segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

OS OLHOS VEEM AS APARÊNCIAS,A FÉ VÊ A DEUS:ELISEU ORA PARA QUE DEUS ABRA OS OLHOS DO MOÇO (PARTE XI )*

TEXTO BASÍCO II RS 6:8-23 INICIALMENTE 15-17

INTRODUÇÃO

8.E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.

9.Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.

10.Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.

11.Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?

12.E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.

13.E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.

14.Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.

15.E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?

16.E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

17.E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

18.E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.

19.Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.

20.E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.

21.E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?

22.Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.

23.E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.

I - Devemos ser sábios em escutar e seguir os conselhos dos profetas de Deus – v. 8-10

Primeiro precisamos discernir quem são os verdadeiros profetas de Deus em nosso tempo, pois existem muitos falsos profetas.

Depois, devemos escutá-los.

II - Precisamos ter em mente o poder do Deus ao qual nós servimos – v. 8-12

Deus é poderoso para revelar o mais oculto e escondido (v. 9,12).

Deus é poderoso para livrar o seu povo dos perigos (v. 10).

Deus é poderoso para frustrar os inimigos do seu povo (v. 11).

III - Precisamos ter em mente que um único homem ungido por Deus pode atrair muita oposição contra si mesmo – v. 13,14

Tropas fortemente aparelhadas para um único homem – v. 13,14

Assim foi com os profetas, assim foi com os apóstolos, assim foi com Jesus.

IV - Não devemos temer diante das circunstâncias contrárias – v. 15,16

A nossa reação natural é o medo, mas Deus nos manda não temer.

Por que não temer? Ver v. 16 e Is 41.10

V - Devemos orar para que Deus abra os nossos olhos espirituais – v. 17

O moço não possuía percepção espiritual. Nós, muitas vezes, também não temos.

Temos de orar para que Deus abra os nossos olhos para vermos a realidade espiritual, para enxergarmos além das circunstâncias, para vermos o todo do propósito de Deus e não somente o aqui e agora.

Os recursos espirituais estão disponíveis, ainda que não possamos vê-los com os nossos olhos naturais.

“Os olhos veem as aparências e os temores; enquanto que a fé vê a Deus, e a alma fica em paz” (Pfeiffer).

VI - Devemos entender que qualquer pessoa protegida por Deus não pode ser tomada, derrotada – v. 18-20

Destaca-se a fé, a autoridade, o poder da oração do profeta.

“Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Rm 8.31).

“maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4:4).

VII - Devemos vencer os nossos inimigos pela bondade – v. 21-23 – Pv 25.21,22; Rm 12.20

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.