quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

VERDADES SOBRE O CONFRONTO DE PODERES - ELIAS ( PARTE X )*

TEXTO BASÍCO II RS 1:1-18

INTRODUÇÃO

16. E Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que tens?

17. E ela lhe disse: Senhor meu, tu juraste à tua serva pelo SENHOR teu Deus, dizendo: Salomão, teu filho, reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono.

“Elias era o alvo preferido de seus inimigos. Desta vez o inimigo era um adversário sobrenatural: Baal-Zebube”, cujo nome significa ‘o senhor das moscas’, que “são insetos irritantes e desagradáveis, que dão uma ideia do poder de Baal-Zebube e do enxame de problemas causado por este deus” (C. Swindoll).

Os fariseus erradamente e ousadamente disseram que Jesus expulsava demônios pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios (Mt 12.22-24).

“Sabemos que este Belzebu tem relações estreitas com o Baal- Zebube de 2 Reis. 

Ambos representam uma fonte de poder demoníaco […]o deus adorado em Ecrom, Baal-Zebube, estava diretamente ligado ao mundo satânico dos demônios” (C. Swindoll).

O ídolo representa uma divindade; se torna um ponto de habitação do mundo demoníaco.

“Portanto, meus amados, fugi da idolatria […] Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios” (1 Co 10:14,19,20).

Todo o contexto de 2 Rs 1 (bem como todo o ministério de Elias) nos mostra um contexto de confronto de poderes, entre o poder de Deus e os poderes das trevas.

O texto nos ensina algumas verdades muito importantes nesse contexto do confronto de poderes.

I - Jamais ignore os sinais e oportunidades para se arrepender e se voltar para Deus – v . 1, 2

Ler também 1 Rs 22.52-54

O rei Acazias não prestou atenção aos sinais que Deus havia feito por meio de Elias nos dias em que seu pai Acabe reinava:

+ Três anos e meio de seca em resposta à oração de Elias.

+ Vitória de Elias no desafio aos profetas de Baal com uma manifestação sobrenatural da parte de Deus.

+ Resposta à oração de Elias para que chovesse.

+ A predição de Elias quanto à morte de Acabe e o seu cumprimento.

– O rei Acazias não prestou atenção aos sinais de Deus durante o seu próprio reinado:

+ A revolta de Moabe contra Israel.

+ Sua queda pelas grades de um quarto alto e seu consequente adoecimento.

Todos esses fartos sinais deveriam ter levado o rei Acazias ao arrependimento e volta para o Deus verdadeiro, mas o rei não se arrependeu.

Você precisa se arrepender de algum pecado ou prática específica? Está distante de Deus e precisa se voltar para Ele? Então, não ignore os sinais…

II - Jamais busque conhecer o futuro por nenhum meio que não encontre respaldo na Palavra de Deus – v. 2 b

Esse deus maligno era consultado para se conhecer o futuro.

Conforme se pode perceber nos v. 5-8, o rei Acazias sabia muito bem quem era Elias. 

Ele poderia ter consultado a Deus por intermédio do profeta, mas ao invés disso, mandou mensageiros consultar a Baal-Zebube.

Deus pode antecipar o futuro, se assim quiser fazer. EX.: José, Daniel.

No entanto, jamais se envolva com horóscopo, ocultismo, esoterismo, médiuns.

“Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Lv 19.31).

“Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo” (Lv 20.6).

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor” (Dt 18.10-12).

III - Jamais deixe de reconhecer que nada está escondido aos olhos do Senhor – v. 3

Provavelmente, o rei Acazias esperava manter em segredo a natureza e a extensão do seu ferimento.

Um rei que se encontrasse ferido ou doente se tornava vulnerável aos atentados à sua vida e ao seu trono.

Aquilo que Acazias conversou em secreto com os seus conselheiros e mensageiros, Deus revelou a Elias no local em que ele se encontrava.

“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons” (Pv 15.3).

Ninguém pode esconder nada de Deus! Jamais imagine que tal insensatez seja possível!

IV - Jamais deixe de entregar a mensagem de Deus sem atenuar a sua gravidade – v. 3, 4

A mensagem que Deus mandou Elias entregar era de confronto (v. 3 b) e de juízo (v. 4).

Mais uma vez, o profeta foi fiel na entrega da mensagem.

A igreja atual tem dourado muito a pílula, trazendo uma mensagem bem light, que não confronta, e não aponta para as consequências da falta de arrependimento. 

Não se fala contra o pecado e sobre a possibilidade real do inferno.

Que Deus nos ajude a entregar a mensagem com graça, mas com firmeza e fidelidade!

V - Jamais tenha uma atitude de rebeldia e arrogância diante de Deus, diante daqueles e daquilo que o representam – v. 9-12

O rei Acazias ficou zangado e mandou soldados para prenderem a Elias. Usou a arma da intimidação para tentar vencer o profeta.

O profeta aqui representava o próprio Deus, a Sua Palavra e a Sua vontade.

A atitude do rei e dos dois primeiros capitães foi de intimidação, rebeldia e arrogância.

Por isso, Deus mandou fogo do céu que os consumiu. 

Fogo do céu aqui é uma manifestação de juízo e julgamento de Deus.

Em um contexto de guerra espiritual e confronto de poderes, essas atitudes são um caminho certo para a derrota.

VI - Jamais deixe de manter uma atitude de humildade diante de Deus, diante daqueles e daquilo que o representam – v. 13, 14

Note que o rei continuou com uma atitude errada quando enviou o terceiro capitão.

Mas esse terceiro capitão foi sábio, pois teve uma atitude de humildade, se humilhou diante do profeta que aqui representava Deus, Sua Palavra e Sua vontade.

Em um contexto de guerra espiritual e confronto de poderes, humilhar-se diante de Deus é um caminho certo para a vitória.

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).

VII.) Jamais deixe de agir dentro da mais estrita orientação e direção de Deus – v. 15

Embora o juízo sobre os dois primeiros capitães e seus homens pareça ter sido muito forte, o v. 15 nos revela que Elias agiu dentro da mais estrita orientação de Deus.

Aparentemente, nas duas primeiras vezes o próprio Anjo do Senhor parece ter impedido Elias de obedecer a ordem do rei.

Na terceira vez, o Anjo do Senhor autoriza o profeta a acompanhar aquele destacamento de soldados, e lhe diz que agora não havia o que temer.

Elias se deteve quanto ao chamado do rei quando Deus o orientou a fazer assim, e atendeu ao chamado do rei quando Deus o autorizou.

Da mesma forma, em um contexto de guerra espiritual devemos agir apenas dentro da orientação do Senhor.

Conclusão:

Diante do rei, o profeta não se intimida e confirma a mesma palavra de confrontação e juízo que havia enviado pelos mensageiros do rei (v. 16).

A Palavra de Deus por intermédio de Elias se cumpre mais uma vez (v. 17).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.