segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

GEAZI É ATACADO DE LEPRA ( PARTE IX )*

TEXTO BASÍCO II RS 5:15-27

INTRODUÇÃO

15.Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.

16.Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.

17.E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.

18.Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

19.E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.

20.Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.

21.E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?

22.E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.

23.E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.

24.E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.

25.Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.

26.Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

27.Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

I - Quando o povo de Deus desobedece, Ele suscita outros para experimentarem as suas bênçãos.

Jesus ensinou sobre Naamã (Lc 4.27).

II - A importância de se dar lugar à humildade e à obediência – v. 15

Diferença entre o orgulho inicial, e a atitude de quebrantamento depois de haver dado lugar à humildade e obedecido – v. 15 – Lembra Jo 7.17

III - Faça opção por uma vida simples – v. 15,16

Por que Eliseu não aceitou o presente? (v. 15c,16)

Talvez tenha optado por manter uma vida simples para si mesmo e para os discípulos dos profetas.

IV - Oremos por milagres que redundem em conversões – v. 17-19

Naamã se converteu! – v. 17-19a

Recebeu a cura da alma juntamente com a cura do corpo.

Que possamos ver, em nosso ministério, milagres que produzam conversões!

V - Os líderes têm razões que os liderados desconhecem – v. 19,20

Geazi depreciou o seu superior – v. 19b,20

“Eliseu não soube como fazer, eu sei como fazer!” – v. 20

Os líderes têm razões que os liderados nem imaginam, pois não estão na posição em que seus líderes se encontram.

VI - Cuidado com a ganância, a cobiça e a avareza – v. 22-24

Existe um grande perigo na ganância, cobiça, avareza – v. 22-24

Levou Geazi a mentir descaradamente – v. 22

A agir dissimuladamente – v. 24

Trouxe prejuízo ao testemunho do Senhor.

VII - Jamais façamos barganha com a Palavra de Deus

Geazi lembra aqueles que mercadejam a Palavra de Deus (2 Co 2.17)

VIII - Cuidado com a tendência humana de se esconder e negar o pecado quando confrontado – v. 25

O ser humano tem a péssima tendência de, quando confrontado, tentar esconder (negar) o pecado – v. 25.

IX - Jamais permita que o pecado marque de forma negativa e definitiva a sua vida, carreira e ministério – v. 26,27

Eliseu não teve prazer em confrontar e sentenciar Geazi – v. 26,27.

Ele havia sido um servo útil, mas permitiu que o pecado marcasse negativamente a sua carreira e biografia. Se tornou um exemplo do que não devemos fazer.

X - Algumas reflexões sobre a ganância, cobiça e avareza

1.) “A lepra que ‘se apegará’ a Geazi ilustra o castigo (Ex 20.4,5) aplicado àqueles que quebraram o mandamento que proíbe a fabricação de ídolos (aqui, o amor ao dinheiro e às posses)” (Donald J. Wiseman).

2.) “É provável que a cobiça de Geazi estivesse em seu coração havia muito tempo. 

Ele nunca ficaria leproso se tivesse julgado a cobiça que tinha no coração. É importante que o povo de Deus julgue (trate) com honestidade os pecados que tem no coração” (Wiersbe).

3.) “Geazi não podia servir a dois senhores – ao dinheiro e a Jeová. Colossenses 3.5 compara a cobiça à idolatria. 

Jesus associa a cobiça aos pecados da carne (Mc 7.22); em Rm 1.29, Paulo enumera a cobiça entre os pecados dos gentios. 

Em Lc 12.13ss, Jesus adverte claramente quanto aos perigos da avareza; em Lc 16.13ss, Ele mostra que esse pecado levará pessoas para o inferno” (Wiersbe).

4.) “Essa passagem não ensina que o dinheiro seja prejudicial ou que os ministros não devam ser pagos; antes, adverte contra a cobiça e o engano. 

O verdadeiro serviço é motivado pelo amor e pela devoção a Deus, e não busca o proveito pessoal. 

Ao servir ao Senhor, verifique os seus motivos – não é possível servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6.24)” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.