisível (Hebreus 11:24-27).

Moisés precisava dessa fé porque o povo frequentemente murmurava e se rebelava. 

Eles o sobrecarregaram, testando-o: "Por que você nos trouxe para o deserto? Perecer ali?” Quando a ira de Deus se acendeu contra eles, ele suplicou pelo povo. 

Quando Deus falou em destruí-los e fazer de Moisés uma grande nação, ele "aconselhou" a Deus a se afastar de sua ira. Ele lembrou a Deus o que havia jurado a seus servos. Abraão, Isaque e Jacó, atuando assim como intercessor do povo perante Deus (Êxodo 32:7-13).

Quando Miriã e Arão acusaram Moisés de se casar com uma mulher cuxita (etíope), eles disseram: “O Senhor fala apenas por Moisés? Ele não fala por nós também?" Não parece que Moisés os repreendeu. Mas nesta ocasião está registrado: "Mas o homem Moisés era muito gentil, mais do que todo o povo que havia na face da terra". 

Deus porém, os ouviu, e defendeu Moisés, declarando: “Ele é fiel em toda a minha casa; Boca a boca falo com ele claramente e não por enigmas; ...por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?" (Números 12:1-8).

Quando Coré , Datã e Abirão e seus companheiros se levantaram contra Moisés e Arão, ele caiu com o rosto no chão e colocou as coisas nas mãos de Deus. "Pela manhã o SENHOR fará saber quem é dele e quem é santo" e então saiu fogo do Senhor, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens. (Números 16:1-35).

Deus também chamou Moisés no monte Sinai e ditou-lhe a lei e deu-lhe os dez mandamentos escritos em tábuas de pedra com o dedo do próprio Deus, e mostrou-lhe o modelo do tabernáculo (Êxodo 24:12-31:18)). 

Ele era o mediador, ou seja, transmitia todas as palavras de Deus ao povo. 

Deus o chamou de "Rei de Jesurum" (ou Israel) (Deuteronômio 33:5) e não havia profeta como ele (Deuteronômio 34:10).

Em uma questão, Moisés falhou. Quando eles não tinham água, Deus disse a ele para pegar o cajado (o do sacerdócio) e falar com a rocha e a água sairia. "Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe havia ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés falou-lhes: "Ouçam, rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vocês? E Moisés levantou sua mão e bateu duas vezes com o bordão na rocha, e saiu muita água". Moisés então ouviu a voz de Deus: "Porque você não acreditou em mim para me santificar aos olhos dos filhos de Israel, portanto você não deve trazer esta congregação para a terra que eu lhes dei". Tornou-se as águas de Meribá, chamada de águas da contenda (Números 20,7-13). 

Depois disso, Moisés implorou ao Senhor: “Deixe-me passar e ver a boa terra que está além do Jordão , aquela boa montanha e o Líbano”. Mas o Senhor disse a ele que nunca mais falasse sobre este assunto. 

Ele deveria subir ao cume de Pisga e de lá ver a terra. Dali o Senhor lhe mostrou toda a terra. 

Depois disso ele morreu na terra de Moabe em frente a Bete-Peor, mas o local de sua sepultura é desconhecido (Deuteronômio 3,25-27). 

"Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor" (Deuteronômio 34,1–7 ).

A respeito do corpo de Moisés, o NT diz que o arcanjo Miguel lutou com o diabo por causa dele ( Judas v. 9). 

O objetivo de Satanás provavelmente era fazer de seu túmulo um lugar sagrado que se tornaria um local de peregrinação para pessoas religiosas (como é feito com muitos outros túmulos hoje).

A lei foi dada por intermédio de Moisés. 

Neste contexto, seu nome é freqüentemente usado quando se refere à lei. 

Moisés é mencionado pelo apóstolo João quando a orientação divina por meio da lei é contrastada com o evangelho: "Porque a lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (João 1:17). 

A "graça" nos apresenta simbolicamente a razão profética pela qual Moisés não foi autorizado a entrar na terra de Canaã: "Graça" é a bênção celestial do Cristianismo, mas Moisés foi o doador da lei, por meio da qual veio apenas o conhecimento do pecado, como diz o apóstolo Paulo. 

A introdução do povo de Israel na própria terra teve que ser feita por intermédio Josué, que é um tipo do Cristo ressurreto. 

Moisés realizou seu próprio ministério especial e foi grandemente honrado por Deus por isso. 

Ele foi fiel em seu serviço mesmo em grandes dificuldades e provações; ele foi fiel em toda a casa de Deus. 

No monte da transfiguração Moisés representa a lei e Elias os profetas (Mt 17,3; Mc 9,4; Lc 9,30).

Há muitas indicações de que Moisés foi o escritor dos cinco primeiros livros do AT. 

Esses cinco livros também são chamados de Pentateuco:

"Você não leu o livro de Moisés?" (Marcos 12:26)

"Se não ouvem a Moisés e aos profetas..." (Lc 16,31; 24,27)

"Se algum Moisés é lido..." (2. Cor 3,15).

Claro, a parte que descreve sua morte foi adicionada mais tarde. 

Nós nos apegamos à plena inspiração das Escrituras. 

Deus é o autor de sua palavra. 

A segunda questão então é sempre quem foi usado como instrumento por Deus para escrever exatamente o que Ele queria que fosse escrito. 

Alguns livros da Escritura, não sabemos quem os escreveu. Mas certamente aceitamos a sua inspiração. 

Dos versículos acima e de outros, fica claro que Moisés é o escritor do Pentateuco (muitas vezes chamado de "lei de Moisés").

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.